segunda-feira, 14 de julho de 2014

Tradicional tapete de Corpus Christi de Paraisópolis tem mais de 1.000 metros de comprimento

Resgatada em 2011, a tradição de confeccionar tapetes que cobrem e enfeitam as ruas por onde passa a procissão de Corpus Christi, ganhou força na cidade. Esse ano a manifestação popular teve a colaboração de mais de 500 pessoas que iniciaram os trabalhos cinco horas antes do início da celebração. Para compor o tapete foram utilizados serragem, flores, materiais recicláveis como papelão, TNT e garrafas pet.
A novidade dessa edição foi a incorporação de símbolos do futebol em homenagem ao Brasil, como bandeiras do país e  bolas de futebol.
A repercussão da confecção do tapete tornou o evento Patrimônio Cultural Imaterial da cidade em 2012 graças ao projeto de lei do então ex-vereador José Carlos Teixeira  Faria membro da comissão organizadora.  Após dez anos sem realizar o trabalho, a cidade teve de volta a tradição por iniciativa do mesmo. José Carlos conta que toda a comunidade ajudou de alguma forma: " seja na confecção ou com doação de materiais". Destaque para a atuação de jovens e catequistas da crisma. Ele lembra ainda que com doações em dinheiro a paróquia comprou todo o TNT e a prefeitura ajudou com as tintas.

0 comentários:

Postar um comentário