quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Sílvia acredita que Lei da Ficha Limpa fez valer a democracia em ‘Paraíso’



Sílvia Renata Teixeira Rodrigues (PT) obteve 5.856 votos nas eleições de outubro em Paraisópolis – 50 votos a menos do que o primeiro colocado nas urnas, Wagner Ribeiro Barros (PSB). Porém, o candidato e ex-prefeito conhecido como Wagão teve a candidatura indeferida às vésperas do pleito e foi impedido de assumir o cargo devido à rejeição das contas públicas de seu mandato em 2004 pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A rejeição das contas caracteriza improbidade administrativa e enquadra o candidato na Lei da Ficha Limpa.
Antes das eleições, o candidato indeferido teve seu registro de candidatura negado em primeira instância na comarca e recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Belo Horizonte, onde cinco juízes votaram contra seus recursos. Ainda no TRE, Wagão entrou com embargos declaratórios e perdeu por unanimidade. Wagner entrou ainda com recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que negou novamente o pedido em Brasília, no dia 21 de novembro. A decisão dá à petista Sílvia o direito de assumir a Prefeitura em 2013. A diplomação da nova prefeita de Paraisópolis está prevista para o dia 7 de dezembro.

O que tornou possível, em Paraisópolis, a união de PT e PSDB, rivais na política estadual e nacional há quase duas décadas?
Sílvia – O principal motivo é o bem de Paraisópolis. São dois partidos sérios e bastantes participativos na política nacional. Tínhamos pensamentos e objetivos em comum, queríamos dar continuidade a uma administração séria, organizada, planejada e honesta, por isso o PT e o PSDB de Paraisópolis se uniram. PT e PSDB são vistos na política nacional de maneira antagônica, mas aqui não, aqui têm objetivos em comum.
Como você lida com a questão de a parcela da população que teve seus votos anulados reclamar de falta de democracia?
Sílvia – Algumas coisas vêm naturalmente. Foi uma situação inusitada o que aconteceu em Paraisópolis e eu a tratarei como trataria se tivesse tido 100% dos votos. Vou fazer uma administração para todos, preocupada com os problemas do município, não verificando as pessoas que possivelmente não votaram em mim. No entanto, a situação aqui de Paraisópolis, a situação da Lei da Ficha Limpa, para mim não foi surpresa alguma e esperaria que o povo também verificasse dessa maneira. A democracia brasileira não foi deixada de lado em Paraisópolis. A Lei da Ficha Limpa, com mais de 5 milhões de assinaturas – inclusive eu assinei – foi colocada na Constituição. Então a democracia não deixou de existir em Paraisópolis, ela foi um exemplo para a democracia brasileira, que hoje espera políticos com a ficha limpa.
A senhora já escolheu o secretariado que irá compor o seu governo?
Sílvia – Já estou com uma equipe de transição, independentemente de trabalhar ou não nos departamentos já existentes no município, mas que já está trabalhando comigo voluntariamente, mas com muita dedicação e competência. A partir do diagnóstico, vou sentar, organizar, fazer um organograma baseado no meu modo de administrar e poderei colocar as pessoas que eu considero ideais em cada local.
Qual será o carro-chefe de sua administração?
Sílvia – A demanda durante a campanha que eu percebi, onde estão os maiores pedidos e reclamações do cidadão de Paraisópolis, são emprego e saúde. Então, com certeza, esses dois pontos serão bastantes trabalhados em minha administração, não deixando de lado os demais. Tem muita coisa para ser olhada. Hoje estou conhecendo a dimensão de tudo isso. A transição está sendo muito importante porque eu estou, além de aprendendo, tomando conhecimento de toda essa problemática de uma administração pública. Mas, [para cumprir] o que eu prometi em todos os meus discursos, a partir do dia 1º de janeiro estarei 24 horas à disposição de Paraisópolis, trabalhando com afinco.

Proerd forma alunos em Consolação



O Programa Educacional de Resistência às Drogas formou mais uma turma de alunos no último dia 29 no município de Consolação.
Foram 34 crianças entre nove e 11 anos, alunos do 5º ano da Escola Municipal Joaquim Marques de Oliveira.
A solenidade de entrega dos diplomas contou com presença do Prefeito Municipal Paulo da Costa Dias, tenente Noé Teodoro e do comandante do 2º pelotão da 264ª cia PM.
O evento teve ainda, sorteio de prêmios e juramento contra as drogas e a violência.


Lions realiza primeiro concurso de decoração natalina em Paraisópolis


O concurso ‘o verdadeiro espírito de natal’, é a realização de um sonho antigo do Lions. A ideia é premiar os três primeiros colocados nas categorias: fachada e presépio. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.lionsclubeparaiso.com.br e se encerram no dia 15 de dezembro.
A expectativa é que o concurso ganhe força no município e torne-se um evento anual. A busca agora é por novos parceiros que apoiem a iniciativa do Lions.
Os vencedores serão escolhidos por uma comissão e as fotos ficarão disponíveis no site.

Sexto bazar em prol dos animais de rua é realizado em Paraisópolis



A ONG ‘resgate quatro patas’ em parceria com voluntários realizou a sexta edição do bazar beneficente. O objetivo é arrecadar fundos e incentivar a adoção dos animais abandonados. Atualmente estão sob os cuidados dos voluntários 8 animais, entre cães e gatos. Alguns deles vivem no lixão desativado da cidade. Todos eles são castrados e o trabalho dos bazares já resultou em 20 adoções. Somente no último, dos seis animais, três encontraram um lar. Todos vacinados e vermifugados. Os que já idade já vão pra casa castrados. Os filhotes levam um vale castração.
Para adotar é simples. Basta levar os documentos de RG e CPF, comprovante de residência e o interessado deverá assinar um termo de responsabilidade. A adoção é gratuita e a equipe faz um acompanhamento do animal para averiguar as condições oferecidas a ele.
Cerca de 10 pessoas ajudam a monitorar os animais no dia do bazar que além das adoções também disponibilizam um espaço para vendas com explica a voluntária Andressa Rosa: “vendemos roupas, sapatos, doces, artesanato e também camisetas e adesivos da ONG”.
A próxima feira está marcada para o dia 23 de dezembro e será montada na Praça da Matriz. Andressa avisa que aceitam doações no dia: “precisamos de ração, mantas, potes, vermífugo entre outros”, explica ela.
Os artigos vendidos no bazar são arrecadados em pontos da cidade como:

Clinica Veterinária Paraíso Dos Animais
Clinica Veterinária Bilys"Cão
Pet Shop Au Au Etc E Tal
Clinica Veterinária Ceamev
Clinica Veterinária SOS Animais
Loja Imaginativa


Implantação de Zona Azul é adiada novamente em Pouso Alegre


Estacionar nas ruas centrais de Pouso Alegre é quase sempre um teste de paciência para os motoristas. A dificuldade em achar uma vaga estava com os dias contatos com o início da ‘Zona Azul’, que passaria a valer no último dia 26. Porém, novamente o sistema de estacionamento rotativo, foi adiado e não tem dada de início prevista. O motivo apresentado pela assessoria de comunicação da prefeitura foi a falta de pontos de venda para os tickets. Segundo eles, são necessários no mínimo 150 pontos de venda para atender a demanda e até o momento apenas 45 foram cadastrados.
Após adiamento, os 40 monitores selecionados para fazer a fiscalização foram demitidos por recomendação do Ministério Público. Os jovens foram contratados há cinco meses por meio de um convênio entre a fundação ‘Promenor’ e a prefeitura. Segundo informações, os monitores não poderiam ser contratados dessa maneira, mas sim por concurso público.
A Prefeitura de Pouso Alegre tenta implantar o novo sistema na cidade desde maio de 2011, quando o projeto foi aprovado. É a segunda vez que algum problema impede o início da cobrança ‘Zona Azul’ no município.

Estão abertas as inscrições para a corrida de aniversário de Paraisópolis



A tradicional corrida de aniversário já está sendo preparada e acontece no dia 20 de janeiro. As inscrições podem ser efetuadas pelo site www.corpuseventos.com.br no valor de R$30,00 + R$4,00 de taxa administrativa. Competidores acima de 60 anos, pagam 50% do valor, atendendo ao estatuto do idoso.
A largada será dada na Praça Coronel José Vieira ás 9:00h e o percurso é de 15,6 km passando por ruas da cidade, estrada de zona rural e a rodovia que liga Paraisópolis à Itajubá.
Caso o número esperado de inscritos seja atingido até o dia 15 de janeiro, as inscrições serão encerradas antes do previsto e não serão efetuadas no dia do evento.
A prova será dividida nas categorias masculino e feminina. Como premiação será entregue troféus e prêmio em dinheiro aos três primeiros colocados, medalha e camiseta aos 200 primeiros classificados na classificação geral.

Paraisópolis conquista segundo lugar na 7ª Taça EPTV de futsal feminino



Time de futsal feminino de Paraisópolis chega pela primeira vez à final da Taça EPTV. A disputada foi contra a equipe de Lavras que levou a melhor e saiu com a vitória por 3x1. A partida foi realizada no Sesi em Pouso Alegre no domingo dia dois.
A semi-final aconteceu no dia 26, quando Lavras empatou com Passos por 2 x 2 no tempo normal e, na prorrogação, venceu por 4 x 2. Paraisópolis também fechou o placar no tempo normal com um empate em 1x1, mas saiu com a vitória na prorrogação com 2 x 1.
As 14 meninas nunca chegaram tão longe na competição. Em 2011 foram paradas nas quartas de final.
O time de Areado ficou com o terceiro lugar e nem precisou jogar.  A equipe venceu por WO, já que Passo não compareceu para decidir em quadra.
O evento esportivo é uma realização do Sesi, através da Fiemg Regional Sul de Minas e conta com o apoio da EPTV.


Últimos resultados:

·         1ª edição – 2006
Campeã: Varginha
Vice-campeã: Luminárias
·         2ª edição – 2007
Campeã: Fortaleza de Minas
Vice-campeã: Campo Belo
·         3ª edição – 2008
Campeã: Cambuí
Vice-campeã: Varginha
·         4ª edição – 2009
Campeã: Lavras
Vice-campeã: Passos
·         5ª edição – 2010
Campeã: Cambuí
Vice-campeã: São Lourenço
6ª edição – 2011
Campeã: Guaranésia
Vice-campeã: Pouso Alegre


Projeto une esporte e educação em Paraisópolis


           Alunos de jiu-jitsu mantêm projeto de incentivo ao esporte aliado à educação em Paraisópolis. A parceria é feita através da academia ‘Minas Fitness’ e agora passa a ter como sede principal das aulas, a ‘Escola Estadual Antônio Eufrásio de Toledo’ (Ginásio). A ação voluntária já atende cerca de 10 alunos.
           Para Cilmar Teixeira, um dos idealizadores do projeto, o princípio é relacionar o jiu-jitsu com o bom comportamento e desempenho na escola. Há quase dois anos ele e demais voluntários buscam desenvolver essa ideia. “Ainda está engatinhando, mas já contamos com uma sala no ‘Ginásio’, fizemos a cotação do tatame e vão comprar 40 placas para ampliar o projeto”, explica ele.
           Disponibilizar as aulas na própria escola irá proporcionar maior visibilidade e quem sabe conquistar novos integrantes, conta Cilmar. Fazem parte também: Juvenal, Wendel, David e os mestres Lessau, faixa marrom e Círio, faixa preta. Tudo isso só foi possível graças ao apoio dos amigos.
           Não é cobrada mensalidade e o pagamento é feito de forma diferenciada como explicam os voluntários: “os alunos têm de apresentar além de melhorias nos boletins escolares, bom comportamento na escola e nas ruas”.
            O diretor da Escola Antônio Eufrásio, Cássio, abraçou a iniciativa que fez parte da campanha dele para diretoria. “Já orçamos o tatame e a partir do ano que vem disponibilizaremos uma sala para a prática”, explica ele, entusiasmado com a idéia. Ainda segundo Cássio, a escola recebe uma verba destinada ao esporte e, caso não haja objeção, por meio dela o tatame será adquirido.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Zona Azul volta a funcionar em Pouso Alegre


O estacionamento rotativo, conhecido como Zona Azul, já tem data para voltar a funcionar em Pouso Alegre. Depois de muitos preparativos, e fase experimental desde julho, a Prefeitura anunciou que a partir do dia 26 de novembro as vagas voltam a ser disponibilizadas no centro da cidade. Os estacionamentos podem ser ocupados por até duas horas, sendo R$ 1,50 para carros e R$ 0,50 para motos cada hora. A fiscalização fica por conta de agentes e cerca de 40 monitores espalhados em 1,7 mil pontos. A aquisição do ticket poderá ser feita em 150 pontos de venda equipados com aparelhos similares aos de cartão de crédito. Até o momento 45 pontos já estão funcionando.  Num primeiro momento, a zona azul será cobrada apenas no entorno da Praça Senador José Bento e da Avenida Dr. Lisboa. Qualquer dúvida, o motorista pode se dirigir aos monitores uniformizados. É importante lembrar que as vagas são numeradas e o condutor deve estar de posse desse número quando for adquirir o ticket de estacionamento. Agora na fase inicial, cerca de mil vagas serão disponibilizadas, podendo chegar à 1.700 estacionamentos.  
(matéria da edição do dia 23/11. Na última segunda-feira, dia em que a Zona Azul deveria começar a funcionar, uma nota foi divulgada pela Prefeitura, adiando o início). 
Informações: EPTV



Prefeito eleito em Ouros quer acabar com os “conflitos e perseguições políticas na cidade”



O candidato Maurício Viana do PMDB venceu a situação representada por Tiãozinho do Tatá do DEM, com 52,30% dos votos, o que representa 3.808 votantes de Conceição dos Ouros. Em um município com pouco mais de oito mil eleitores, os votos nulos representaram 2,38% e os brancos 1,52%. A diferença na preferência do ourense ficou em apenas 335 votos. 

1. De que maneira o senhor pretende obter maioria na Câmara Municipal, já que a sua coligação elegeu apenas quatro dos nove vereadores da próxima legislatura? 
Quero na administração um bom relacionamento, mostrando uma nova política, para que os vereadores da oposição sintam que a nossa política deve ter outro rumo uma política construtiva, beneficiando a população ourense.
2. Como a sua administração pode agir para amenizar os conflitos políticos em Ouros, que têm sido frequêntes e exacerbados nos últimos anos?
Essa campanha já mostrou a diferença, eu particularmente não gosto dessa rixa política que sempre esteve presente nas eleições, tirando a foco das propostas dos candidatos partindo somente para desavenças prejudicando o desenvolvimento da  nossa cidade. Estarei propondo uma administração participativa, sem perseguição.
3. Seu governo buscará despertar novas vocações econômicas no município?
Sim, no momento irei dar total apoio para empresas que já estão instaladas no nosso município, consequentemente trabalharei para que novas empresas sejam instaladas.
4. Como espera ser essa transição de governo?
Poderia ser mais amigável, pois enviamos o pedido de transição de governo no dia cinco de novembro e até agora não obtivemos resposta, estamos aguardando.
5. Já definiu a composição do secretariado?
A composição do secretariado esta em andamento, faltando alguns ajustes.

6. Quais as principais metas da futura administração?
A principal meta é governar como foi o lema da nossa campanha com transparência e inovação, com a participação de todos os ourenses.

7.  E os principais problemas do município?
Os principais problemas observados durante a campanha e que serão solucionados foram a infraestrutura de alguns bairros, o descaso na área da saúde,   falta de prédio para a escola municipal, e o descaso com o esporte . Enfim são vários problemas já ia me esquecendo que a cidade esta carente de atenção para a cultura, lazer e turismo.

8. Como pretende administrar o relacionamento com a nova Câmara?
Espero que a oposição pense no povo que o elegeu, deixando de lado a politicagem, aprovando os projetos que ira beneficiar a cidade.

Prefeitura de Conceição dos Ouros terá orçamento de 1% para 2013



O valor aprovado pela Câmara Municipal de apenas 1% para crédito suplementar em 2013 divide opiniões em Conceição dos Ouros. A atual administração trabalhou em 2011 e 2012 com margem de 50%.
A elaboração do orçamento é votada pela Câmara anualmente e serve para prever que percentual o prefeito terá para eventuais mudanças sem a necessidade de nova votação pelos vereadores. É comum essa margem ser fixada em torno de 15%.
Para 2013, devido ao baixo valor especificado, qualquer mudança em repasses de verba ou necessidades de obras emergenciais, o prefeito terá que enviar um projeto de lei para a Câmara para que os vereadores aprovem o gasto ou o recebimento destes recursos.
De acordo com o chefe de gabinete da atual administração, Leandro Endrigo, a situação já teria trabalhado em 2007 com um orçamento de 1%. Na época, a arrecadação do município girava em torno de 7 milhões. Hoje a arrecadação é em torno de 17 milhões, o que significa R$ 170 mil para gastos inesperados. Leandro não vê problemas em trabalhar com essa margem: “caso seja necessário um investimento maior do que o valor estipulado, basta encaminhar um projeto à Câmara”, explica.
Em nota, a Prefeitura comunicou que a proposta de lei orçamentária foi remetido à Câmara em 28 de setembro, antes mesmo das eleições e o valor já havia sido fixado em 1%.
O prefeito que assume no ano que vem Maurício Viana, discorda e se sente prejudicado com a medida: “a aprovação de 1% mostra a falta de respeito com o povo, pois pensando em me prejudicar esqueceram que o prejudicado será o povo, porque haverá atraso nas realizações dos projetos”, afirma ele. Ele diz que a atual administração, mesmo tendo trabalhado com 50% deixou muito a desejar e aponta: “está fechando seu ultimo ano pedindo para Câmara mais verbas, mas se com 1% da para governar como foi dito e aprovado pela Câmara, onde se encontra os 49%?”, questiona Viana.
Sobre a afirmação de a atual Prefeitura ter atuado também sobre o valor de 1%, o prefeito eleito contesta: “a administração atual trabalhou somente um ano com 1% devido a falta de prestação de contas do prefeito”, explica ele.
Cerca de 250 moradores organizaram manifestações em frente à Prefeitura e a Câmara Municipal. Eles afirmam que o baixo investimento disponível, pode "engessar" as ações da próxima gestão.

UTC de Paraisópolis recebe visita de órgãos ambientais



A Unidade de triagem e compostagem de resíduos sólidos – UTC está em funcionamento desde maio desse ano em Paraisópolis e desperta o interesse de municípios vizinhos e órgãos ligados ao meio ambiente.
O município está inserido na APAFD – Área de Proteção Ambiental Fernão Dias e no CBH SAPUCAÍ – Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Sapucaí. Representantes das duas instituições estiveram no local para acompanhar as atividades a convite do ‘Coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, Francisco Osvaldo Prado Teixeira: “há tempo os conselhos pedem para que a reunião seja marcada em Paraisópolis”. O engenheiro é membro do conselho consultivo das duas instituições mencionadas.
A visita técnica foi para mostrar as ações realizadas pelo município em prol da sustentabilidade ambiental: “Paraisópolis está desenvolvendo as ações impostas pela legislação”. Para Francisco, o trabalho desenvolvido em parceria entre a Prefeitura e a Associação Bem Estar de Paraisópolis é um diferencial: “a ABEP, é sustentada pela venda do material reciclável”, explica ele.
Carlos Gomes é responsável técnico da operação da UTC e também acompanhou a visita. Ele explica que enfrenta desafios diários e que apenas com a unidade em operação é possível detectar falhas e se adequar: “podemos considerar que estamos engatinhando”. O único ponto mencionado por ele que ainda não está 100% apropriado, é o setor de orgânicos: “é fácil dar o destino final para os resíduos recicláveis o que fica comprometido é o lixo orgânico, porque ainda vem misturado com tampinhas, cotonetes, saquinhos, etc”, explica ele.
Na ocasião esteve presente o chefe do regional do IEF de Varginha, Paulo Roberto de Lauro Silva, Raquel Junqueira Costa-Gerente da APA Fernão Dias e Celem Mohallem Presidente do CBH Sapucaí.

Conheça a APAFD:

A APA Fernão Dias é uma unidade de conservação da natureza e uso sustentável. Abrange oito municípios do sul de Minas Gerais (mais de 180 mil hectares) e visa compensação ambiental da obra de duplicação da Rodovia Fernão Dias em 1997.
A APA permite a exploração do ambiente de maneira a garantir que os recursos naturais renováveis e os processos ecológicos não acabem. Dessa forma a biodiversidade de nossa região será mantida.

Conheça o CBH Sapucaí:

Criado em 1998, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí  tem como missão realizar a gestão participativa e descentralizada dos recursos hídricos ligados a 48 municípios mineiros. Seu papel é informar, debater, esclarecer e defender as águas e sua preservação.  O CBH Sapucaí vem desenvolvendo um trabalho consistente na busca de alternativas sustentáveis e ecologicamente corretas com resultados significativos.


II Festa do Peão de boiadeiro de Consolação



Foram quatro dias de festa com shows e rodeios profissionais. O evento contou com a participação especial do pequeno Andrey do Berrante. Um filho de Consolação que faz sucesso tocando o instrumento e já é conhecido em toda a região.  O prodígio toca desde os três anos de idade e diz que aprendeu sozinho como manusear o berrante. O garoto já se apresentou com artistas como Daniel e Sérgio Reis. Seu ritmo favorito é a moda de viola e ele não dispensa artigos relacionados ao mundo do rodeio no dia a dia. 
No dia 15 de novembro na abertura da festa do peão, show com Zé Márcio e Sandro. Dia 16, Fredson e Júnior deram sequência à festa.  Já no sábado dia 17, quem comandou a noite foi Daniel Viana seguido pela Banda Jack Stell. E para fechar as noites de festa, semi-final e final do rodeio profissional de Consolação. No fim da noite o comando ficou por conta do DJ Marcos Murad.
Para a montaria a premiação foi uma moto para o 1º lugar, R$1.000,00 para o 2º, R$ 800,00 para o 3º, R$600,00 para o 4º e R$400,00 para o 5º e último colocado. 

Tentativa de golpe é aplicada em Paraisópolis



Rio Grande do Sul, São Paulo, Amazonas e agora Minas Gerais. O golpe das carteiras de pecúlio, que tem sido aplicado em diversos estados brasileiros, chegou à Paraisópolis.
Um exemplo é a Capemi que corresponde a ‘Caixa de Pecúlios, Pensões e Montepios Beneficente’, um extinto sistema empresarial privado no ramo de previdência complementar, seguros e assistência financeira. De posse de informações sigilosas, a quadrilha que aplica o golpe entra em contato com a vítima através de uma carta da Agência Nacional de Previdência e Pecúlios (AGNPP) que informa sobre uma quantia a receber referente a fundo de reservas. O falso documento é dotado de muitos detalhes e impresso em papel timbrado. A promessa de resgate do dinheiro é feita geralmente para vítimas que detém esse direito. 
Em Paraisópolis, a vítima que prefere não ser identificada recebeu a carta no dia 12 de novembro supostamente enviada pelo fórum João Mendes Júnior de São Paulo. O papel timbrado continha dentro outras informações um telefone para contato. Além disso, constava o número do processo que a vítima teria vencido, o qual dava direito a receber uma quantia em dinheiro. A carta termina assinada e carimbada por Antonio Alves Carvalho Mantovani, diretor de divisão.
Dessa vez o golpe não foi efetivado. O destinatário ignorou a correspondência e preferiu não registrar um boletim de ocorrência, mas fica o alerta.
Um caso semelhante ao acontecido em Paraisópolis ocorreu em Rio Claro, no estado de São Paulo. Uma aposentada que há muitos anos tinha pagoCapemi’, recebeu a carta onde constava à receber o valor de R$ 47.520.000,00. Para resgatar o valor deveria R$ 5.300,00. Como ela não detinha da quantia, afirmou que esse valor poderia ser debitado do montante a receber. Porém ela foi aconselhada a pedir um empréstimo e ainda orientada a não informar o recebimento à outras pessoas. Até mesmo o número de um processo com ganho de causa em segunda instância foi fornecido à aposentada. Após pesquisa na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), notou-se que o nome da advogada citada na carta não existia e o número do processo era no nome de outra pessoa.
Após inúmeras tentativas de aplicar o golpe, o Ministério Público Estadual (MPE) investiga a ação, mas até agora nenhum dos estelionatários foi preso.

Paraisópolis festeja 123 anos da Proclamação da República


Na manhã de 15 de novembro, a população paraisopolense se reuniu na Praça Cel José Vieira para hastear o pavilhão nacional e celebrar a república. A sessão cívica contou com apresentações das escolas e da Fanfarra Municipal Maestro Antônio Francisco de Paula Júnior.
Para abrir o dia da República, uma mensagem de otimismo foi reapassada a comunidade, exaltando a pátria: “sem pátria, não há república, pois é justamente o sentimento republicano, ou seja, o amor pela pátria, o maior impulso promotor da república”.
A importância desse dia é “resgatar a cidadania participativa, em que a preservação do que é de todos é o ponto central para a manutenção e contínua melhoria da coletividade”.
E para finalizar, um apelo: “não podemos perder o gosto pela democracia, que gera a ideia de maioria, o governo do povo, pois o que decidimos agora refletirá lá na frente”.
As bandeiras foram hasteadas por representantes dos três conselhos municipais. José Antônio Braga Barros, Conselho Municipal do Patrimônio Cultural. Maura Lúcia Costa, Conselho Municipal de Turismo e Manoel Jacinto da Costa, do Conselho Municipal do Meio Ambiente.
Para homenagear a pátria, as escolas E. M. Maria Emília Gomes de Carvalho, Bueno de Paiva, Monsenhor Sebastião Vieira, Escola de Educação Primeiro Mundo, e E. E. Eulália Gomes de Oliveira prepararam uma série de apresentações artísticas.
Estiveram presentes o prefeito Sérgio Bizarria, o vice Joaquim Donizete Rosa, o comandante da 264ª companhia de PMMG tenente Diego Valote, a presidente da Câmara Sílvia Teixeira e demais vereadores.
A cerimônia foi uma realização da Prefeitura Municipal através dos departamentos de Educação e Cultura.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

PM realiza seminário sobre segurança preventiva e policiamento turístico em Gonçalves



A 17ª Região de Polícia Militar de Paraisópolis realizou no último dia 25, o III seminário de Policiamento Turístico em Gonçalves na pousada Vida Verde. O objetivo do evento é despertar nos policiais militares que atuam nos principais centros turísticos da 17ª RPM localizados principalmente no Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas, a importância da segurança preventiva orientada ao turismo.            
O seminário foi presidido pelo Comandante da 17ª RPM, Cel PM Wagner Mutti Tavares, juntamente com o anfitrião desse importante evento, o Comandante do 56º BPM de Itajubá, Ten Cel PM André Luiz Braida Ribeiro. O Comandante da 17ª RPM, Cel Mutti em seu discurso explica porque eventos como esse são de extrema importância: “Minas Gerais é um dos estados mais promissores no desenvolvimento para o turismo, por seu acervo histórico e cultural”, afirma.
A consultora do Sebrae em Belo Horizonte, Maria Lúcia Lopes Torres abordou o tema ‘A importância da hospitalidade e da qualidade da informação em um destino turístico’. Segundo ela o turista vem em busca dessa emoção, ele quer ouvir e contar histórias: “por isso, a Polícia Militar precisa estar integrada com todo o sistema de hotelaria e turismo”, conclui.
Os participantes tiveram a oportunidade de assistir palestras com temas relacionados à doutrina de emprego do policiamento turístico; filosofia de policiamento comunitário aplicada ao turismo; a abordagem do turista sob o enfoque dos direitos humanos; noções básicas de língua estrangeira no trato com o turista internacional e a importância da hospitalidade e da qualidade da informação em um destino turístico.
O chefe da seção de apoio à Polícia Comunitária da Diretoria de Apoio Operacional, Major Alexandre Magno, ressaltou a importância da qualidade no atendimento ao turista e demonstrou entusiasmos ao afirmar: “Vamos caminhar juntos em prol da segurança pública, utilizando a filosofia de Polícia Comunitária. À partir dela, ou com ela, é possível promover o turismo na região."
A abordagem ao turista pela ótica dos Direitos Humanos foi outro assunto do evento. Essa questão foi explicada pelo chefe da seção de apoio aos Direitos Humanos, Capitão Cleverson Natal de Oliveira. Durante a explanação, o capitão deixou clara a responsabilidade social dos policiais: “antes de tudo somos seres humanos, cidadãos brasileiros, homens e mulheres integrantes da sociedade, mas, nós entramos na polícia e entramos aqui pra servir e proteger”, afirma.
Estiveram presentes, policiais representantes da região, de Pouso Alegre, Extrema, Campos do Jordão/SP, São Bento do Sapucaí/SP, a secretária de Turismo de Gonçalves, além de dezenas de policiais militares que compõem as Frações do sul de minas, e policiais civis.


‘Se toca Paraisópolis’ – movimento de prevenção ao câncer de mama



O movimento ‘outubro rosa’, lançado no Texas, Estados Unidos em 1983 e ganhou o mundo e conquista novos adeptos ano após ano. Em Paraisópolis, o Lions Clube abraçou a campanha e contou com o apoio do comércio. A sugestão foi do governador CL DL Guttemberg F. Uchoa, durante visita à cidade.
Essa é a primeira vez que o município se envolve no movimento que tem como data mundial do combate ao câncer de mama, 19 de outubro.
A população foi informada sobre o câncer de mama, suas causas, conseqüências e tratamento através do movimento ‘se toca Paraisópolis – um toque de amor pela vida’.
 A manifestação tem como objetivo é divulgar a importância dos exames para diagnóstico precoce do câncer de mama através da cor rosa. Diversas ações foram concretizadas no município a fim de chamar atenção para o problema. O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, mas e quanto mais cedo for diagnosticado, maiores as chances de cura.
A campanha internacional é representada principalmente com a iluminação de monumentos na cor rosa. Em Paraisópolis, a Igreja Matriz recebeu a luz no dia 19 de outubro. Além disso, o Lions, e parceiros distribuíram folders explicativos. O comércio aderiu ao movimento e os funcionários usaram rosa nessa data e um adesivo representativo.
O sucesso de adesão da população fará do evento um acontecimento anual na cidade, afirma o presidente do Lions, Celso Kazuo Watanabe: “este movimento merece e tende a crescer, e muito”, afirma ele. 

Festival de gastronomia chega ao fim, mas o cheirinho da comida da vovó ainda está no ar



De 19 a 28 de outubro Gonçalves e região puderam desfrutar dos sabores irresistíveis do ‘II Festival de Gastronomia e Cultura da Roça’. A exposição e degustação dos pratos típicos no Clube Recreativo da cidade deram vida ao tema: Quem resiste a uma comida preparada com carinho pela vovó? E a resposta para a pergunta estava na ponta da língua dos visitantes: ninguém.  
A caracterização do ambiente incluiu fornalha e fogão a lenha e o cheio do broas e do pão de queijo davam o toque final.
Feiras, shows, recitais, oficinas, workshops e teatros também fizeram parte dos quase 10 dez dias de festival que recebeu mais de três mil pessoas. De acordo com a diretora do departamento de turismo da cidade, Marília Souza, todas as atividades desenvolvidas no festival foram voltadas ao resgate da cultura na roça, mantendo sua identidade e importância. No lançamento, cerca de 300 pessoas prestigiaram a culinária mineira e para fechar o primeiro final de semana, uma chuva pra esfriar um pouquinho o tempo e lembrar aos turistas de como é bom estar na Serra da Mantiqueira.
Foram dois meses de preparações intensas de voluntários e parceiros dispostos a investir. Restaurantes e quituteiras do município ficaram responsáveis pela preparação dos pratos principais, no valor de R$10,00 por pessoa.
Compõem o evento, 20 negócios no ramo alimentício, entre restaurantes, botecos, cafeterias, empórios, produtores rurais e quituteiras, que expuseram seu trabalho na ‘Praça Sabores e Saberes’ que aconteceu aos finais de semana.
O maior objetivo foi alcançado, exaltar a importância das raízes do povo mineiro, deixadas através da culinária. E com muito amor e simplicidade, isso foi externado aos turistas e moradores da terra.
Atrair visitantes na baixa temporada é um desafio e o festival mostrou o que Gonçalves tem de melhor.
Após o sucesso, as casas responsáveis pelas receitas continuarão servindo os pratos criados para o evento até o dia 25 de novembro. Porém, os restaurantes manterão preços diferenciados a partir de agora.



Esportistas denunciam impacto ambiental em Paraisópolis



Recentemente um grupo de esportistas denunciou uma série de problemas ambientais que afetam a região. Dentre eles, uma área desmatada no topo da serra da Chapada que fica na divisa dos municípios de Paraisópolis e Conceição dos Ouros. Descarte indevido de lixo no Rio Capivari e um aterro clandestino onde segundo moradores do bairro Ribeirão Vermelho, antes, havia uma lagoa.
Um dos membros da equipe de aventura, ‘Radicais Livres’, Thiago Messias, explica que há cinco sobrevoou a região de ultraleve e não notou nada de errado com a mata, porém, uma semana atrás ao analisar a mesma região através do ‘Google Earth’, notou algumas clareiras as quais não havia visualizado anteriormente: “a área desmatada, fica no topo do morro, de onde não se consegue ver caso passe em torno desta mesma montanha”, explica ele.
            O problema de descarte ilegal de resíduos no rio Capivari não é novo, segundo Thiago: “eu já tinha percorrido em 2007, e naquele ano, em um ponto do rio próximo ao Bairro das Andorinhas, alguém estava jogando lixos no barranco na margem do rio”, conta. Semanas atrás ele percorreu novamente a região catalogando o rio Capivari, entre o Bairro dos Martins e o Bairro das Três Cruzes, com objetivos de realizar passeios fretados de caiaque: “o mesmo local ainda estava sendo usado como descarte de lixo”, afirma Thiago.
            Come relação a denúncia da lagoa que teria desaparecido debaixo do lixo,  ele conta que a informação partiu do pai dele que morou no bairro Ribeirão Vermelho de 1960 até a1975. De acordo com ele naquela época era comum o descarte de lixo no rio: “tiveram a ideia de colocar o lixo dentro de uma lagoa que existia ali perto e sobre a acamada superior, terra”. Assim a lagoa teria submergido.
            A polícia ambiental da cidade está investigando as denúncias e até o fechamento dessa edição não se pronunciou sobre o caso. 

Pouso Alegre aposta na cultura local para festejar aniversário


As atrações para festejar o aniversário de 164 anos de Pouso Alegre tiveram início no dia 17 de outubro, mas as comemorações só terminam no dia 11 de novembro. São mais de 15 atrações das mais variadas para compor a agenda festiva no município.
As 164 badaladas do sino da Catedral durante a missa em ação de graças no dia 19, marcou oficialmente o aniversário de emancipação política de Pouso Alegre. Para celebrar essa data, nada melhor que valorizar e incentivar as produções locais.
Milhares de turistas visitaram a cidade no feriado, observados pelo bandeirante, Fernão Dias, eternizado em pedra logo na entrada do município.
Buscando a diversificação, a Secretaria Municipal de Cultura preparou uma extensa programação.
Quem gosta de música erudita, a Orquestra do Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira se apresenta na Catedral Metropolita no dia oito de outubro. A entrada é franca e o concerto tem início ás 20:30h.
No dia nove, a partir das 15h, uma mostra de Curtas do Núcleo de Cinema do Ponto de Cultura de Pouso Alegre no Theatro Municipal. No mesmo dia, ás 20:30 nova apresentação do Conservatório Estadual de Música JK, com apresentação da orquestra de violões no Santuário do Sagrado Coração de Maria. Às 21h show com Laís Tibúrcio no Theatro para fechar a noite. Todas as apresentações são gratuitas.
Dia 10 de outubro a noite começa com a peça Show BregaComédia dirigida por Lúcio Marques ás 21h no Theatro Municipal. A entrada será no valor de R$10,00. Logo após, show de aniversário com Mazinho Quevedo na Praça Senador José Bento e para terminar show com Thiago de Melo e Banda no mesmo local.
No último dia festivo, Apresentação de BalletCom o Ballet Luiz Henrique na Praça Senador José Bento ás 15h. A noite, show com o Grupo Ponteio a partir das 20:30h no Santuário do Sagrado Coração de Maria. Às 21h mais uma apresentação da peça Show BregaComédia no Theatro Municipal.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A população de Paraisópolis foi às urnas, mas ainda não sabe quem assume a Prefeitura em 2013



O município de Paraisópolis é o único do sul de minas que mesmo após 10 dias da eleição, não conhece quem irá ocupar a cadeira do Executivo nos próximos quatro anos.
A situação foi ocasionada pelo indeferimento da candidatura de Wagner Ribeiro de Barros do PSB, por decisão da ministra Nancy Andrighi, na véspera da eleição.  O candidato venceu nas urnas com 50 votos a mais que a segunda colocada Sílvia Renata Teixeira Rodrigues do PT, mas até o momento está impedido pela justiça eleitoral de assumir o cargo em 2013. Ele entrou com um recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral. Wagner teve as contas de 2004 rejeitadas pelo TCU Tribunal de contas da União, quando exercia o 3º mandato de prefeito na cidade. O problema foi ocasionado por um atraso de 1.121 dias na prestação de contas que impediu o recebimento de verbas no município por um período. O valor do repasse era de R$17.293,94 do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar - PNATE. Na ocasião o político pagou uma multa no valor de R$5 mil mais correções, mas, após denúncia o nome do candidato a 4ª eleição acabou enquadrado na Lei da Ficha Limpa, como aponta a lista divulgada no site do Tribunal de Contas da União.
Wagão alega não ter conhecimento da lista e afirma não ter causado danos aos cofres públicos. No processo de número 002.623/2007-4, divulgado pelo TCU, consta como defesa, que o Departamento Municipal da Fazenda do Município não foi comunicado pelo FNDE, ou pelo BB, sobre a abertura de conta e depósito dos recursos referentes ao PNATE, tendo tomado ciência somente no final de 2005. Ainda de acordo com o processo, fato de o Departamento não ter tido ciência não desonera o Município de seus deveres.
Segundo os dados da apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a candidata Silvinha aparece como eleita com 5.856 votos válidos ou 91,09% da preferência, isso porque os votos do candidato Wagão que somam 5906, até o momento não foram computados.
De acordo com o juiz eleitoral dr. Ediberto Benedito Reis, a atual situação de Paraisópolis é indefinida perante a lei: “não há um eleito” e reafirma “o candidato Wagner foi o mais votado nas urnas, mas sua candidatura está impugnada”. A decisão passou primeiro por suas mãos, seguindo para Belo Horizonte e agora encontra-se em Brasília. O juiz diz que a expectativa é que o resultado seja anunciado dentro de um mês, porém caso até o dia 1º de janeiro não haja um parecer, quem assume temporariamente a prefeitura é o atual presidente da câmara dos vereadores.
Dependendo da decisão, os 5906 votos de Wagner poderão ser anulados ou contabilizados, definindo assim, quem assume a administração de Paraisópolis.
Enquanto aguardam a posição da justiça eleitoral, ambos os candidatos com a possibilidade de assumir o Executivo no que vem defendem o diálogo com o povo e a democracia.
Wagner diz ter se candidatado por um “pedido do povo”. Ele está tranquilo com a decisão e indignado com a postura adversária que segundo ele teria objetivado denegrir sua imagem política custando a ele de 1500 a 2000 votos a menos no pleito.
A candidata Silvinha, define sua candidatura como corajosa, “é a realização de um sonho”. Para ela, a atual situação será resolvida da melhor maneira possível e que “o adversário político encontra-se nessa situação, por livre escolha e o povo não pode pagar por isso”, afirma.