A atividade proposta aos alunos do 1º ano de turismo
da Escola Estadual ‘Antônio Eufrásio de Toledo’ foi apresentar à sociedade o
turismo da região de maneira diferenciada. Foi montada uma exposição com imagens
de pontos turísticos, fotografadas pelos próprios alunos, equipamentos
utilizados para o turismo de aventura, como: barracas, motos,
caiaques, bicicletas, roupas de caminhada e filmes projetados. Tudo isso em uma
sala de aula estrategicamente localizada após o pátio como explica o professor
Sérgio Henrique: “para os visitantes chegarem até ela, era preciso atravessar uma réplica
da mata Atlântica. A floresta tropical de altitude, composta por sons, cheiros
e caracterização específica ficou exposta no pátio”, conta ele.
Além de mostrar
pontos turísticos muitas vezes desconhecidos na cidade, os alunos também
atentaram para a importância da infraestrutura para receber
turistas bem como o trabalho de preservação do meio ambiente.
Cerca de
200 pessoas prestigiaram o resultado do trabalho que ficou montado entre os
dias 16 e 17 de agosto. Foram 30 dias de planejamento, cinco para a montagem e
dois de exibição ao público. A exposição foi fruto do trabalho de 20 alunos,
professores e voluntários.
A coordenação ficou por conta do
professor Sérgio Henrique, com apoio dos professores Flaviano Roque, Madeleine,
Ana e demais funcionários do Ginásio.
Para o professor Flaviano Roque o
trabalho teve um resultado satisfatório, pois conscientizou não só os alunos, mas,
também a comunidade: “nossa cidade possui muitos pontos e relíquias que poucos
conhecem e que podem ser impactantes para o turismo de nossa região”, comenta.
A disciplina de
Turismo faz parte de um projeto da Secretaria de Estado de Educação de Minas
Gerais, chamado ‘Reinventando o ensino médio’. Além de aumentar a carga horária do ensino médio, o projeto propõe um
currículo mais integrado com o mercado de trabalho. Em vigor desde 2012 em
Paraisópolis, o projeto dispõe de quatro opções: turismo,
empreendedorismo e gestão e tecnologia da informação.
0 comentários:
Postar um comentário