Assim como o exame e diagnóstico,
a campanha ‘Novembro Azul’ também ainda é pouco divulgada. A campanha foi
criada para conscientizar
o sexo masculino nos aspectos da prevenção do câncer de próstata. A doença é o segundo câncer mais comum entre os homens. Conforme o
Ministério da Saúde, são mais de 50 mil casos novos todo ano, com o número de
mortes ultrapassando os 12 mil registros.
O mês de novembro é marcado no dia 17,
pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer de
Próstata.
O tema da campanha – Um Toque, um Drible –
pretende conscientizar os homens sobre a necessidade de se submeter a exames
preventivos.
Na fase inicial, o câncer da próstata não
costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento
benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes
durante o dia ou a noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos
ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou
insuficiência renal.
O tratamento vai depender do estágio da
doença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e
algumas vezes apenas observação médica.
Informações
- INCA
0 comentários:
Postar um comentário