terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Lions Clube de Paraisópolis confere frutos do trabalho voluntário

Há dezesseis anos, o Lions Clube Paraisópolis promoveu uma campanha de arborização do trecho entre o trevo principal de acesso à cidade e a Delphi.
Carlos Marques, secretário da instituição, esteve com a família no local para conferir o que mudou de lá para cá e uma comparação entre fotos antigas  e atuais, mostram a área ainda preservada: "Veja nas fotos como era e como está hoje. Rafaela prepara a cova para plantio da muda que está nas mãos de sua mãe Helena em 1998 e hoje, quase se formando em medicina, tem o prazer de ser fotografada no galho da árvore que ela mesma plantou", lembra ele.



Alunos da Escola Estadual “Eulália Gomes de Oliveira” realizam I Feira de Café de Paraisópolis


A turma de Empreendedorismo (1º ano do ensino médio) da Escola Eulália Gomes, coordenados pela professora Mariléia Ieno, realizaram a  I Feira de Café no dia 21 de novembro. O Projeto foi elaborado por sete grupos de pesquisas que se completavam, contando com os itens:  Emater, Degustação, vídeo e o café orgânico. Todas as etapas giram em torno da história do café no sul de Minas.
 O objetivo do projeto foi conhecer o ciclo econômico de Paraisópolis e entender uma feira de negócios ( como plano de negócio).
A feira foi aberta primeiramente  para os membros da Escola depois para a Escola Estadual “Antônio Eufrásio de Toledo” e autoridades Locais. Estiveram presentes, o prefeito Wagner Ribeiro De Barros, a vereadora Maura e o Engenheiro Agrônomo, extensionista agropecuário da EMATER, Gilberto Villela Dias da Emater.
Na Primeira ala da exposição, os organizadores  mostravam os instrumentos e implementos agrícolas. Em seguida, a ala das degustações. Entre os itens estavam: macarrões,tortas, mousses, gelatinas etc. Todos tendo como matéria prima, o café.
Na mesma sala outros membros,  explicavam a origem do café orgânico, meios de produção e a história do grande produtor mineiro Paulo Sérgio de Almeida, seus prêmios  e reconhecimento nacional.
Outra parte da exposição, teve como foco, a Emater (Empresa de Assistência técnica e assistência rural). Nessa ala foram ministradas palestras comandadas pelos próprios alunos. Dentre os assuntos, a qualidade do café nacional e o café exportado. 
Os equipamentos utilizados na feira, foram emprestados pela Fazenda Castelo (Bairro Dos Farias)e Shopping Agropecuário da cidade.
Os alunos do TI ( tecnologia da informação contribuíram com a divulgação do evento. Já os alunos do fundamental e demais séries do ensino médio marcaram presença, assim como os familiares.
A professora responsável, Mariléia, se diz emocionada e satisfeita com o resultado.


Com informações de Gabriel Coutto 

Alunos de Gonçalves recebem medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica


Realizada no dia 16 de maio, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica reuniu cerca de 772.257 alunos de 8.648 escolas de todo o Brasil. O resultado foi divulgado no mês de outubro.
 Oito alunos da Escola Estadual João Ribeiro da Silva, sob a coordenação da professora Gisele Rosa Carlos, receberam medalhas de prata e bronze. Os premiados com prata foram: Maria Eduarda Soyan Alves, Felipe Ribeiro Carlos, Amanda Maiara Moreira Braga, Caroline Furini dos Santos e os medalhistas de bronze: Ana Júlia Torres, Caroline Simões Vieira, Lucas Rodrigues de Paula.
Para a professora coordenadora, Gisele Carlos, “o sucesso é atribuído aos alunos e também a equipe que a auxiliou na aplicação e correção das provas”.
Ela explica que a adesão nas Olimpíadas fica a critério da própria escola: "até 2009 a professora representante foi a Dona Efigênia, quando ela aposentou. Reativei a escola o ano passado assumindo como representante", conta ela.  
A Olimpíada é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MCTI. 
A OBA é executada por uma comissão de Astrônomos profissionais pertencentes à Sociedade Astronômica Brasileira e por Engenheiros da Agência Espacial Brasileira.
             



Segunda prisão por tráfico em pouco mais de uma semana no mesmo bairro em Paraisópolis


A PM de Paraisópolis, durante patrulha rotineira, e já com suspeitas de outro ponto de vendas de drogas, deu início a uma operação policial no dia quatro de novembro. O suspeito é um homem de 42 anos, desempregado, morador do bairro Dr. Geraldo. Assim que o mesmo saiu de sua residência, foi abordado pela polícia. Durante busca pessoal, foi localizado em seu poder quatro papelotes de substancia de cor branca, análoga à cocaína, embaladas individualmente, e mais a quantia de R$36,00, além de um aparelho celular.
Durante a revista, o homem tentou fugir, mas, foi alcançado, contido e algemado pela equipe. Ao ser indagado sobre os materiais ilícitos, o autor respondeu que tinha mais entorpecentes em sua residência, onde os militares localizaram mais 33 pedras de uma substancia amarelada, análoga ao “crack”, embaladas individualmente em papel alumínio, todas armazenadas em um sacolé, prontas para comercialização.
Ainda na residência foi localizada uma sacola contendo diversos sacolés, um rolo de papel alumínio e dois de fita isolante, provavelmente utilizados para embalar entorpecentes.
Após receber voz de prisão em flagrante, o autor e os materiais apreendidos foram encaminhados para a Delegacia de Policia em Itajubá, onde permaneceu preso no Presídio.


Mulher é presa por tráfico com apenas uma pedra de crack

A polícia militar durante patrulhamento de rotina, no dia 26 de outubro, no bairro Dr. Geraldo, em Paraisópolis, se deparou com um homem, com atitudes suspeitas. Chamou atenção um objeto que o homem segurava e o qual dispensou assim que avistou a viatura. Foi constatado durante a abordagem que se tratava de uma pedra de substancia amarelada, análoga ao “crack”.
Ao ser questionado sobre a origem do entorpecente, ele informou que havia adquirido na residência de uma mulher pelo valor de R$10,00.
Diante das informações, os militares se deslocaram até a residência da citada mulher. Ela foi presa em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.
Ambos foram encaminhados para a Delegacia de Plantão em Itajubá.
Ao homem, foi dada voz de prisão pelo crime de uso de entorpecentes. Na delegacia, ele assinou Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado.

Quanto a mulher, o flagrante foi ratificado pelo Delegado, e em seguida ela foi encaminhada para o presídio de Itajubá.  

Paraisópolis na campanha contra o câncer de mama


Desde 2012 o Lions Clube de Paraisópolis contando com parcerias organiza atividades para chamar atenção para o câncer de mama. A manifestação tem como objetivo divulgar a importância dos exames para diagnóstico precoce da doença e a marca registrada da campanha é a cor rosa.

Diversas ações foram concretizadas no município a fim de chamar atenção para o problema. O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, e quanto mais cedo for diagnosticado, maiores as chances de cura.


Este ano, o Lions contou com apoio de empresas como Delphi, Excell, Hospital Frei Caetano, Disqfarma, repartições públicas e bancárias, entre outros.


Na sexta-feira, panfletos de conscientização foram distribuídos e a população convidada a vestir rosa. No sábado, para fechar a campanha, a Igreja Matriz foi iluminada de rosa ao som da Lira Musical Cônego Benedito Profício.



A frente do movimento estão, o presidente do Lions, José Antonio Braga Barros, vice Celso Watanabe, o secretário Carlos Marques e toda a comunidade.

Milho é tema do 4º festival 'Gastronomia e Cultura da roça' em Gonçalves

           

Vai começar a 4ª edição do festival gastronômico de Gonçalves, entre os dias 31 de outubro e nove de novembro. Serão dois finais de semana de rica programação cultural pensada para atender ao público de todas as idades e comida boa. Esse ano, a matéria prima definida foi o milho. No ano passado, a banana foi escolhida como ingrediente principal.
O município mineiro é conhecido pelas baixas temperaturas e paisagens exuberantes. O ponto alto da temporada ficava praticamente restrito as épocas mais frias. Pensando em desenvolver melhor o turismo também nas outras épocas no ano, nasceu o festival. Uma mistura diferente que agradou "gregos e troianos". Os pratos expostos são composições das mais variadas, desde a cozinha típica mineira até pratos requintados.
A expectativa é atrair cerca de quatro mil turistas na cidade durante o evento.
O dobro da população de Gonçalves. 
Além da gastronomia, será realizado também, a "Oficina de Queijos de Ovelhas", "Cervejas Artesanais e Gastronomia de Fusão", porém, com vagas limitadas. Ainda haverá show de viola caipira, forró, desfile de carros de bois, feira de artesanato, duplas sertanejas e Praça de Alimentação. 
O tema, "Sabores do Milho da Roça", foi uma proposta dos próprios donos de restaurantes que o levaram ao Conselho de Turismo.
O evento será realizado no Clube Recreativo de Gonçalves, no centro da cidade.


Acorpa participa da 20ª Maratona Internacional de São Paulo

A 20ª edição da Maratona Internacional de São Paulo foi marcada por forte calor. De acordo com integrantes da Acorpa - Associação dos Corredores de Paraisópolis, os termômetros marcavam a média de 36ºC.
Foram 42km de prova muitos atletas passaram mal ou desistiram de completar o percurso. A Equipe Acorpa participou com quatro integrantes e todos correram até o fim. Tonho Reto, José Mauro e Clodoaldo participaram da maratona 42km, já o atleta Gustavo participou e concluiu a meia maratona de 25km.
Os corredores tiveram opções de fazer 3km, 10km, 25km ou 42km. Outro problema foi a falta de água para os atletas inscritos, já que um grande número de pessoas correu sem inscrições.

O vencedor da maratona foi o queniano Paul Kios Kangogo com o tempo de 2 horas e 14 minutos. Entre as mulheres, a mais rápida foi a também queniana Rumokol Elizabeh Chepkanan com 2 horas e 42 minutos.