A equipe de aventura ‘Radicais Livres’ fez o trajeto do rio Sapucaí Mirim que liga o município de Paraisópolis à Conceição dos Ouros de caiaque nos dias cinco e seis de março, a fim de catalogar o rio e oferecer pacotes para descida em sua agência.
O grupo era formado por quatro aventureiros. O Engenheiro Civil Thiago Messias, 25, conta que ao chegar próximo a divisa dos bairros Piraí e Barrinha foram surpreendidos pela quantidade de lixo paralisada tanto no interior do rio como também às margens, impedindo em alguns trechos a passagem dos caiaques “Em muitos momentos, ficou perigoso, pois alem de diversos insumos plásticos como garrafas pet e restos de brinquedos, também havia uma enorme quantidade de vidros quebrados” explica Thiago.
A Polícia Ambiental após patrulhas aquáticas constatou que em vários locais o barco não passa devido a grande quantidade lixo acumulado. Em virtude do problema foi realizada uma barqueata ecológica no dia 30 de abril para limpeza do trecho entre o bairro rural Ponte de Ferro e Piraí, divisa com Conceição dos Ouros. Os trabalhos tiveram início ás 7h, sendo utilizadas 20 embarcações e a participação de 60 pessoas. Foi retirado aproximadamente 18 m³ de lixo, num percurso de mais de 10 km, quantidade suficiente para lotar três caminhões basculantes.
Foram retirados do rio quatro caminhões de lixo como: Garrafas pet, frascos de vidros, isopor, espuma, chinelos/sandálias, tubo de tevelisão, brinquedos diversos e outros.
A PMMA em parceria com a ONG Mãe Terra e com apoio do Ministério Público, Prefeitura de Paraisópolis, Codema e Consep realizaram a ação em prol do Meio Ambiente.
O Sargento Ronaldo explica que não há como identificar os infratores ambientais desta natureza. E a única saída é a conscientização da comunidade e cautela quanto a disposição do lixo.
0 comentários:
Postar um comentário