sábado, 17 de outubro de 2009

RECESSO ESCOLAR NÃO INTERFERE NO TÉRMINO DO ANO LETIVO


[Matéria Publicada Pelo Jornal - Gazeta do Vale]

A popularizada “semana do saco cheio”, é basicamente um recesso escolar que abrange os feriados nacionais do Dia das Crianças e Nossa Senhora Aparecida (12) e o Dia dos Professores (15).

No entanto considerando que as férias de julho foram prorrogadas na maior parte das escolas, em virtude do risco de contaminação pelo do vírus H1N1 (Gripe Suína), o calendário escolar já sofre algumas modificações para cumprir os 200 dias letivos, pré-estabelecidos pelo Ministério da Educação como, por exemplo, aulas aos sábados e diminuição das férias de dezembro.

Das oito escolas municipais, estaduais e particulares de Paraisópolis, sete delas, optaram por manter a o recesso escolar, que vai de 13 a 16 de outubro. A preocupação de pais e alunos, é a de que mais uma semana sem aulas, possa comprometer ainda mais o fechamento do ano letivo.

Segundo a Secretária de Educação de Paraisópolis, Maria Regina Barbosa Saber, as escolas municipais e particulares tiveram perda de apenas três dias letivos em função da Gripe Suína, e para estes, já estão marcadas reposições aos sábados. Sendo assim esse recesso não prejudicará o fechamento do calendário escolar. Já as escolas estaduais tiveram de acompanhar o calendário do estado, que não é necessariamente igual ao do município, o que acarretou um número maior de aulas perdidas. Normalmente quando o calendário é enviado em Novembro os diretores das escolas estaduais reúnem-se com a secretaria municipal de educação para que os trabalhos sejam desenvolvidos em sintonia. Porém escolas que pertencem ao Estado, por determinação do mesmo, tiveram as férias de julho estendidas até o dia 09 de agosto, em virtude do surto de Gripe Suína.

De acordo com o Diretor da Escola Estadual Antônio Eufrásio, José Geraldo Cássio Teixeira o calendário letivo que iria até o dia 16 de dezembro, deve ser estendido até o dia 18 de dezembro, e alguns sábados serão usados para reposição, ao todo serão cinco dias repostos, para que os 200 dias letivos previstos por lei sejam cumpridos. Ainda segundo o diretor este calendário com suas devidas modificações, é aprovado pelo colegiado e enviado para a superintendência de ensino.

0 comentários:

Postar um comentário