segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Greve nas federais completa três meses e segue sem previsão de volta


A greve das universidades federais completou três meses na última sexta-feira (17) no Sul de Minas e segue sem acordo entre governo e professores. Do total de 59 universidades, 57 aderiram à paralisação, além dos 37 institutos, centros de educação tecnológica e o Colégio Pedro II. Apenas a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) não aderiram ao movimento. Porém, o início do semestre foi adiado devido à greve dos servidores.
A defasagem de funcionários impossibilita a realização de vários serviços básicos, como a manutenção de salas, banheiros, biblioteca, pagamentos de bolsas, internet, além de os institutos não conseguirem manter seus laboratórios com os técnicos atuais.
O início das aulas estava previsto para o dia 6 de agosto, mas apenas a pós-graduação retomou as atividades. Uma reunião foi marcada para discutir o assunto e ficou determinada a volta às aulas para o dia 27 de agosto.
Pedro Paulo Gonçalves, aluno de Física da UNIFEI, está aliviado com a notícia: “a greve dos servidores técnico administrativos afetou bastante o funcionamento da universidade”. Ele conta que serviços mais básicos, deixaram de ser feitos e o estado do campus ficou deplorável: “ouvi que está tudo sujo, não se encontram as chaves das salas, não há pincéis, apagadores, materiais para os professores ministrarem as aulas e os laboratórios estão todos fechados”, lembra o aluno.  
Durante o período de greve, o governo apresentou duas propostas e fechou um acordo de reajuste salarial com uma das entidades docentes, a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes). No entanto, as outras duas entidades docentes – o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino (Andes) e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Tecnológica (Sinasefe), que iniciaram o movimento de greve – não aceitaram a proposta.
Por parte do governo federal as negociações estão encerradas e a exigência é para que os grevistas retornem às atividades e planejem um cronograma de reposição de aulas. Em contrapartida, Andes e Sinasefe pedem que o diálogo seja reaberto. Uma carta foi enviada à presidente Dilma Rousseff pedindo novas negociações. Enquanto os órgãos não acertam um acordo, algumas universidades votam o fim da greve.
Para Helloana Barbosa, estudante de farmácia da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), sem aulas desde o dia 17 de maio, a sensação é de vida parada. “Não tenho como planejar nada, já era para eu estar no 7º período, mas nem terminei o 6º”, conta ela. Helloana, assim como milhares de outros alunos, teme perder o semestre por conta da greve.
Até o momento, a estudante não teve notícias da volta às aulas. “Na faculdade ninguém comenta nada. O que dá a entender é que está tudo normal, mas não está”, explica. Apesar dos prejuízos causados, ela se diz favorável à greve, pois acredita ser a única maneira de pressionar o governo, porém não concorda com a forma que a negociação é conduzida. “Os dois lados estão irredutíveis, não há acordo e com isso a greve continua e nós, estudantes, estamos cada vez mais prejudicados”, argumenta a aluna.

Portais são construídos em Cachoeira de Minas


A cidade de Cachoeira de Minas faz parte do roteiro turístico da região. Ideal para práticas de esportes e para estar em contato com a natureza. A relação íntima entre os moradores e visitantes com o meio ambiente despertou a necessidade de investimentos no setor de turismo.
Pensando no bem estar das pessoas, no mês de julho, a terra da fogueira de São Pedro, ganhou sinalizações turísticas nos cruzamentos das ruas da cidade. O projeto foi viabilizado por recursos do ICMS turístico. Foram utilizados 229 conjuntos, de duas placas cada, contendo informações de pontos de referência da cidade.
Outro incentivo ao turismo, também proveniente do ICMS, é a construção dos portais nas duas entradas da cidade. Cláudia Cunha é a arquiteta responsável pelo projeto dos portais e do futuro pátio da fogueira.
Cachoeira de Minas está entre os 62 municípios habilitados ao ICMS turístico para 2012. O Governo de Minas espera repassar aos contemplados cerca de R$ 10 milhões para que apliquem diretamente na atividade.

Aluna de Paraisópolis é destaque no JEMG estadual



Paraisópolis foi sede da etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais pela primeira vez, e já mostrou que os alunos/atletas do município têm potencial no esporte.
É o caso da estudante Estéfani Xavier Gonçalves, de 17 anos, que disputou a corrida dos 800 metros rasos e alcançou a 3ª colocação na etapa regional em Paços e o 6º lugar na etapa estadual, que aconteceu em Patos de Minas. Nessa edição a atleta alcançou o tempo de 3 minutos, 7 segundos e 17 milésimos, disputando com mais 13 corredores.
Estéfani cursa o 3º ano na Escola Estadual Eulália Gomes de Oliveira e vence as gincanas escolares na modalidade desde a 6ª série. A professora de educação física, Laura acompanha o desenvolvimento da aluna e incentiva a isenção do aluno no esporte.  

domingo, 26 de agosto de 2012

Câmeras de segurança do Mercado Municipal de Pouso Alegre causam preocupação


De acordo com uma funcionária do Mercado Municipal de Pouso Alegre, o equipamento instalado na entrada do banheiro feminino, se movimenta. A função da câmera é vigiar quem entra e sai dos vestiários assim como o movimento na catraca. Existem 16 câmeras espalhadas pelo Mercado, inclusivo também na entrada do banheiro masculino, parte interna e externa do prédio.
O chefe do Mercado Municipal, Antônio César Tirelli, garante que nenhuma das câmeras se movimenta. Já a uma balconista garante que o equipamento do banheiro feminino além de diferente é giratório e pode mudar de ângulo. O giro da câmera possibilita pegar imagens das pessoas que circulam nas áreas comuns dos banheiros.
As imagens são gravadas e monitoradas por um sistema de segurança. Nenhum representante da empresa que instalou os equipamentos no mercado foi encontrado para falar sobre o assunto.

Jiu-jitsu em alta em Paraisópolis

Artes marciais em geral sempre tiveram uma conotação negativa perante parte da sociedade, porém essa realidade tem sido mudada nos últimos anos, através da popularização da luta enquanto esporte.
Em Paraisópolis, Lessandro Ribeiro, ou Lessau como é conhecido, além de farmacêutico, é mestre de jiu-jitsu. Ele pratica o esporte desde 2001 e ministra aulas há quatro anos. Hoje ensina a arte marcial para seis alunos.
Para ele a concepção do jiu-jitsu tem sido reformulada na mente das pessoas: “desmistificamos a idéia de que o esporte é violento e só para jovens”, explica ele. Entre tantos outros benefícios da luta, ele destaca: “aumento da auto-estima, prevenção de doenças, maior senso de união e cooperação”, visto que não há como treinar sozinho.
            A idade apara se iniciar os treinos varia de cada pessoa. Para Lessau, a partir dos seis anos é uma boa idade.
Apesar da evolução e popularização do esporte, o mestre reconhece que ainda existe preconceito, mas que trabalha sempre no sentido de desmistificar 

Conheça o Jiu-jitsu, a luta para entrar em forma

O jiu-jitsu é praticado predominantemente no chão e também usa o princípio da isometria para imobilizar o oponente. Além de contribuir para o fortalecimento muscular, a aula melhora o condicionamento físico e a função cardiorrespiratória, já que o esforço é constante. Apesar de precisar de força para praticar a luta, o que faz diferença mesmo é o domínio da técnica, já que é preciso muita atenção para dominar o adversário. Em apenas uma aula são eliminadas 1000 calorias. 

Gripe suína continua fazendo vítimas em Minas Gerais



A Secretaria Municipal de Saúde de Varginha confirmou três mortes causadas pelo vírus H1N1, uma no dia dez de agosto e outras duas no dia 16. A primeira morte foi de uma mulher com 43 anos, residente em Serrania (MG) que estava internada em Varginha e faleceu no último dia quatro, após dois dias no Hospital. Após piora no quadro, chegou a ser transferida para a UTI, mas não resistiu.
As outras duas mortes com causas confirmadas foram de duas mulheres, ambas com 42 anos. Uma estava internada em Lavras e a outra em Campo Belo.
Já são 27 mortes causadas pela doença em todo o estado e mais 78 pessoas identificadas com a doença. No sul de Minas, já foram nove vítimas fatais e mais 22 casos confirmados.

Exposição de Orquídeas em Pouso Alegre



Pouso Alegre recebe ‘Exposição Nacional de Orquídeas’. Foram dois dias de exibição no Clube Literário da cidade, com entrada franca. O evento teve início no dia dez e terminou no dia 12 de agosto. A estimativa é que a exposição tenha recebido cerca de cinco mil visitantes.
Um júri ficou responsável por avaliar as flores em 11 modalidades. Foram mais de 300 espécies diferentes julgadas nos quesitos: raridade, espécie, cultivo e quantidade de flores por vaso.
O encontro conta com 175 expositores de 34 cidades associadas      à cooperativa das Associações Orquidófilas do Brasil.
A estudante de biologia Renata Saldanha, visitou a exposição pela primeira vez e se surpreendeu com a quantidade de espécies diferentes no local.
Para quem tem vontade ter uma orquídea em casa, mas acreditam que a planta necessita de cuidados especiais, os orquidófilos garantem o contrário. Segundo os cultivadores da planta, ela é como outra qualquer, e exige apenas os cuidados básicos das flores. Apenas é necessário saber quais os cuidados ideais para cada espécie de orquídea.

Gonçalves festeja o dia da padroeira



Nossa Senhora das Dores é a santa padroeira do município de Gonçalves. A manifestação religiosa acontece oficialmente desde 1947 e todos os anos centenas de pessoas mantêm essa tradição.
No dia seis de setembro tem início a novena preparatória que segue até o dia 15, com missa dividida em setores, formados pelos bairros da cidade. Para cada celebração, é definido um tema e um noveneiro. Logo após a missa, quermesse, leilões, barracas gastronômicas e shows na Praça Central. Dia 16 é o último dia de festa. Todos os setores se reúnem em homenagem à Nossa Senhora das Dores.
O tema desse ano é: “Mãe, ensina-nos a viver a palavra de Deus”
Em 2011 o festeiro responsável pela organização foi Pedro Piola e sua família. Esse ano os organizadores são: Lídia, Kléber, José Geraldo, Isabel e filhos. O festeiro do ano que vem será anunciado no último dia da festa.

Inauguração do Shopping de Pouso Alegre é adiada


O prazo de término das obras do Serra Sul shopping foi prorrogado para março de 2013. O motivo segundo informações da assessoria seria o período chuvoso.  No cronograma, a entrega estava prevista para novembro desse ano.  Segundo a assessoria de imprensa do Shopping, o índice pluviométrico em um único dia do mês de maio foi de 24 milímetros e a média de todo o mês atingiu 61 milímetros de chuva
O empreendimento contará com 142 lojas divididas em 32.464,48 m² de área construída e está localizado na BR 459.  Já estão confirmadas a instalação de grandes redes como: Mac Donalds, Renner, Riachuelo, Marisa, Hipermercado Bretas e a rede de cinemas Cineart Multiplex.
A obra inovadora foi projetada na horizontal, com apenas um pavimento. 

Ari Grecco ministra curso de arbitragem em Paraisópolis



O técnico de futebol Ari Grecco, ministra curso de ‘Especialização e Reciclagem em Arbitragem’, em Paraisópolis.  As aulas foram ministradas no ADC Delphi e – pessoas participaram. O conteúdo foi divido em tópicos: A evolução histórica do árbitro e da arbitragem, perfil estratégico pessoal e profissional, o que a regra não diz, reciclagem das 17 regras, a preparação física do árbitro e do assistente, súmulas e relatórios e avaliação.
Ari é Técnico de Futebol pela Associação Brasileira de Treinadores de Futebol e já esteve em Pouso Alegre com esse mesmo curso. Ele já comandou times no Brasil e no exterior.
Jânio Pinto, analista de matérias e amante do futebol, foi o responsável pela vinda do técnico à Paraisópolis, ele lembra que o primeiro contato com Ari, foi durante um jogo com a equipe de veteranos do Palmeiras em Morungaba – SP. Segundo ele o curso teve grande aprovação dos alunos e há interesse em fazer um trabalho prático em campo no mês de novembro.
Jânio ressalta os objetivos de “reciclar, qualificar e melhorar os amantes do apito” com o curso e reafirma as qualidades do técnico: “O Professor Ari é profundo conhecedor do Futebol”, comenta.
O árbitro Kleber de Carvalho foi um dos alunos que receberam o conteúdo exposto por Ari. Ele considera o conteúdo muito bem apresentado e caracteriza o curso como: “extraordinário”.
O curso, que teve como público alvo treinadores, auxiliares, árbitros, dirigentes, jornalistas, treinadores de goleiro, estudantes e professores e alunos de educação física entre outros. 

14ª Feira das Nações é recorde de público em Pouso Alegre


Foram quatro dias festa no Pátio da Rodoviária em Pouso Alegre. O evento aconteceu de nove a 12 de agosto e reuniu cerca de 25 mil pessoas. A festa é considerada a maior feira gastronômica e filantrópica do Sul de Minas Gerais. A entrada custa R$ 6,00 e toda a renda é revertida para as 10 instituições de caridade do município que participam do evento.
O setor gastronômico oferece comidas típicas de 10 países, entre eles: entre eles Japão, México, EUA e Alemanha. Além disso, são realizadas apresentações artísticas e culturais. Uma opção a mais de lazer aos pousoalegrenses.
Wellington Faria visitou a feira pela segunda vez, e diz que o que mais lhe chama atenção é o fato de poder conhecer a gastronomia de outros países sem sair de Pouso Alegre. Ele garante que a repercussão do evento é sempre positiva e que na véspera é sempre bem comentada na cidade. Além disso, ele admira o bom atendimento e incentivos como sorteio de prêmios para os presentes. 

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Árvore de 45 anos oferece risco e é cortada



No dia 30 de julho uma árvore de aproximadamente 45 anos da espécie Flamboyant, teve de ser cortada em Paraisópolis. Ela foi plantada no canteiro da Praça Cel José Vieira e se encontrava em fase de degradação.
De acordo com o Engenheiro Florestal Pedro Souza, a árvore estava com as extremidades secas, tronco principal podre, com formigas e acúmulo de água. Isso teria acontecido por conta da idade e por se tratar de uma área urbana como explica ele: “as árvores da cidade estão sujeitas a vida mais curta, pois estão em solos compactados, recebem poucos nutrientes, estão sujeitas à vandalismo, lixo e poluição”, conta.
 A decisão de cortar a árvore foi em virtude do risco iminente de queda de galhos, e até mesmo do fuste (tronco principal), trazendo risco de vida por estar em praça pública.
O local em volta da árvore estava interditado desde o dia 27 de julho quando se verificou o início da queda espontânea das cascas e alguns pequenos galhos.
Considerando o risco e o vento em Paraisópolis optou-se pela condenação da árvore, priorizando a integridade física das pessoas. Serão plantadas no lugar
duas Sapucaias, árvore símbolo, que deu nome a região do Sapucaí e ao rio.
Cortar árvores sem autorização é crime ambiental, conforme lei a Federal de Crimes Ambientais nº 9605, Lei Estadual nº 14309 e Lei Orgânica  Municipal nº 1716 -1999. A autorização deve ser concedida pelo CODEMA.

Finalista do programa TUF da Rede Globo em Pouso Alegre



O lutador de Mixed Martial Arts (MMA), Sérgio Moraes, conhecido como Serginho, ministrou uma oficina sobre artes marciais mistas em Pouso Alegre.  O encontro aconteceu no dia 21 de julho e reuniu cerca de 50 pessoas.
O campeão mundial de jiu-jitsu participou do programa ‘The Ultimate Fighter Brasil’ (UFC) da Rede Globo onde foi finalista. Na oficina ele ensinou novas técnicas para os amantes das artes marciais mistas da região. O esporte está em alta e cada vez mais pessoas aderem à luta que mistura diversas artes marciais e técnicas.
Serginho tem 30 anos e é chamado pelos fãs de ‘O Orgulho da Cohab’ (local onde o lutador nasceu).

Festival de pratos típicos



Um evento gastronômico acontece paralelamente à Festa do Polvilho na cidade de Conceição dos Ouros, é o ‘Festival de Pratos Típicos de Mandioca e Polvilho’ que está em sua 9ª edição.  O objetivo é reunir pratos doces e salgados feitos à base de polvilho e promover a valorização do produto de maior expressão local. O festival acontece no Centro Educacional Cristovam Chiaradia e esse ano reuniu 334 pratos diferentes.
Os pratos apresentados são julgados por jurados que avaliam a apresentação do prato, criatividade na hora de preparar e servir e o sabor característico do que foi feito.
A vencedora da edição desse ano foi Lucélia Borges que preparou um bolo, o qual deu o nome de ‘Pescador’. Como prêmio, Lucélia levou pra casa um aparelho de jantar. Outros 21 pratos também foram premiados.
No ano passado a vencedora foi Maria Beatriz Souza de Paraisópolis. Ela preparou um biscoito de mandioca, margarina, leite em pó e açúcar. A iguaria ganhou formato de pássaro nas mãos da ganhadora em uma mistura de culinária e artesanato.
O Festival é organizado pela EMATER-MG e realizado em parceria com a Associação de Produtores Rurais, Agroindústria de Conceição dos Ouros e Prefeitura Municipal.
A festa do Polvilho vai até dia seis de agosto, segunda-feira, dia em que se comemora o aniversário da cidade.

Festa do Polvilho agita Conceição dos Ouros



O município de Conceição dos Ouros comemorou na última semana o 64º aniversário político administrativo, junto com a tradicional festa do polvilho que já está em sua 16ª edição.
A festa movimentou a cidade com pouco mais de 10 mil habitantes, considerada a maior produtora de polvilho artesanal do Brasil. O mês de agosto foi escolhido para comemorar o título de capital do polvilho e reúne milhares de pessoas todos os anos na Praça José Maria de Souza.
A abertura oficial foi na sexta-feira dia três de agosto com o show do cantor Leonardo. No sábado dia quatro, quem comandou a festa foi a dupla sertaneja Bruno e Marrone e para fechar a sequência de shows no domingo, a banda Oba Oba Samba House. Os meninos são considerados criadores e expoentes do gênero musical. O que começou como um projeto paralelo ao pop rock da banda original ‘Cinco Minutos’, deu lugar ao fenômeno da região de Ribeirão Preto e que agora está nas paradas de sucesso de Minas Gerais. A mistura do samba com o eletrônico agradou e fechou a festa do Polvilho em Conceição dos Ouros. 

Sustentabilidade aliada aos negócios




Em Paraisópolis o engenheiro e empresário do ramo hoteleiro, Paulo Artur Gonçalves aposta na sustentabilidade para ampliar os negócios. Ele optou por utilizar materiais ecologicamente corretos na construção de novos quartos em sua pousada. Serão construídos dois pavimentos com blocos estruturais de cerâmica. Nesse tipo de obra não são utilizadas estruturas de concreto, feitas de colunas e vigas da forma que os engenheiros,  construtores e pedreiros da região estão acostumados. São colocados ferros dentro da estrutura, chamada gaude. Esse procedimento torna o trabalho mais simples. Outra mudança é painel treliçado no lugar de laje treliçada.
Paulo Artur explica que esse tipo de construção reduz os custos da obra em cerca de 30%: “é muito mais limpa e rápida”. Outro detalhe é que a obra exige planejamento das instalações elétricas e hidráulicas: “não é como o processo atual onde se constrói a parede e quebra depois. Já se tem que ir fazendo tudo junto”, conta Paulo.
Para a eficácia da obra, ele planeja tudo no computador e o construtor executa.
A maior dificuldade é com relação à aquisição dos materiais, que atualmente só são encontrados no estado de São Paulo. Além disso, para introduzir esta tecnologia aqui, são necessários cursos que somente estão disponíveis  no estado de São Paulo. Apesar dos materiais serem trazidos de fora, a economia compensa.
Seguindo o processo semelhante ao que o engenheiro usa em sua obra, é possível construir até 12 andares.

Cachoeira de Minas realiza 2ª cavalgada turística


A cavalgada turística de Cachoeira de Minas está em sua segunda edição e foi realizada no dia 28 de julho reunindo dezenas de cavaleiros. O destino dos participantes foi a Fazenda Malhada, conhecida na região pela fabricação de queijos tipo Parma. 

Vôo livre colore o céu de Paraisópolis



Durante o sábado e domingo da OPIS o céu de Paraisópolis ganhou novas cores e despertou olhares. Praticantes de vôo saltaram do Pico do Machadão e competiram nas modalidades: asa delta e parapente, sendo quatro pilotos por entidade. A ideia era voar por 30 minutos e pousar o mais próximo do ponto determinado. Além disso, quem conseguisse sobrevoar a praça principal ganhava bônus.
A subida foi ás 10h e decolagem ás 13h. Esse ano foi o primeiro em que a modalidade foi inserida no cronograma. No ano passado os saltos acontecem apenas na sexta-feira, devido ao vento forte que cortou Paraíso no sábado e domingo como explica um dos pilotos, Thiago Messias: “o vento estava na direção sul/sudeste/sudoeste, e o Machadão só decola na direção norte/nordeste/noroeste”, afirma Thiago.
Apesar de a competição fazer parte do cronograma não foi contabilizada na pontuação diz o professor de educação Física Márcio Roveda: “não tem como fiscalizar, precisamos de pessoas representantes de entidades para isso. Sendo assim, foi decidido em votação, não somar pontos nessa modalidade”, conta.
Mesmo assim, os participantes foram premiados com medalhas e deixaram o dia ainda mais bonito.


Sobe para 16 o número de mortes por gripe suína no estado



A Secretaria de Estado de Saúde confirmou mais uma morte causada pelo vírus H1N1 em Minas Gerais. A vítima é uma mulher de 55 anos, internada em Santa Rita do Sapucaí desde o dia 21 de julho. A morte foi confirmada três dias depois da internação e o diagnóstico no dia 30. É o primeiro caso registrado no município.
Essa é a 5ª morte por gripe suína no Sul de Minas, mas a Gerência Regional de Saúde afirma que a situação está sob controle.

A Secretaria de Saúde Municipal realizou uma campanha de vacinação contra a gripe entre cinco de maio à 1º de junho. De acordo com os resultados divulgados quase cinco mil pessoas foram imunizadas, o que corresponde a cerca de 83,2% da cobertura pretendida na população de idosos, profissionais da área da saúde, gestantes e crianças de seis meses a 1 ano 11 meses e 29 dias.  Apenas nas gestantes o número de imunizados não foi o suficiente. Após o término da campanha para os grupos direcionados, deram início as vacinações dos doentes crônicos.  
Sintomas. O que fazer?
Secretaria de Saúde de Santa Rita   
As pessoas que tiverem sintomas de gripe devem ficar atentas principalmente na febre, que no caso da gripe suína é sempre superior a 38 graus. Também como medida de prevenção determinada pelo Estado, ao se dirigir a um posto de atendimento médico, o cidadão que estiver gripado, além de ser examinado vai responder um questionário com perguntas que poderão ajudar a identificar se a pessoa gripada é alguém que tem risco de ter contraído a gripe suína ou não. Logo depois de fazer a avaliação do quadro da gripe e do questionário o médico determinará quais os procedimentos serão tomados. 

OPISINHA é novidade



Esse ano, pela primeira vez foi realizada a OPISINHA. Esse seguimento da OPIS abre espaço para as crianças que disputaram voleibol feminino somando 45 meninas inscritas, futsal masculino com 84 inscritos, xadrez masculino e feminino, (sendo que no feminino a jogadora não compareceu e os pontos foram anulados), natação com espaguetes e demais categorias na piscina, essas sem somar pontos. As modalidades foram divididas em módulos delimitados por idades.
Para participar da OPISINHA, a criança deve estar matriculada e treinando na escolinha do departamento de esporte da Prefeitura Municipal.
A pontuação foi dividida de acordo com a colocação, sendo que os 1º e 2º lugares ganharam 10 pontos e os 3º e 4º, cinco pontos.  
O logo foi criado pela professora Nádia Valéria da APAE.

APAE é campeã da OPIS 2012



Depois de uma disputa acirrada entre e APAE e Hospital, a definição da entidade vencedora da competição solidária foi definida no último dia de gincana pelos placares de 380 pontos para a APAE e 360 para o Hospital. O terceiro lugar ficou com o Asilo que somou 310 pontos seguido pela Casa da Criança com 250.
Essa edição foi a de número 14 e reuniu centenas de pessoas durante os jogos no poliesportivo professor Helcias Rocha e nas barracas montadas em frente a Praça da Matriz. Para animar a festa, shows com as bandas locais, Mente Explícita, Minas Rootz, com as duplas Caio César e Diego e Guto e Nando e para fechar, o grupo de pagode de Itajubá Simplicidade.
De acordo com o tenente Diego Marchena Valote, nenhuma ocorrência grave foi registrada durante as festividades na cidade. Segundo ele o trabalho da polícia aconteceu de forma ‘tranquila’. 

Sete cães encontram um lar em Paraisópolis



A Ong resgate quatro patas realizou mais um bazar para adoção de cães em Paraisópolis. O evento aconteceu no domingo de OPIS e sete cães ganharam uma nova família, sendo três adultos e quatro filhotes.
Dentre os animais adotados, um terá lar em São Paulo. Trata-se de um filhote fêmea adotada por uma turista.
Para levar um animal para casa, basta apresentar comprovante de residência, RG e CPF. As fêmeas adultas disponíveis na ONG são castradas, vermifugadas e na maioria das vezes vacinadas. Os filhotes também são doados vermifugados. Apenas a vacina é por conta do adotante.
No ato da adoção, os protetores da ONG fazem perguntas sobre o local em que o animal vai ficar e mantém visitas periódicas pra ver se o animal esta sendo bem cuidado.
Segundo a protetora Andressa Rosa, filhotes na maioria das vezes se adaptam muito bem já os animais adultos como já sofreram pelo abandono maus tratos, demoram um pouco para se acostumar: “mas tudo é uma questão de tempo, carinho e paciência do novo dono”, afirma Andressa. 


Homem é preso com maconha e arma de fogo na zona rural de Paraisópolis



Um homem foi preso no bairro Rural Martins em Paraisópolis com maconha arma de fogo e munição. A polícia encontrou um Gol com placa de São Paulo estacionado na estrada de terra por volta das 22h. A atitude foi considerada suspeita o que ocasionou a revista do homem e do automóvel. O suspeito confessou estar fazendo uso de entorpecente e durante a revista no veículo demonstrou nervosismo e pediu por várias vezes para que pudesse entrar no carro. Os policiais encontraram debaixo do banco uma pistola calibre 380 com 18 munições e um carregador com 19.
 Ele foi preso em flagrante e levado à delegacia de Itajubá. Apesar de a arma ser de uso permitido, não tinha registro, portanto era ilegal.