O concurso nacional de marchinhas carnavalescas da Fundição Progresso está em sua 7ª edição e tem entre os dez finalistas o engenheiro paraisopolense que reside nos Estados Unidos, Leandro Almeida.
Nesta edição, o concurso recebeu 1.049 inscrições e bateu a marca de 6.200 músicas inscritas entre 2005 e 2011.
A seleção foi feita por um júri de peso, composto por Edu Krieger (compositor, cantor e bicampeão do Concurso de Marchinhas), Pedro Aragão (professor, pesquisador de música e maestro do Rancho Flor do Sereno), Rachel Valença (historiadora, pesquisadora de carnaval e vice-presidente do Museu da Imagem e do Som), Thiago Cesário Alvim (empresário, folião e fundador do bloco Carioca da Gema) e pelo cantor, compositor e apresentador de TV, Zéu Britto.
Das 1.049 inscritas, passaram 290 semifinalistas, depois, 26 quase-finalistas e após muita discussão foram anunciadas as dez melhores na opinião do júri.
A grande final será no dia cinco de fevereiro, ao vivo no Fantástico. Será feita a abertura da votação popular para todo o Brasil através de telefone e internet, em que o público decidirá a escolha dos 1º,
2º e 3º lugares que receberão os prêmios.
O prêmio denominado Mário Lago terá de um baile para o lançamento de um CD no dia 18 de janeiro na Parada da Lapa. Será a primeira apresentação pública das músicas finalistas, que serão executadas pela Banda Fundição e interpretadas por seus próprios autores ou cantores convidados.
Confira a lista de finalistas:
Anjo G (Eugênio Dale e Suely Mesquita) – Niterói/RJ
É tudo verdade (Daniel Pereira e Jorgito Sápia) – Niterói/RJ
Estresse mata (Eduardo Dussek) – Rio de Janeiro/RJ
Jardim encantando (Gilberto de Xangô) – Rio de Janeiro/RJ
Marcha dos 4 (Sérgio Fonseca e Ernesto Pires) – Rio de Janeiro/RJ
Marcha olímpica (Nuno Neto, Janjão, Gallotti e Pedro Holanda) – Rio de Janeiro/RJ
Papagaio no arame (Fábio Ferreira Simões) – Recife/PE
Temporal de cachaça (Leandro Almeida) – Paraisópolis/MG
Tudo dói (Darcy Maravilha e Sérgio Foleado) – Rio de Janeiro/RJ
Virgem com leão (Roberto Cláudio da Cruz) – Recife/PE
0 comentários:
Postar um comentário