sábado, 24 de abril de 2010

Escolinha de Futebol Garotos de Ouro coloca as três categorias nas finais da taça Brazópolis


A Escolinha de Futebol Garotos de Ouro classificou a categoria Pré Mirim com uma rodada de antecedência para a final da Taça Brazópolis de Futebol de Base. Agora as três categorias da escolinha estão classificadas para as finais.
Jéferson de Castro Rosa, é o treinador do time, e conta que a classificação nas três categorias deu-se principalmente através dos resultados positivos do PROTEMA - Programa de Testes, Medidas e Avaliação Física da Escolinha, aliados a preparação e manutenção física dos atletas, a alta qualidade técnica do grupo, disciplina e ao comprometimento.
As partidas da final serão no domingo, 18 de abril em Brazópolis:
Pré Mirim ás 09h00min: São José do Alegre X Garotos de Ouro, Mirim ás 09h40min: Garotos de Ouro X Brazópolis e Infantil ás 10h30min: Brazópolis X Garotos de Ouro.

Projeto incentiva crianças a visitarem o museu em Conceição dos Ouros


Os alunos de Conceição dos Ouros e de escolas das cidades vizinhas vistam anualmente o museu Histórico, Arqueológico, Cultural e Ambiental do Município. As visitas ou passeios guiados acontecem entre o mês de abril e maio, aproveitando a comemoração do dia do índio e Semana Nacional dos Museus. Esse ano as visitas começaram no dia 5 de abril e se encerrarão no dia 21 de abril, quando termina a semana Nacional do Museu. Os alunos tem idade entre 3 a 17 anos, e cada visita dura cerca de 1 hora e meia por turma. Essa parceria das escolas com o museu faz parte de um projeto em vigor desde 2003, e tem como principal objetivo estabelecer uma relação mais íntima entre os alunos e a memória de seus antepassados.
Há dois anos a organização da visita estabeleceu uma programação especial direcionada aos alunos da APAE de Conceição dos Ouros, que neste ano atenderá também os Alunos APAE de Cachoeira de Minas. Nos anos anteriores durante esse período de visitação o museu recebeu em média 1.000 alunos ao todo.

Professores entram em greve por melhorias no salário


Algumas escolas da rede estadual de educação de Minas Gerais entraram em greve por tempo indeterminado, à partir de quinta-feira (8).
Segundo o Sindicado Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), o motivo da greve é o salário dos professores estar abaixo do piso nacional.
Os servidores da educação que recebem em torno de R$ 500,00 base, reivindicam a implantação do piso salarial de R$ 1.312,85 por uma jornada de 24 horas semanais, previsto por lei federal, já que de acordo com dados do Sindicato apesar da economia de Minas ser considerada a 3° maior do país, os professores tem o 8° pior salário do país. Dos 27 estados brasileiros, 15 já pagam o piso salarial.

Até o momento 40% das escolas estaduais aderiram à greve.
Na assembléia Legislativa, o governo de Minas apresentou a proposta de reajuste de 10%, mas de acordo com o Sindicato essa porcentagem não modifica os salários recebidos pelos trabalhadores da educação, pois esse valor nada mais é do que o repasse da inflação do período, não havendo aumento real.

Em Paraisópolis, na Escola Estadual Antonio Eufrásio de Toledo, 70% dos professores presentes votaram a favor da greve.
De acordo com o professor Sérgio Henrique S. de Moraes essa reivindicação é mais do que justa: “Os professores já não tem seguro desemprego, fundo de garantia, e um bom plano de saúde”.
Apesar de haver professores cumprindo horários nas escolas, a maioria diz estarem insatisfeitos com os baixos salários, e ressaltam a frase muito usada durante as discussões de quinta-feira, que segundo eles retrata bem a atual situação: “o piso salarial dos professores na verdade é um teto salarial”, e justificam a permanência na escola durante a greve como uma maneira de evitar cortes no cartão de ponto, diminuindo ainda mais o saldo do orçamento.

No dia 20 de maio está sendo cogitada uma grande manifestação dos professores referente à visita do vice-governador de MG, Antonio Augusto Anastásia, já que não estará presente sua tropa de choque.

Fest Noiva é realizado em pró de entidades filantrópicas de Paraisópolis


O 1° Fest Noiva de Paraisópolis aconteceu no dia 09 de abril, no Clube Recreativo da cidade. O evento beneficente, idealizado e realizado por Monique Suelen Costa e Tereza Cristina Pereira, contou com a presença de cerca de 500 pessoas, e a entra de 1 km de alimento não perecível foi destinada às entidades filantrópicas da cidade: Casa da Criança, Asilo São Vicente de Paula, APAE, Hospital Frei Caetano e Lions Clube.
Dentre as atrações do evento os presentes puderam conferir desfiles de vestidos para festa, casamentos e formaturas, pagens, damas de honra, floristas, noivos, noivas, e exposição de decoração para festas em geral, buffet, doces, bolos, acessórios, som e iluminação.
A verba arrecadada com patrocínio cobriu apenas parte da divulgação, o restante dos gastos foi dividido entre os expositores.
Para Monique, uma das organizadoras do evento, é importante mostrar às pessoas o trabalho oferecido pelos profissionais da cidade, e cita que muitos procuram por empresas de fora, por desconhecer o serviço prestado na cidade.

Jogo on-line é a nova estratégia contra a Dengue


Os meios de comunicação e os agentes de saúde fazem grande campanha de conscientização à população e do combate a Dengue, principalmente nessa época do ano, onde o calor e a chuva tornam o ambiente propício para a proliferação do mosquito.

Pensando nisso a Escola Municipal "Monsenhor Sebastião Vieira", em Paraisópolis resolveu abraçar e disseminar esta campanha por meio das crianças.
A forma encontrada para atingir os alunos foi a implantação na grade de aulas de informática, de um jogo criado pelo Governo de Minas Gerais, em parceria com a rede de relacionamentos, Orkut. Essa é a mais nova estratégia de prevenção à doença causada pelo mosquito Aedes Aegypti.

Jose Carlos Teixeira Faria, é vereador e professor de informática do período da manhã na escola, e foi precursor do projeto. Esse projeto se estendeu as aulas ministradas pela professora Rosana no período da tarde.
Os alunos integrantes do projeto cursam o 3°, 4° e 5° ano, e somam cerca de 150 crianças.

Ele conta que ao término da primeira aula os alunos foram pra casa, preocupados em examinar tudo e fazer a sua parte. “Na segunda aula, após uma semana, voltaram dizendo: Eu tirei a água do pratinho, eu joguei umas garrafas no lixo, eu matei um mosquito, eu tirei a água parada do pneu. E assim muitos e muitos relatos.” Conta José Carlos animado com os resultados. Ao ver o resultado positivo da iniciativa, levou o projeto ao conhecimento da Vigilância Epidemiológica para que este jogo fosse divulgado no município.

Carlos Alberto Venésio Gomes, técnico em Vigilância Sanitária, explica que toda iniciativa de educação é valida, pois além formar a conscientização das crianças, eles são grandes multiplicadores das informações obtidas.
“Temos vários exemplos de projetos desenvolvidos com escolas, relacionados com a Dengue que serviram de modelo para eliminação de focos do Aedes aegypti.”

terça-feira, 13 de abril de 2010

Entrevisa com Luis Rosa: Prefeito de Gonçalves


G.V -Que avaliação faz do seu mandato de 2009?
L.R -Foi um bom ano. Claro que tivemos dificuldades, mas conseguimos realizar obras e iniciar novos convênios.

G.V -No seu entendimento, Gonçalves avançou mais em qual área?
L.R -No Turismo, mas também nos preocupamos muito em manter a qualidade da nossa saúde, educação e agricultura, sem nos esquecer das demais áreas.

G.V -O que o senhor pretendia realizar em 2009, mas que, por um motivo qualquer, não se tornou possível?
L.R -As vezes, por burocracias ou outros impedimentos, não conseguimos viabilizar certos projetos, mas no geral, recebemos grande apoio do governo estadual e federal e conseguimos realizar obras e melhorias para o município.

G.V -Quais as prioridades de 2010?
L.R -2010 é um ano de grandes desafios. Com as oficinas no Plano Diretor, a partir de agosto iremos rever boa parte da nossa estrutura e iremos nos planejar para investimentos que comecem a atender ao Plano. Também temos projetos para a compra de equipamentos para a melhoria das estradas e uma preocupação com a agricultura, queremos oferecer mais recursos para essas áreas.

G.V -O que a prefeitura tem feito para atender os turistas que Gonçalves recebe, sem deixar de lado a população local?
L.R -Gonçalves é uma cidade que encanta pelas belas paisagens e pela hospitalidade dos moradores. O turismo é muito importante para movimentar a economia do município, mas temos uma grande preocupação com o bem estar da população. O departamento de turismo foi reestruturado e está funcionando ativamente, o Plano Municipal de Turismo já está sendo finalizado e o Plano Diretor deve ser finalizado até o final de agosto. Todas essas medidas visam a preservação da cidade e da cultura local, fazendo do Turismo um gerador de renda e uma oportunidade para a população.

G.V -No plano econômico, como o Senhor vê o futuro do município?
L.R -Acredito na prosperidade. Embora esteja sendo um ano com verbas restritas, com um orçamento apertado, acredito que ainda realizaremos grandes projetos e agora com a elaboração do Plano Diretor vamos crescer de forma planejada e ordenada.

G.V -O turismo tem sido um problema ou uma solução?
L.R -O Turismo não é um problema! Ele só precisa ser encarado com seriedade, Gonçalves cresceu muito nos últimos anos e é hora de supervisionar esse crescimento para que ele se transforme cada dia mais em desenvolvimento, mantendo as características que a população considera importantes.

G.V -Existe algum projeto de transformar turismo em emprego? Visto que a população de Gonçalves sofre com isso. Donos de pousadas costumam trazer sua própria mão de obra.
l.R -A maioria da mão de obra das pousadas, lojas, bares e restaurantes é de pessoas da cidade. O turismo tem gerado empregos, tem dado uma nova opção de trabalho. Nos preocupamos com a qualificação das pessoas, principalmente dos jovens, por isso disponibilizamos transporte gratuito para cidades que possuem cursos técnicos e universitários, além de possuirmos parcerias com segmentos como o SEBRAE e o Circuito Serras Verdes que sempre disponibilizam cursos e consultorias para a população.

G.V -Quais as principais dificuldades encontram na conciliação de turismo e população? Se é que há uma dificuldade.
L.R -Turismo é sinônimo de pessoas. Uma cidade turística é composta por diversos elementos, e o principal são as pessoas que nela moram ou que ela visitam. O Turismo tem que vir como uma opção para os moradores e não como uma obrigação. Cada um pode aproveitar as oportunidades nesse mercado. Mas também não nos esquecemos que inúmeras pessoas ainda não são envolvidas nessa área nem se beneficiam desse segmento, então tentamos pesar sempre todos os lados, fazendo com que as escolhas não sejam limitadas.

Após posse do presidente COMTUR apresenta seu primeiro projeto: “Caminhos de Paraíso”


O COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), criado em 09 de setembro de 2009, foi oficialmente apresentado à população no dia 1° de abril desse ano.
A reunião ministrada pelo Secretário de Cultura, Lazer e Turismo, Getúlio Dornelles Castro, teve início por volta das 20h00min no hotel Serras Verdes.
O primeiro passo foi a designação do cargo de presidente a um dos 10 membros do COMTUR. Em votação unânime José Fernando Cintra Schimidt foi eleito presidente.

Ao COMTUR compete assessorar o município, propor, aprovar projetos e criar regras, visando um turismo sustentável e viável para o município. O conselho é composto por representantes do Departamento de Cultura: Getúlio Castro (secretaria de cultura) e Maria Emaculada Carlos representando os artesãos, o poder legislativo: Pedro S. de Paula Ribeiro (Meio Ambiente), Marcelo Reginaldo Silva (Turismo), Rede Hoteleira: Antonio Aparecido Silva e Jandira Tenório de Carvalho Leite, Associação Comercial e Industrial: Rafael Afonso Teixeira (ACIP) e Maria Zuleika Santana da Silva (restaurantes), Sociedade Civil: Tatiane Machado Cambraia (Jornalismo) e José Fernando Cintra Schimidt (Circuito Serras Verdes).
Estiveram presentes na reunião também os vereadores Silvia Renata Teixeira e Lauro Maria Soares Justo.

O Plano de Ações está à disposição desde setembro do ano passado, sendo assim questionado da demora em apresentar formalmente os projetos e iniciativas do COMTUR e da eleição e posse de um presidente, Getúlio explica: “O prazo estipulado foi até outubro de 2009, conseguimos reunir e nos encaixar em todos os requisitos básicos em setembro. Muitos municípios atrasaram a entrega do material ou mesmo perderam o prazo, e este foi prorrogado, sendo assim Paraisópolis saiu na frente, isso nos possibilitou rever detalhes, e analisar melhor nossas propostas. Tivemos tempo também de contar com as consultorias oferecidas pelo Circuito Serras Verdes, especialistas em instituir o turismo sustentável na cidade. Esse mês estávamos preparados para apresentar oficialmente nosso projeto”.

O projeto citado refere-se aos “Caminhos de Paraíso”. Essa idéia projeta 3 caminhos turísticos a serem percorridos, sendo eles: Circuito da Ponte de Ferro, Brejo Grande, que conta com o trajeto de carro pelo bairro Ribeirão Vermelho e a pé pelas Serra dos Goulart, e Cascatas, que abrange toda a região da Cachoeira dos Martins, sendo Porto e Henriques. Todos eles têm início do percurso na Igreja Matriz.
As reuniões do COMTUR serão itinerantes, sendo realizadas sempre na segunda quarta-feira de cada mês. A próxima reunião será no dia 14 de abril na Pousada da Praça.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Presidente dos Correios e Senador Hélio Costa inauguram novas instalações dos Correios


A inauguração das novas instalações da Agência dos Correios em Paraisópolis aconteceu na sexta-feira, dia 26 de março.
A cerimônia teve início por volta do 12h00min, com a apresentação do coral dos Correios, “Vozes de Minas Gerais”, e de integrantes da Lira Cônego Benedito Profício, São Bento e Nossa Senhora das Dores.
O evento reuniu autoridades como senador Hélio Costa e até então Ministro das Comunicações, o Diretor dos Correios em Minas Gerais Fernando Miranda, e deputado Estadual Bilac Pinto e o Presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Carlos Henrique Almeida Custódio.

Em Minas Gerais a política de reestruturação das agencias recebe o nome de programa “Mais Correios” e consiste em um conjunto de iniciativas que visam tornar os serviços postais cada vez mais presentes em todas as regiões do estado. Nos últimos três anos foram executados mais de 85 milhões de reais pelo programa com a criação de agencias com banco postal, obras de melhorias e instalações, novos centros de distribuição, além da modernização das unidades administrativas. Em 2010 o programa Mais Correios pretende entregar aos mineiros mais de 80 agencias da empresa, com investimento previsto entorno de 50 milhões de reais.

A estimativa é que a nova agencia dos Correios em Paraisópolis possa atender em média 500 clientes por dia. Ela funcionará de segunda a sexta-feira, de 08h30min ás 17h30min, e contará com oito funcionários.
O descerramento da placa inaugural da agencia dos Correios em Paraisópolis foi feita pelo senador Hélio Costa, acompanhado do Presidente dos Correios Carlos Henrique Almeida Custódio e do Prefeito Sérgio Wagner Bizarria.
Em seu discurso Carlos Henrique exaltou seu carinho por Paraisópolis, e não deixou de agradecer o Ministro Hélio Costa, lembrando que essa foi à primeira vez na historia que um ministro de Estado visitou a cidade.

O senador Hélio Costa, aproveitou a ocasião para reafirmar sua candidatura “Eu só tenho que agradecer muitíssimo na medita que hoje eu faço em Paraisópolis talvez uma das minhas últimas viagens, porque na quarta-feira eu tenho que desincompatibilizar do cargo de ministro das comunicações, e acho que pelo menos isso eu posso falar, para ser candidato sim, não vou falar o cargo, mais eu vou porque a lei exige que eu deixe o ministério, mas continuo como senador.”

Apesar de não citar o cargo ao qual pleiteará uma vaga, evitando propaganda eleitoral antecipada, ao citar novamente o presidente dos correios Carlos Henrique, o senador deixa escapar uma preferência: “Eu deixo o cargo, mas o meu companheiro Carlos Henrique continua a frente dos correios até o fim do mandato do presidente Lula, e depois a ministra Dilma e presidenta da republica, a primeira mulher que será presidenta da república vai reindicar o Carlos Henrique a meu pedido”.
Carlos Henrique ao agradecer aos elogios deferidos a ele pelo ministro, citou sua vontade e torcida para que Hélio Costa volte a Paraisópolis: “Espero, peço à Deus, amigos de Paraisópolis, meus conterrâneos, contemporâneos, parentes, que o Sr. volte como Governador de Minas, não como candidato”. E lembra que o último governador que esteve na cidade foi na década de 70, quando foi inaugurado o asfalto na rodovia que liga Paraisópolis à São Bento do Sapucaí, na divisa de MG/SP.

Para finalizar o senador cita alguns investimentos feitos pelos Correios: “Patrocina a formação do tenista amador doando quatro milhões e duzentos mil reais por ano, 10 milhões e meio de reais por ano para formar atletas olímpicos de natação e nove milhões de reais para o futsal”.


Jovens constroem árvore de sonhos em oficina de Plano Diretor


No último dia 29, jovens do município de Gonçalves participaram da Oficina do Plano Diretor, realizada na Câmara Municipal. A oficina reuniu cerva de 45 alunos da Escola Estadual João Ribeiro da Silva que manifestaram seus desejos, medos e alegrias em relação ao município, com a construção de uma árvore de sonhos, mostrando-se focados e comprometidos com o futuro da cidade.

Para a aluna Ariadne Carlos, 16 anos, foi muito importante ter tido uma oficina focada nos jovens. “Essa oficina deu a nós jovens, a oportunidade de opinar em um projeto que tem como expectativa, após concluído, melhorar o nosso município e modo de vida. Essa inclusão demonstra que não estamos esquecidos, e que podemos ajudar a melhorar esse pequeno pedacinho do “CÉU”, que é a nossa Gonçalves”.

Ariadne ainda ressalta a importância da participação dos jovens para que as melhorias aconteçam, mesmo que sejam por meio de pequenas atitudes. “Podemos ter pequenas atitudes que farão a diferença, como por exemplo, participar da reunião de câmara do município. E tomar essa causa, que é batalhar hoje para melhorar o amanhã da nossa cidade. E começar a ter pequenas atitudes, como o simples ato de pegar um papel jogado no chão das ruas, às margens dos rios, ou em qualquer outro lugar, mostrando que nós jovens gonçalvenses estamos aqui para melhorar e batalhar pela nossa cidade”.

As alunas Luana, Josiane e Carina Castro, também demonstraram grande entusiasmo em participar das reuniões, e dividem uma mesma opinião: “sabemos que podem transformar nossa cidade e temos a consciência que podemos fazer a diferença, com a ajuda de todos”.

A Diretora de Turismo de Gonçalves, Marília Ribeiro, diz que ficou muito feliz ao ver a oficina repleta de jovens comprometidos e interessados, pois a participação deles nesse processo é fundamental. “Eles são o futuro do município e é importante que a opinião deles seja ouvida, que eles apontem os problemas, as carências e as possíveis melhorias, tornando-se atores ativos da própria história”.

Oficina de atenção básica à saúde é ministrada em Paraisópolis


No dia 24 de março foi realizado na escola Estadual Antonio Eufrásio de Toledo, a 6ª Oficina Municipal da Implantação do Plano Diretor da Atenção Primária a Saúde. O principal objetivo da oficina é estruturar a atenção primária à saúde pública.

Para enfrentar os problemas de saúde que afligem a população, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, aceitou o desafio para construir um novo caminho que se inicia com um planejamento local, feito com os profissionais nos seus territórios de atuação e responsabilidade dos gestores nos seus municípios. De acordo com Milene Aguiar, Enfermeira do PSF Paraíso III e Especialista em Saúde da Família, o atual sistema de saúde no nosso estado, salvo exceções, ainda caracteriza-se por um sistema fragmentado de atenção à saúde, voltado para as condições agudas, com atenção primária à saúde de baixa resolubilidade e qualidade.
Esse plano é composto de10 oficinas elaboradas pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e Escola de Saúde Pública do estado, contando também com o apoio das Universidades Federais de Minas Gerais.
A programação da 6º oficina foi destinada principalmente aos profissionais da atenção básica à saúde como: médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde e saúde mental.
O curso abordou em suas edições anteriores temas como as Redes de Atenção à Saúde, Análise da Atenção Primária à Saúde no Município e Diagnóstico Local, Programação Local e Municipal, e Organização da Atenção à Demanda Espontânea.

Paixão, morte e ressurreição: Católicos celebram a saga de Jesus Cristo.


Começou neste sábado (27) o evento mais importante do ano litúrgico para o catolicismo: a Semana Santa. As celebrações marcam o período que antecede a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada na Páscoa, (4).

A secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Conceição dos Ouros distribuiu à população a programação completa de eventos.
A abertura da programação da Semana Santa em Ouros foi marcada pela Caminhada e Via Sacra na Capela São Judas Tadeu, situada na Chapada.


No domingo (28), começou oficialmente segundo o calendário cristão a missão redentora de Jesus na terra, com uma procissão que seguiu até a quadra poliesportiva onde foi celebrada a missa de Ramos, e Benção dos ramos do hospital Monsenhor José Roberto.
Segunda-feira (29), missa na Matriz e procissão do depósito, com as imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores.

Terça-feira (30), celebração na Rua da Candinha e procissão com Nossa Senhora das Dores, simultaneamente à Celebração no Bairro do Quilombo e Procissão com Nossa Senhora dos Passos, com encontro na Matriz.
Quarta-feira (31), missa da Saúde, benção dos remédios e Celebração Penitencial.
Quinta-feira (1), missa da Instituição da Eucaristia, Lavapés na quadra poliesportiva e Procissão e adoração do Santíssimo na Igreja Matriz até ás 00h00min.
Sexta-feira (2), dia de jejum e abstinência, silêncio e luto na Igreja, caminhada até o Santo Cruzeiro, celebração da paixão do Senhor, adoração da cruz, e comunhão na Matriz. Logo após, descimento da cruz e procissão do Senhor morto saindo da Matriz.
Sábado (3) Vigília Pascal na noite santa, na quadra poliesportiva. Celebração da luz com velas e procissão até a Matriz.
Domingo (4), Páscoa das crianças e missa de ressurreição de Jesus, fechando o calendário cristão da Semana Santa.

A ministra de Eucaristia, Maria Luiza Campos Borges, conta como é a preparação das missas e procissões. “Tudo é cuidadosamente planejado, desde a arrumação das roupas, até os detalhes finais. Todas as pastorais e a equipe de liturgia se empenham”.
E ressalta ainda a adesão popular: “É tanta gente que participa que a maioria das celebrações são feitas na quadra poliesportiva, para comportar a população”.

Autoridades inauguram Conjunto de quadra de tênis em Paraisópolis


O senador Hélio Costa e o Presidente dos Correios Carlos Henrique Almeida Custódio, após solenidade de inauguração das novas instalações dos Correios, estiveram presentes também na inauguração do conjunto de quadras de tênis, estruturadas nas dependências do Estádio Municipal de Paraisópolis.
As duas quadras públicas, que formam o conjunto esportivo receberam o nome de José Custódio Coimbra, três vezes prefeito de Paraisópolis e avô de Carlos Henrique.
A verba destinada à obra foi toda da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
O evento teve início ás 15h30min, e contou também com a presença do Presidente da CBT (Confederação Brasileira de Tênis), Jorge Lacerda.
Jorge conta que não encontraram problemas que pudessem atrasar ou inviabilizar a obra: “é difícil conseguir uma área pública para as instalações, a prefeitura ficou responsável pela doação do terreno e pelo calçamento, e cumpriu com sua parte”.
Jorge ressalta ainda a parceria entre a confederação de tênis, os Correios, e as prefeituras, podendo viabilizar projetos desse tipo em vários estados da Brasil.
Jorge conta também que um dos professores de Educação Física da Prefeitura, Márcio Roveda fará um curso de 20 horas em São Paulo. O curso visa melhor integração do professor para com o projeto que pretendem desenvolver no novo conjunto de quadras. Esse projeto já atende cerca de 8.000 crianças em todo o país.

Seminário discute diretrizes orçamentárias da Educação


A secretária Municipal de Educação de Conceição dos Ouros Doratty Campos da Fonseca, participou do 2º Seminário de Diretrizes Orçamentárias da Educação Municipal de Minas Gerais, nos dias 17 e 18 de março. O evento reuniu em Belo Horizonte dirigentes educacionais de 377 cidades mineiras.
A Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) congrega e representa todos os Dirigentes Municipais de Educação perante as várias esferas deliberativas do país. Trata-se de uma organização não governamental, com sede em Brasília.
A Undime visa discutir e orientar os gestores municipais de educação sobre a melhor maneira de aplicar os recursos orçamentários da educação, além de desenvolver atividades de formação e capacitação do mesmo. Essa união analiza o desempenho do setor educacional e propõe medidas de aprimoramento da mesma.
Dentre os temas debatidos destacaram-se: “Gestão de pessoas, o Papel Pedagógico do Tribunal de Contas, administração pública, transporte escolar, entre outros temas de interesse do município”.
A integração da Undime para com o as escolas é fundamental para uma Educação Pública de Qualidade.