segunda-feira, 24 de maio de 2010

Na semana da enfermagem, futuros profissionais recebem cursos e participam de palestras.

Dia 12 de maio é o Dia Internacional da Enfermagem, e para comemorar a data, foi elaborada a semana da enfermagem, na (EPEP) Escola Politécnica de Ensino Paraisopolense. A semana foi composta por eventos voltados para a área da saúde, e contou com a participação e colaboração de profissionais relacionados.
No dia três de maio, os alunos do curso de enfermagem participaram de uma (Roda) Terapia comunitária, realizada por Milene Aguiar juntamente com Selma e Eliane Souza Cardenes Barbosa.

Nos dias quatro e cinco de maio as palestras e treinamentos oferecidos aos alunos de enfermagem foram elaboradas e apresentadas pelos bombeiros civis: Ednaldo Aparecido de Souza, Hollian Elias da Silva, Anderson Aparecido Pereira e Michele Cristiane Paulino Campos, que abordaram o tema “Primeiros Socorros”, juntamente com Sheila Aparecida dos Santos , enfermeira padrão, que faz pós graduação em Urgência e Emergência.
Michele, integrante do corpo de bombeiros e Técnica de Segurança do Trabalho, conta que o evento foi muito satisfatório e gratificante: “os alunos foram participativos em todos os momentos do treinamento, além de muitas perguntas na parte teórica, teve grande envolvimento na parte prática”.

Ela explica que a os treinamentos oferecidos tentaram passar aos alunos situações do dia-a-dia, que acontece fora do ambiente hospitalar: “temos que utilizar de iniciativa, criatividade e conhecimento para socorrer uma vítima a fim de evitar o agravamento das lesões podendo chegar ao falecimento da vitima”.

Durante o evento foram realizadas simulações acidente de trânsito, parada cardio-respiratória, fraturas, engasgos entre outras situações de risco.

Para finalizar a Semana comemorativa, no dia 6 de maio, Everton de Assis Ferreira, Instrutor Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) da região, ministrou uma palestra sobre a realidade das drogas. Ele explica que é importante instruir os futuros profissionais: “As palestras fazem que o estudante tenha uma breve noção do assunto drogas, elucidando a realidade que encontrará depois de formado”.

0 comentários:

Postar um comentário