segunda-feira, 20 de setembro de 2010

‘Bueno de Paiva’ – Uma senhora que completa 100 anos de história


A Escola ‘Bueno de Paiva’, municipalizada desde 1998, completa no dia 20 de setembro de 2010 cem anos de existência.

A preocupação em criar uma escola pública de qualidade para atender um município em crescimento econômico, político e cultural, agitava a pequena São José do Paraíso (hoje Paraisópolis).

Seu primeiro prédio seguia um estilo colonial; E foi construído no terreno doado por Dona Anna Amélia Vieira Carneiro. Essa construção teve sua estrutura abalada em virtude dos formigueiros que existiam sob a escola. Isso ocorreu em 1925, quando 375 alunos freqüentavam o grupo. A insegurança da construção motivou a demolição da escola. Um novo Prédio Escolar com nova estrutura e arquitetura foi inaugurado em 10 de Setembro de 1927.

O valor sentimental e a riqueza de detalhes da construção tornaram o prédio parte do acervo arquitetônico tombado pelo patrimônio histórico do município em 2006.

O nome Bueno de Paiva foi dado ao grupo em homenagem a Francisco Álvaro Bueno de Paiva, que além de juiz, promotor, senador e Presidente da Câmara de Paraisópolis, mais tarde chegou à vice-presidência da República, após o falecimento de Wenceslau Bráz, no governo de Epitácio Pessoa.

Atualmente a Escola é dirigida pela professora e diretora Ana Lázara Faria Santos juntamente com a Vice-Diretora professora Rogéria de Fátima Teixeira Carvalho.

O ano de 2010 começou em festa não só para estudantes e professores do grupo, mas para todos aqueles que fizeram parte dessa histórica e agora centenária escola.

Para iniciar as comemorações do ciclo centenário foi organizado um calendário festivo:

Segunda-feira 20, a partir das 09h30min com o cerimonial de abertura dos eventos comemorativos, na quadra poliesportiva Dona ‘Rute Toledo de Oliveira’. Estarão expostos fotografias e objetos de memória da escola. Das 13h30min ás 14h30min, haverá oficina de pintura em madeira com Maria Emaculada Carlos. Ás 15h00min, exposição de trabalhos de alunos alusivos aos 100 anos da escola, e ás 16h00min show de palhaços na Concha acústica. Terça- feira 21, oficina de Jogos, e pintura. Quarta-feira 22, oficina de artesanato. Quinta-feira 23, oficinas de música, literatura e artesanato. Sexta-feira 24, oficinas lúdicas e corporais. Todas as oficinas acontecerão em horário de aula para alunos do 1° e 2º turnos.

As festividades seguem durante todo o ano no centenário, que vai de 20 de setembro de 2010 a 20 de setembro de 2011.

0 comentários:

Postar um comentário