segunda-feira, 5 de abril de 2010

Paixão, morte e ressurreição: Católicos celebram a saga de Jesus Cristo.


Começou neste sábado (27) o evento mais importante do ano litúrgico para o catolicismo: a Semana Santa. As celebrações marcam o período que antecede a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada na Páscoa, (4).

A secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Conceição dos Ouros distribuiu à população a programação completa de eventos.
A abertura da programação da Semana Santa em Ouros foi marcada pela Caminhada e Via Sacra na Capela São Judas Tadeu, situada na Chapada.


No domingo (28), começou oficialmente segundo o calendário cristão a missão redentora de Jesus na terra, com uma procissão que seguiu até a quadra poliesportiva onde foi celebrada a missa de Ramos, e Benção dos ramos do hospital Monsenhor José Roberto.
Segunda-feira (29), missa na Matriz e procissão do depósito, com as imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores.

Terça-feira (30), celebração na Rua da Candinha e procissão com Nossa Senhora das Dores, simultaneamente à Celebração no Bairro do Quilombo e Procissão com Nossa Senhora dos Passos, com encontro na Matriz.
Quarta-feira (31), missa da Saúde, benção dos remédios e Celebração Penitencial.
Quinta-feira (1), missa da Instituição da Eucaristia, Lavapés na quadra poliesportiva e Procissão e adoração do Santíssimo na Igreja Matriz até ás 00h00min.
Sexta-feira (2), dia de jejum e abstinência, silêncio e luto na Igreja, caminhada até o Santo Cruzeiro, celebração da paixão do Senhor, adoração da cruz, e comunhão na Matriz. Logo após, descimento da cruz e procissão do Senhor morto saindo da Matriz.
Sábado (3) Vigília Pascal na noite santa, na quadra poliesportiva. Celebração da luz com velas e procissão até a Matriz.
Domingo (4), Páscoa das crianças e missa de ressurreição de Jesus, fechando o calendário cristão da Semana Santa.

A ministra de Eucaristia, Maria Luiza Campos Borges, conta como é a preparação das missas e procissões. “Tudo é cuidadosamente planejado, desde a arrumação das roupas, até os detalhes finais. Todas as pastorais e a equipe de liturgia se empenham”.
E ressalta ainda a adesão popular: “É tanta gente que participa que a maioria das celebrações são feitas na quadra poliesportiva, para comportar a população”.

0 comentários:

Postar um comentário