A festa de Nossa Senhora das Dores, tem tradição e cultura no município de Gonçalves e todos os anos centenas de pessoas acompanham as festividades. A manifestação religiosa com novena preparatória acontece todos os anos nos dias que antecedem o dia 15 de setembro, data em louvor a santa.
Todos os dias as missas foram seguidas de procissão em homenagem a padroeira. Vários shows agitaram a cidade nos dias de festa, além de quermesse, missa, leilões, barracas gastronômicas, som mecânico e apresentações.
No dia da Festa, a alvorada festiva, leilão de gado, missa solene, procissão com velas, shows, baile e queima de fogos animaram o feriado municipal.
Esse ano o tema central foi o: “Maria, Mãe e mestra da igreja e da família” e em torno dele vários outros temas foram escolhidos para compor os nove dias de oração.
No ano passado, os responsáveis pela organização foi o casal José Vitor Barbosa e Rita de Cássia Simão Barbosa. Esse ano Pedro Piola e sua família são os responsáveis pela festa.
Um pouco de história:
A primeira capela foi construída em 1878 em cumprimento a uma promessa de Policarpo Júnior, na divisa de Minas Gerais e São Paulo. Vinte anos mais tarde a capela foi transferida para as margens do Rio Capivari, local da atual matriz que leva o nome da Santa.
A manifestação religiosa é a mais tradicional da cidade e considerada uma das mais antigas. É realizada oficialmente desde 1947, quando foi criado um estandarte para Nossa Senhora das Dores.
Lira Nossa Senhora das Dores:
A lira surgiu em 1909, quando Gonçalves passava de povoado à Distrito. O Capitão Antônio Carlos trouxe a Agência dos Correios, o Cartório de Registro Civil e Fundou a Lira Nossa Senhora das Dores.
0 comentários:
Postar um comentário