terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Lions Clube de Paraisópolis confere frutos do trabalho voluntário

Há dezesseis anos, o Lions Clube Paraisópolis promoveu uma campanha de arborização do trecho entre o trevo principal de acesso à cidade e a Delphi.
Carlos Marques, secretário da instituição, esteve com a família no local para conferir o que mudou de lá para cá e uma comparação entre fotos antigas  e atuais, mostram a área ainda preservada: "Veja nas fotos como era e como está hoje. Rafaela prepara a cova para plantio da muda que está nas mãos de sua mãe Helena em 1998 e hoje, quase se formando em medicina, tem o prazer de ser fotografada no galho da árvore que ela mesma plantou", lembra ele.



Alunos da Escola Estadual “Eulália Gomes de Oliveira” realizam I Feira de Café de Paraisópolis


A turma de Empreendedorismo (1º ano do ensino médio) da Escola Eulália Gomes, coordenados pela professora Mariléia Ieno, realizaram a  I Feira de Café no dia 21 de novembro. O Projeto foi elaborado por sete grupos de pesquisas que se completavam, contando com os itens:  Emater, Degustação, vídeo e o café orgânico. Todas as etapas giram em torno da história do café no sul de Minas.
 O objetivo do projeto foi conhecer o ciclo econômico de Paraisópolis e entender uma feira de negócios ( como plano de negócio).
A feira foi aberta primeiramente  para os membros da Escola depois para a Escola Estadual “Antônio Eufrásio de Toledo” e autoridades Locais. Estiveram presentes, o prefeito Wagner Ribeiro De Barros, a vereadora Maura e o Engenheiro Agrônomo, extensionista agropecuário da EMATER, Gilberto Villela Dias da Emater.
Na Primeira ala da exposição, os organizadores  mostravam os instrumentos e implementos agrícolas. Em seguida, a ala das degustações. Entre os itens estavam: macarrões,tortas, mousses, gelatinas etc. Todos tendo como matéria prima, o café.
Na mesma sala outros membros,  explicavam a origem do café orgânico, meios de produção e a história do grande produtor mineiro Paulo Sérgio de Almeida, seus prêmios  e reconhecimento nacional.
Outra parte da exposição, teve como foco, a Emater (Empresa de Assistência técnica e assistência rural). Nessa ala foram ministradas palestras comandadas pelos próprios alunos. Dentre os assuntos, a qualidade do café nacional e o café exportado. 
Os equipamentos utilizados na feira, foram emprestados pela Fazenda Castelo (Bairro Dos Farias)e Shopping Agropecuário da cidade.
Os alunos do TI ( tecnologia da informação contribuíram com a divulgação do evento. Já os alunos do fundamental e demais séries do ensino médio marcaram presença, assim como os familiares.
A professora responsável, Mariléia, se diz emocionada e satisfeita com o resultado.


Com informações de Gabriel Coutto 

Alunos de Gonçalves recebem medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica


Realizada no dia 16 de maio, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica reuniu cerca de 772.257 alunos de 8.648 escolas de todo o Brasil. O resultado foi divulgado no mês de outubro.
 Oito alunos da Escola Estadual João Ribeiro da Silva, sob a coordenação da professora Gisele Rosa Carlos, receberam medalhas de prata e bronze. Os premiados com prata foram: Maria Eduarda Soyan Alves, Felipe Ribeiro Carlos, Amanda Maiara Moreira Braga, Caroline Furini dos Santos e os medalhistas de bronze: Ana Júlia Torres, Caroline Simões Vieira, Lucas Rodrigues de Paula.
Para a professora coordenadora, Gisele Carlos, “o sucesso é atribuído aos alunos e também a equipe que a auxiliou na aplicação e correção das provas”.
Ela explica que a adesão nas Olimpíadas fica a critério da própria escola: "até 2009 a professora representante foi a Dona Efigênia, quando ela aposentou. Reativei a escola o ano passado assumindo como representante", conta ela.  
A Olimpíada é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MCTI. 
A OBA é executada por uma comissão de Astrônomos profissionais pertencentes à Sociedade Astronômica Brasileira e por Engenheiros da Agência Espacial Brasileira.
             



Segunda prisão por tráfico em pouco mais de uma semana no mesmo bairro em Paraisópolis


A PM de Paraisópolis, durante patrulha rotineira, e já com suspeitas de outro ponto de vendas de drogas, deu início a uma operação policial no dia quatro de novembro. O suspeito é um homem de 42 anos, desempregado, morador do bairro Dr. Geraldo. Assim que o mesmo saiu de sua residência, foi abordado pela polícia. Durante busca pessoal, foi localizado em seu poder quatro papelotes de substancia de cor branca, análoga à cocaína, embaladas individualmente, e mais a quantia de R$36,00, além de um aparelho celular.
Durante a revista, o homem tentou fugir, mas, foi alcançado, contido e algemado pela equipe. Ao ser indagado sobre os materiais ilícitos, o autor respondeu que tinha mais entorpecentes em sua residência, onde os militares localizaram mais 33 pedras de uma substancia amarelada, análoga ao “crack”, embaladas individualmente em papel alumínio, todas armazenadas em um sacolé, prontas para comercialização.
Ainda na residência foi localizada uma sacola contendo diversos sacolés, um rolo de papel alumínio e dois de fita isolante, provavelmente utilizados para embalar entorpecentes.
Após receber voz de prisão em flagrante, o autor e os materiais apreendidos foram encaminhados para a Delegacia de Policia em Itajubá, onde permaneceu preso no Presídio.


Mulher é presa por tráfico com apenas uma pedra de crack

A polícia militar durante patrulhamento de rotina, no dia 26 de outubro, no bairro Dr. Geraldo, em Paraisópolis, se deparou com um homem, com atitudes suspeitas. Chamou atenção um objeto que o homem segurava e o qual dispensou assim que avistou a viatura. Foi constatado durante a abordagem que se tratava de uma pedra de substancia amarelada, análoga ao “crack”.
Ao ser questionado sobre a origem do entorpecente, ele informou que havia adquirido na residência de uma mulher pelo valor de R$10,00.
Diante das informações, os militares se deslocaram até a residência da citada mulher. Ela foi presa em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.
Ambos foram encaminhados para a Delegacia de Plantão em Itajubá.
Ao homem, foi dada voz de prisão pelo crime de uso de entorpecentes. Na delegacia, ele assinou Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado.

Quanto a mulher, o flagrante foi ratificado pelo Delegado, e em seguida ela foi encaminhada para o presídio de Itajubá.  

Paraisópolis na campanha contra o câncer de mama


Desde 2012 o Lions Clube de Paraisópolis contando com parcerias organiza atividades para chamar atenção para o câncer de mama. A manifestação tem como objetivo divulgar a importância dos exames para diagnóstico precoce da doença e a marca registrada da campanha é a cor rosa.

Diversas ações foram concretizadas no município a fim de chamar atenção para o problema. O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, e quanto mais cedo for diagnosticado, maiores as chances de cura.


Este ano, o Lions contou com apoio de empresas como Delphi, Excell, Hospital Frei Caetano, Disqfarma, repartições públicas e bancárias, entre outros.


Na sexta-feira, panfletos de conscientização foram distribuídos e a população convidada a vestir rosa. No sábado, para fechar a campanha, a Igreja Matriz foi iluminada de rosa ao som da Lira Musical Cônego Benedito Profício.



A frente do movimento estão, o presidente do Lions, José Antonio Braga Barros, vice Celso Watanabe, o secretário Carlos Marques e toda a comunidade.

Milho é tema do 4º festival 'Gastronomia e Cultura da roça' em Gonçalves

           

Vai começar a 4ª edição do festival gastronômico de Gonçalves, entre os dias 31 de outubro e nove de novembro. Serão dois finais de semana de rica programação cultural pensada para atender ao público de todas as idades e comida boa. Esse ano, a matéria prima definida foi o milho. No ano passado, a banana foi escolhida como ingrediente principal.
O município mineiro é conhecido pelas baixas temperaturas e paisagens exuberantes. O ponto alto da temporada ficava praticamente restrito as épocas mais frias. Pensando em desenvolver melhor o turismo também nas outras épocas no ano, nasceu o festival. Uma mistura diferente que agradou "gregos e troianos". Os pratos expostos são composições das mais variadas, desde a cozinha típica mineira até pratos requintados.
A expectativa é atrair cerca de quatro mil turistas na cidade durante o evento.
O dobro da população de Gonçalves. 
Além da gastronomia, será realizado também, a "Oficina de Queijos de Ovelhas", "Cervejas Artesanais e Gastronomia de Fusão", porém, com vagas limitadas. Ainda haverá show de viola caipira, forró, desfile de carros de bois, feira de artesanato, duplas sertanejas e Praça de Alimentação. 
O tema, "Sabores do Milho da Roça", foi uma proposta dos próprios donos de restaurantes que o levaram ao Conselho de Turismo.
O evento será realizado no Clube Recreativo de Gonçalves, no centro da cidade.


Acorpa participa da 20ª Maratona Internacional de São Paulo

A 20ª edição da Maratona Internacional de São Paulo foi marcada por forte calor. De acordo com integrantes da Acorpa - Associação dos Corredores de Paraisópolis, os termômetros marcavam a média de 36ºC.
Foram 42km de prova muitos atletas passaram mal ou desistiram de completar o percurso. A Equipe Acorpa participou com quatro integrantes e todos correram até o fim. Tonho Reto, José Mauro e Clodoaldo participaram da maratona 42km, já o atleta Gustavo participou e concluiu a meia maratona de 25km.
Os corredores tiveram opções de fazer 3km, 10km, 25km ou 42km. Outro problema foi a falta de água para os atletas inscritos, já que um grande número de pessoas correu sem inscrições.

O vencedor da maratona foi o queniano Paul Kios Kangogo com o tempo de 2 horas e 14 minutos. Entre as mulheres, a mais rápida foi a também queniana Rumokol Elizabeh Chepkanan com 2 horas e 42 minutos.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Alunos do curso de gastronomia visitam produção da Cachaça Amélia e Três Jotas em Paraisópolis


A fazenda Santa Luzia em Paraisópolis, onde é produzida a Cachaça Amélia e Três Jotas, recebeu no dia 1º de outubro, a visita de 17 alunos do Centro Universitário SENAC - Campus Campos do Jordão. Os estudantes são do curso de gastronomia, especialistas em bebidas do SENAC Nordeste.
Os alunos com uma média de 26 anos, estiveram na fábrica juntamente com os professores Gilson Donizeti da Rosa, Ricardo Antônio Gomes Barbosa e Paula Tatiana Teixeira Guimarães. O objetivo foi conhecer todas as etapas do processamento da cana, desde moagem, fermentação e destilação. 
Foram cerca de 4:30h de visita. Na produção, foram acompanhados pelo Diretor de Produção, José Maria de Faria. No engarrafamento, pelo Diretor João Vianney Faria e nas demais etapas pelo Diretor Financeiro, Joaquim Antonio de Faria.

Nádia Braga, auxiliar administrativo da empresa, conta que tem sido comum a visita de estudantes e considera muito interessante: "com essas visitas, todos podem conhecer um pouco mais da tradição familiar da empresa que em 2016 irá completar 100 anos", conta ela. 

Segundo evento de proteção animal em Paraisópolis é sucesso


O evento aconteceu na praça Cel José Vieira no dia 27 de setembro e durou o dia todo. Centenas de pessoas participaram, entre voluntários e visitantes das feiras e também das atividades propostas. A organização ficou por conta da ONG Resgate Quatro Patas, que contou com o apoio da Prefeitura e mais de 30 patrocinadores.
O objetivo da realização é conscientizar a população sobre abandono e maus tratos contra os animais. Além disso foi destacado o tema adoção, para incentivar o ato.
Foram montadas algumas barracas com comes e bebes, camisetas, canecas e chaveiros, tudo voltado para a arrecadação de fundos para a ONG.
As crianças puderam fazer pintura facial e ainda conferir a apresentação de cobras do NR com Simon bob.
O dia foi animado ao som do DJ Tuco, cama elástica e algodão doce. Duas empresas de ração também marcaram presença. Além de apresentar os produtos contribuíram na realização do evento. Outras ONG's, inclusive do estado de São Paulo, também prestigiaram o evento.
Durante dois meses foi vendida uma rifa e o sorteio aconteceu na concha acústica. Os prêmios, uma TV 19 e uma bicicleta foram adquiridos com recursos da ONG. e os ganhadores foram dona Vera de Amparo SP e Ricardo Benedito de Paraisópolis, respectivamente. Outros brindes também foram sorteados.

E atração do evento foi sem dúvidas, o desfile de animais.Valendo prêmios, mais de 30 bichinhos disputaram, em quatro categorias: maior, menor, mais produzido e o mais parecido com o dono. Andressa Rosa, vice-presidente da ONG garante: "Foi um sucesso. Até um coelhinho concorreu", conta ela.

Atletas da ACOSM conquistam premiações em Gonçalves e São José dos Campos


Ao todos foram  31 atletas representando a ACOSM - Associação de Corredores de Rua de Sapucaí - Mirim, na 2ª edição da Corrida "5 Milhas na Montanha" (8 km) em Gonçalves. O evento esportivo aconteceu no dia 28 de setembro e os corredores levaram para casa 15 troféus.

Destaque para Marco Aurélio de Faria e Ana Rubia Carvalho que conquistaram a 2º colocação Geral masculino e feminino, e Daniel Aparecido e Joceilma Santos que foram 3º Colocados Geral masculino e feminino.
Também foram premiados nas categorias por faixa etária: Carolina Tatini, Pedro Tadeu Pereira, Ana Lídia, Bruna Santos, Luciano Marcos e João Marques em 1º Lugar; Lily Tatini, Lazaro Raimundo, Donizetti (Gordo) e Reginaldo Lourenço em 2º Lugar; e Willian Francisco Teixeira em 3º Lugar.

No mesmo dia, outros oitos atletas participaram da última etapa do Circuito Joseense de Corrida de Rua – Etapa Altos de Santana, em São José dos Campos-SP. Na ocasião, o atleta Robertinho Teixeira conquistou a 3ª colocação em sua faixa etária, e recebeu a premiação no dia 30/09/14 na Secretaria de Esportes de São José dos Campos.

Atleta de Paraisópolis vence corrida em Gonçalves


No dia 28 de setembro os atletas da Associação de corredores de rua de Paraisópolis (ACORPA) - Associação dos Corredores de Paraisópolis, participaram da corrida denominada "5 Milhas na Montanha" (8 km), em Gonçalves. A corrida teve trechos com alto nível de dificuldade, com acentuados aclives com terra úmida e muito barro, o que tornou a prova ainda mais disputada e emocionante.
Os participantes de Paraisópolis, fizeram bonito e conquistaram vários troféus, como a atleta Fernanda que ficou em segundo lugar na categoria de 30 a 40 anos, José Antônio (Tonho Reto) com a segunda colocação na categoria 50 anos acima, Bill que ficou com o primeiro lugar na categoria 50 anos acima e Débora, que em sua primeira corrida conquistou o segundo lugar na categoria 24 a 29 anos. O maior destaque foi o corredor Alessandro que faturou o primeiro lugar geral da corrida.
Também estiveram presentes os corredores David, Ideocrecio, Donizete, Claudinei e dando apoio no percurso o ciclista Jonhson.


Com informações da Ascom Acorpa

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Jovens são presos com munição e drogas em Paraisópolis

          
A polícia militar de Paraisópolis durante patrulhamento preventivo no dia 28 de agosto, se deparou com os autores dois rapazes, de 21 e 22 anos, e um menor de 16 anos, com atitudes suspeitas em um terreno baldio.
A abordagem aconteceu na Vila Maria Amélia, Rua Francisco Pereira de Souza. Os três são conhecidos no meio policial por envolvimento em delitos diversos. Os policiais relatam que no momento da revista foi possível observar que dispensaram algum material. De acordo com eles tratava-se de  cinco munições cal .38, marca CBC, embrulhadas em um papel.
No mesmo terreno, ao pé de bananeira foi localizado 37 pedras de substância análoga a crack.
Diante dos fatos, todos os autores, assim como o menor infrator, foram presos/apreendido por tráfico de drogas. Os maiores de idade foram encaminhados a Depol de Plantão na cidade de Itajubá juntamente com o material apreendido.
A conselheira tutelar de plantão, foi acionada e acompanhou o caso. O menor infrator assumiu a propriedade do entorpecente, contudo nenhum dos conduzidos assumiu a propriedade das munições. 

"5 milhas na montanha" acontece em Gonçalves


Será realizada no dia 28 de setembro, a 2ª edição da corrida denominada "5 milha nas montanha". Será o equivalente a 8 km para adultos e um percurso diferenciados para as crianças com 600 metros.
            A largada e chegada serão na Cel. João Vieira, nº 200, em frente ao Clube Recreativo. (ao lado do Banco do Brasil)
O início será às 9h sendo:
09h – Largada da CORRIDA 5 milhas;
9h15 – Largada da CORRIDA 600 metros;
10h30 – Cerimônia de premiação
11h30 - Encerramento
             Para participar, um atleta com menos de 18 anos, precisa apresentar uma autorização por escrito dos pais ou responsável.
As categorias são divididas em:
Infantil (mas/fem) –até 15 anos (nascidos de 1999 em diante) CORRIDA 600 metros.
Geral (mas/fem) – 16 anos acima- CORRIDA 5 milhas.
Juvenil masculino e feminino (16 a 19 anos) nascidos entre 1995 e 1998.
Adulto masculino e feminino (20 a 29 anos) nascidos entre 1985 a 1994.
Máster masculino e feminino (30 a 39 anos) nascidos entre 1975 a 1984.
Veterano 1 masculino e feminino (40 a 49 anos) nascidos entre 1965 a 1974.
Veterano 2 masculino e feminino (50 a 59 anos) nascidos entre 1955 a 1964.
Veteraníssimo 1 masculino e feminino (60 anos em diante) nascidos antes 1955.
            Todos os participantes receberão medalhas de participação, que estarão no kit pós prova. Serão oferecidos troféus aos três primeiros de cada categoria e não haverá premiação em dinheiro.
Realização: Departamento de Esportes e Prefeitura de Gonçalves


Projeto social recebe doação de kimonos em Sapucaí-Mirim

             
              
             O Projeto Social Jiu Jitsu Solidário, coordenado pela equipe "Paulo Soares Gold Team", participa de uma campanha de doação de Kimonos para alunos da escola de luta.
            Já foram 12, Kimonos, sendo estes doados pelos vereadores Mauro Pasteleiro, Lucas Camargo, pelo senhor Pedro Santos, David Eduardo, Gleice Suzuki e pela coordenação do NR.
            A distribuição é feita de acordo com a antiguidade e frequência nos treinos.
De acordo com o SD PM  e professor André Luis ainda há alunos sem kimono: "aceitamos doações de kimonos novos ou usados, toda ajuda é bem vinda".
            A equipe tem sede em Sapucaí-Mirim e sobrevive de ações solidárias da população e empresas, já que as aulas são todas gratuitas.


2ª feira de ciências é realizada no Ginásio em Paraisópolis

           

             A segunda edição da feira de ciências aconteceu no dia dois de setembro e reuniu mais de dois mil visitantes.
            No ano passado as exposições aconteceram no salão, esse ano, devido ao sucesso anterior, passou para quadra da escola estadual Antônio Eufrásio de Toledo.
            Sob a coordenação do professor de Física Flaviano Roque Mendes, o 1º fez experiências de mecânica e hidrostática, o 2º termologia e óptica, enquanto o 3º tratou de eletricidade e eletromagnetismo.
            Os projetos foram avaliados pelos professores e pela comunidade por meio de votação. O resultado será divulgado na semana cultural que acontecerá ainda essa semana.
            O primeiro lugar será premiado com uma bolsa de estudos do curso de Eletricidade básica e um kit de ferramenta da escola prepara concursos e treinamento.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Professora de Santa Rita está entre os 10 educadores nota 10

O Prêmio Educador Nota 10 premia boas ideias no meio escolar. Essa já é a 17ª edição do concurso realizado pela Fundação Victor Civita, em parceria com a Globo e com a Fundação Roberto Marinho.
A cerimônia de premiação será no dia 20 de outubro e entre os vencedores está, Maria da Paz Melo, professora de Arte – Multisseriada na escola municipal Valéria Junqueira Paduan em Santa Rita do Sapucaí. O trabalho realizado foi denominado: “O corpo como suporte do desenho”.
Foram 3.500 inscritos, dentre eles, 50 foram selecionados para chegar em apenas 20 finalistas, e em seguida, os dez vencedores. Cada um recebeu um prêmio de R$ 15 mil.
Dos 10, no dia da premiação, um júri irá escolher o Educador do Ano de 2014, que pode ser um professor ou um gestor - diretor escolar, coordenador pedagógico ou orientador educacional.
A Região Sudeste foi a que registrou o maior número de inscritos: 1.596 participantes.
O prêmio tem como objetivo promover as iniciativas pedagógicas de escolas públicas e particulares, a fim de ressaltar a importância da aprendizagem de crianças e jovens e como despertar este prazer pelo conhecimento.


Informações G1

Sarau Folclórico da Escola Estadual é sucesso em Gonçalves


Com o tema: “Conheça o Brasil em poucos passos”, a Escola Estadual “João Ribeiro da Silva”, promoveu o XIII Sarau Folclórico da cidade. O evento foi no dia 23 de agosto e as turmas formadas por alunos foram divididas em equipes. Cada uma delas, representou uma região do Brasil.

            O objetivo era seguir alguns desafios propostos:

·         Decorar a sala de aula;
·         Preparar pratos típicos da região;
·         Confeccionar o mapa de cada região;
·         Elaborar mural de personalidades de cada região;
·         Listar características marcantes da flora e fauna;
·         Fazer uma apresentação artística da região;
·         Caracterizar com trajes típicos da região;


            O cumprimento dessas metas somou pontos que  valerão na gincana da semana da pátria. A turma que vencer a competição ganha um jantar e um passeio num clube de campo.

            Mais de 80% dos alunos participaram ativamente do sarau e a diretora Angela Ferreira, comenta o sucesso: “o empenho das equipes, juntamente com os professores foi o grande diferencial. Ver os alunos se apresentando foi muito emocionante, pois eles passaram dias ensaiando", lembra ela.
            A diretora garante ainda que o apoio da família foi fundamental: "contamos com um grande público, em sua maioria formada por  pais que vieram prestigiar seus filhos. Isso contribui para fortalecimento do vínculo dos pais com a escola. Parabéns a todos”, garante Angela. 


Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura 

Curso de pedreiro forma 25 novos profissionais em Gonçalves

            

O município de Gonçalves tem disponibilizado diversos cursos profissionalizantes. No dia 17 de julho, mais uma turma recebeu certificado. Dessa vez, do ofício de: Pedreiro de Alvenaria Assistente, por meio do Programa Escola Móvel SESI / SENAI.

De forma gratuita, o curso realizado por intermédio da FIEMG regional Sul, teve por objetivo fornecer noções básicas dos processos da construção civil.
A duração foi de 80h, de segunda a sexta em dois períodos. A novidade é que dos 25 formados, 5 foram mulheres. 

Somente esse ano, um curso foi finalizado e dois estão em andamento: inglês básico e agente de informações turísticas por meio do PRONATEC.

Ginásio de Paraisópolis realiza feira de sustentabilidade em Informática


Os alunos da escola estadual 'Antônio Eufrásio de Toeldo' integrantes do Projeto Reinventando o Ensino Médio, de Minas Gerais desde 2013, realizaram na última semana a FESI – Feira Escolar de Sustentabilidade em Informática.
Aberta ao público nos dias sete e oito de agosto, o projeto desenvolvido pela professora Beatriz Rodrigues Alves abrangeu estudantes do 1º e 2º ano. Beatriz,
leciona no Ginásio as disciplinas de Tecnologia da Informação na Prática e Biologia.
Os  participantes da Turma de TI, realizaram pesquisas sobre o acúmulo de lixo de informática que é descartado periodicamente, assim sob orientação da professora, realizaram  projetos de reutilização dos componentes transformando-os em objetos para o dia-a-dia, seja em um escritório, na própria escola, no lazer ou em casa.
O resultado foi: objetos como aquário, casa para gatos, lixeiras, gaiolas para porquinhos da índia, aquarelas, vasos, porta-joias, ventiladores, filtro de água, entre outros.

A confecção ficou por conta de aproximadamente 60 alunos e a arte foi prestigiada por dezenas de pessoas de acordo com Beatriz: "Nossa Feira Escolar recebeu visitantes diversos como familiares de nossos alunos, alunos de nossa escola e das demais Escolas Estaduais e Municipais de Paraisópolis e região: Conceição dos Ouros, Brasópolis, Bom Sucesso (Brasópolis), Piranguinho, Sapucaí - Mirim e Gonçalves, além de alunos de Escolas como o Colégio Santa Ângela, Ceap, APAE". 

Prefeitura adquire 3 novos veículos para a saúde


A Prefeitura de Gonçalves adquiriu três novos carros para o departamento de saúde. Dois carros são provenientes de emendas parlamentares, uma do deputado estadual Ulysses Gomes e outra do Deputado Dalmo Ribeiro. 
 e um carro de recursos da vigilância sanitária, repassada pelo Governo Federal.
Os novos veículos que compõem a frota municipal são: Renault Clio completo (direção, vidro e trava elétrica, ar).
A entrega foi feita no dia 23 de agosto na Renault de Pouso Alegre.


segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Polícias militar e civil trabalham em conjunto e prendem traficante em Paraisópolis


No último dia 17 de julho a Polícia Militar em conjunto com a Policia Civil de Paraisópolis e apoio do CANIL de Itajubá, desencadeou uma operação de combate ao crime organizado e o tráfico ilícito de entorpecentes no município.
Foi executado mandado de busca e apreensão em uma residência localizada na Rua Capitão Antonio Augusto de Almeida, local conhecido e investigado pelas polícias como ponto de comercialização de entorpecentes, sendo encontrado um tablete de maconhae duas buchas da mesma substância embalada e pronta para o comércio. Além disso, foram encontrados diversos materiais utilizados para a embalagem da droga.
Ainda no local, foi apreendida uma motocicleta, sem placa de identificação, com numeração do chassi raspada, e de procedência duvidosa.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao cidadão A. J. M., 49 anos, pelo crime de tráfico ilícito de drogas, sendo encaminhado em seguida para o Presídio de Itajubá, onde permanecerá preso.   



Mais de 700 pessoas irão participar da 9ª Corrida Rústica


Sapucaí-Mirim, receberá no próximo dia três de agosto a 9ª edição da Corrida Rústica da cidade.
A largada e a chegada será nas proximidades da Escola Municipal Vitrúvio Marcondes Pereira, no bairro Jardim Santana, e os atletas percorrerão as ruas da cidade, bem como, em trilhas e estradas de terra.
O principal objetivo do eventop esportivo é incentivar a prática esportiva no município e região.
Para acirrar ainda mais a disputa, vários atletas de destaque no cenário regional e nacional de corridas de rua já confirmaram presença, o que garante um bom nível de competição.
O evento será dividido em quatro modalidades, e as largadas terão início as 8:30h para ás corridas de 10 km e 5 km, 8:35h para a caminhada e 09:30h para a corrida Kids.
A Comissão Organizadora solicita a compreensão dos proprietários de veículos, que evitem trafegar pelas ruas que compõem o percurso no dia três de agosto  das 8:30h ás 9:30h, pois estarão interditadas, para garantir  a segurança dos competidores.
O evento será promovido pela Associação de Corredores de Rua de Sapucaí-Mirim em parceria com a Prefeitura Municipal de Sapucaí-Mirim e Federação Mineira de Atletismo, e conta com o apoio do comércio e empresas da cidade e região.
Informações no site www.acosm.com.br.


De uniforme novo, equipe ACOSM conquista ótimos resultados em Taubaté



Ao todo disputaram a 2ª Etapa do Circuito Taubateano de Corrida de Rua no dia 20 de julho, 41 atletas da Associação de Corredores de Rua de Sapucaí-Mirim - ACOSM.
Para o evento, os atletas estrearam o novo uniforme, que começou trazendo sorte.
Na Categoria Mirim e Infantil, os alunos do 'Projeto Correndo para o Futuro' fizeram bonito:
- Categoria Mirim Masculino: Carlos Eduardo Trindade (3º), Allan Diego (12º) e Breno Santos (26º).
- Categoria Mirim Feminino: Vitória Trindade (5ª), Sabrina de Paula (6ª), Grenda Maisa (8ª), Francielle Paiva (9ª), Alexandra Pimentel (10ª).
- Categoria Infantil Masculino: Vinícius Rafael Ribeiro (9º).
- Categoria Infantil Feminino: Carolina de Paula (2ª), Dalvany Prado (3ª), Darlene Prado (4ª) e Isabelly Garcia (5ª).

O percurso feito pelos adultos foi de 5,3 km e também conquistaram ótimos resultados em suas respectivas categorias: Joceilma Santos (4ª), Bruna Carvalho (6ª), Samara Aparecida Alves (12ª), Preta (16ª), Valéria Santos (18ª), Mikaela Silva (28ª), Fatima Santos (29ª), Natalia de Barros (7ª), Luiza Trindade (61ª), Michelle Gomes (62ª), Josiane Barros (63ª), Maria José dos Santos (38ª), Marilda Teixeira (9ª), Daniel Ap. Silva (3º), José Roberto Teixeira (4º), Julio Cesar Carvalho (8º), Willian Teixeira (9º), Antônio Pedro Moraes (6º), Alexandre Pimentel (6º), Dênis Barbosa (12º), Rodolfo de Barros (11º), Nei Santos (13º), Marcelino Trindade (21º), Edson Eduardo (26º), Roberto Teixeira (6º), Mauro Ribeiro (26º), José do Carmo (8º).

A ACOSM agradece pelo apoio: Nosso Recanto Acampamentos, Porto Minas Gerais, Academia Vidativa, Comercial Guliver, Nilsinho Automóveis e Prefeitura Municipal de Sapucaí-Mirim e a todos os sócios e corredores pela união e companheirismo.


segunda-feira, 14 de julho de 2014

Denúncias anônimas levam a prisão em Paraisópolis


No dia 16 de junho por volta de 00h, a PM de Paraisópolis durante patrulhamento na rua Adolfo Paiva se deparou com J. B. I., 56. Denúncias anônimas apontaram que o homem estaria transitando pela cidade portando arma de fogo. Ao ser abordado e revistado, nada de ilícito foi encontrado.
Porém, ao ser questionado sobre as denúncias em seu desfavor, o suspeito apresentou argumentos desconexos, o que levou os militares à sua residência, onde, foi encontrada no guarda-roupa, guardado em uma caixa de madeira, um revólver calibre .38 com numeração raspada, e ainda 16 munições intactas.
O homem foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia de Polícia, juntamente com os produtos do crime. O comandante da 264ª Companhia da Polícia Militar, tenente Diego Valote diz que a PM tem recebido inúmeras denúncias anônimas que estão auxiliando a prevenção criminal em Paraisópolis: "as ligações podem ser feitas através do programa DISQUE-DENÚNCIA 181". Ele recomenda que a população continue denunciando e contribuindo para um ambiente seguro em nosso município.


Curso de Fibra de Bananeira é ministrado em São Bento

O projeto Turismo de Base Comunitária”, reúne desde 2010 uma série de cursos em parceria com a Secretaria de Turismo. A ideia é capacitar a população em diversos setores e ajudar na recepção de turistas, que é cada vez mais forte na cidade.
O último curso disponibilizado foi o de fibra de bananeira. Cerca de 15 moradores participam gratuitamente. A realização foi uma parceria com o SENAR. O local possui a plantação da fruta em abundância, sendo que, logo após a colheita dos cachos, o que sobrava não tinha mais serventia.
Os participantes aprenderam técnicas para reaproveitar o material que sobra, transformando-o em produtos artesanais.
O próximo já está preparado " Turismo Pedagógico no Meio Rural". Começa dia 14 de julho e termina dia 17.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura municipal. 

Curso gratuito de Pizzas e Salgados Assados em São Bento

No mês de junho, São Bento recebeu mais uma oportunidade de capacitação da população. Um curso gratuito de Pizzas e Salgados Assados.
Resultado de uma parceria entre Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e SENAI, o curso de Pizzas e Salgados Assados aconteceu na Escola Móvel de Panificação e Confeitaria. Cerca de 24 alunos participaram das aulas.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura municipal. 

Torneio de Truco movimenta quadra de esportes em São Bento


O IV Torneio Municipal de Truco acontece  em São Bento Secretaria de Esportes a 4ª edição do Torneio Municipal de Truco no dia 1º de junho.
Foram 58 duplas duelando na Quadra de Esportes do município. Em meio a disputas acirradas a dupla “Gordo e Paulinho” se sagrou campeã. O segundo lugar ficou com  “Daniel e Bibo”.