terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Câmaras de Cachoeira de Minas e Conceição dos Ouros elegem novos presidentes

O vereador Dirceu D’Ângelo de Faria (PR) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Cachoeira de Minas por unanimidade no dia 7 de dezembro. A mesa diretora terá como vice-presidente a vereadora Mariana Aparecida Pereira de Oliveira (PV) e secretário o vereador Ricardo Dionísio Vieira (PRB) atual presidente da casa.

O município de Conceição dos Ouros também escolheu os vereadores que farão parte da nova mesa diretora da Câmara Municipal no dia 13 de dezembro. O presidente eleito para o ano de 2011 foi o vereador Ocimar Pereira de Carvalho (DEM) com oito votos. Luiz Raimundo Ferreira (PR) será o vice-presidente, o cargo de secretário será ocupado pelo vereador Luiz Roberto Rocha (DEM) e segundo o secretário será Benedito de Oliveira Carlos Pinto (DEM).

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Correios afirma que a situação está normalizada em Paraisópolis

A Agência dos Correios de Paraisópolis recentemente reformada e ampliada é alvo de muitas reclamações por meio dos que dependem dos serviços prestados pela empresa.

Uma das principais reclamações da população é referente ao atraso no recebimento das faturas de cartão de credito e boletos bancários, ocasionando a cobrança de juros. Outra reclamação freqüente é quanto a espera na fila para o atendimento. Muitas vezes apenas um dos três guichês está funcionando.

A assessoria de comunicação dos Correios reconhece que a agência de Paraisópolis passou por dificuldades em relação ao efetivo nos últimos três meses o que gerou impactos significativos na distribuição dos objetos postais no município, e consequentemente no atendimento ao público. A empresa afirma que desde o início desta semana a situação já foi regularizada por meio de medidas logísticas e com a contratação de empregados temporários.

A agência foi reinaugurada no dia 26 de março desse ano e na ocasião estiveram presentes na cerimônia autoridades como o então Ministro das Comunicações Hélio Costa, o Diretor dos Correios em Minas Gerais Fernando Miranda, o deputado Estadual Bilac Pinto e o então Presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Carlos Henrique Almeida Custódio. Nos discursos foram citadas as melhorias e os benefícios proporcionados à população com a ampliação da Agência de Paraisópolis.

Câmara de Paraisópolis elege novo presidente

Na última segunda-feira (13), a Câmara Municipal de Paraisópolis elegeu a nova mesa diretora. Antônio Félix T. Filho (PMDB) foi eleito o novo presidente da Câmara, tendo como vice a vereadora Sílvia Renata T. Rodrigues (PT), e secretário o vereador Antônio G. T. Matias (PSDB).

A chapa eleita por 5 votos válidos e 4 em branco, foi a única a concorrer. O mandato dos membros da Mesa será de um ano, permitida a reeleição para os mesmos cargos por mais um ano.

A sessão ordinária começou de forma tranqüila por volta das 17h00min. Em todos os discursos realizados não faltaram elogios e agradecimentos a mesa atual composta pela presidente Aparecida Conceição Pereira (PR), vice Antônio Milton Cardoso (PTB) e secretária Sílvia Renata Teixeira (PT).

A mudança no comportamento dos vereadores aconteceu durante o recesso de mais de uma hora, para discussão de voto entre situação e oposição. Os munícipes presentes na casa puderam observar inúmeras discussões, e desentendimentos envolvendo os vereadores. O clima tenso continuou até o final da votação, apesar dos discursos dos membros de união dos vereadores para cumprir com êxito o cargo ao qual foram delegados.

Ao final da votação a atual presidente da Câmara Cidinha aproveitou para desejar sorte aos novos vereadores que compõem a mesa, além de agradecer a oportunidade de ter feito parte da mesa diretora no último ano. Além disso, a vereadora explicou o impasse ocorrido durante o intervalo da eleição: “Na política temos que fazer escolhas, a escolha feita por mim e por alguns membros de meu grupo, foi de manter a nossa posição de bancada. Fomos escolhidos para representar o povo acima de qualquer interesse particular. A vereadora refere-se a mudança de posição de alguns vereadores, fato este que gerou as discussões durante a reunião.

A nova mesa diretora tomará posse no dia 1° de janeiro de 2011 às 18h00min horas em Sessão Solene realizada na Câmara Municipal.

Cachoeira de Minas prepara festividades de Natal

O fim do ano se aproxima, e para marcar essa época de festas e comemorações a Prefeitura Municipal de Cachoeira de Minas através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer preparou um calendário especial.

Esse ano as festividades começam no dia 18 de dezembro, a partir de 20h30min, com uma Cantata Natalina no coreto da Praça da Bandeira, seguida do show "O Grande Encontro", onde artistas cachoeirenses que se apresentaram no decorrer do ano de 2010 estarão novamente se apresentando no projeto Arte & Música na Praça, em um show conjunto.

No dia 25 de dezembro, a partir de 20h30min, no coreto da Praça da Bandeira, a população poderá prestigiar uma apresentação com a Sociedade Musical Eduardo Tenório.

No último dia do ano a festa terá início ás 23h30min, quando será realizado o Show da Virada, com a banda Bixo Papão, especializada em micaretas. Esse ano, a novidade fica por conta do trio elétrico "Chupa Ki é Di Uva!" também na Praça da Bandeira.

No sábado, 1º de janeiro para começar o ano em grande estilo às 17h00min, a ACICAM (Associação Comercial e Industrial de Cachoeira de Minas) realiza seu tradicional Sorteio de Prêmios, também na Praça da Bandeira.

À noite, a partir de 22h00min, o DJ Carioca, conhecido como "DJ das Estrelas" por suas diversas participações em programas da Rede Globo, estará tocando em cima do trio elétrico.


Atletas de Paraisópolis participam da maratona Ayrton Senna em SP

A ACORPA (Associação de Corrida de Rua de Paraisópolis) participou no último domingo (05), da 7ª Maratona de revezamento ‘Ayrton Senna Racing Day’, realizada no autódromo de Interlagos em São Paulo.

De 1020 equipes que participaram do evento, a ACORPA, ficou na 4ª colocação geral e em 2º lugar na categoria octetos, sendo premiada com troféu.

A maratona é promovida pelo Instituto Ayrton Senna desde 2004 em homenagem ao tricampeão de F1. A ‘Ayrton Senna Racing Day’ é uma maratona de revezamento para equipes de dois, quatro e oito participantes na distância de 42,2 km.

Viviane Senna, irmã de Ayrton e mãe de Bruno Senna é uma das coordenadoras da Fundação. Ela exalta a participação dos atletas no evento, e diz que o ano de 2010 foi muito especial, com várias homenagens ao piloto. Viviane deseja que toda ação desenvolvida em nome do ídolo seja para gerar atos de amor e dedicação.

O valor integral das inscrições é destinado à melhoria da qualidade da educação pública do país, por meio dos programas do Instituto Ayrton Senna.

Plano Diretor de Gonçalves está concluído

A população de Gonçalves conhecerá as diretrizes do Plano Diretor nos dias 12 e 13 de dezembro, quando acontecerá no Clube Recreativo, o Seminário para a apresentação e entrega do Projeto de Lei do PD.

A proposta final será apresentada e haverá debate em torno das questões polêmicas, se necessário haverá votação e a Minuta será corrigida na presença de todos. Depois de devidamente editado o Projeto de Lei será entregue ao Prefeito Luis Rosa.

O Seminário do dia 12 será das 08h às 12h e das 13h às 17h. Já no dia 13 será das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Considerações, críticas e sugestões sobre o Plano Diretor, puderam ser encaminhas à equipe até o dia 07 de dezembro. Os tópicos serão processados pela equipe técnica que apresentadas as considerações pertinentes durante os seminários.

O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento do Município, abrange a totalidade do território do Município e integra o processo de planejamento municipal. Sua implantação está prevista para ser iniciada no próximo ano.

Toda a população está convidada a participar da cerimônia de apresentação do Plano Diretor do município.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Alunos de Jornalismo priorizam a regionalização

Acadêmicos do 8° período de Jornalismo da Univás em Pouso Alegre apresentaram à banca examinadora os trabalhos de conclusão de curso (TCC) durante a última semana. Foram 8 projetos apresentados, sendo 5 com enfoques regionais.

A professora mestra e coordenadora do curso de Jornalismo Vânia Mesquita, ressalta que o interesse despertado pelos alunos por assuntos voltados para região é uma forma de olhar para os problemas locais. Para ela os assuntos abordados nos projetos experimentais possuem um olhar bastante próximo daquilo que falta na região.

O aluno do 4° período de Jornalismo Márcio Borges ressalta que o mais notável diante disso é a possibilidade de reviver e por que não imortalizar fatos e pessoas de fundamental importância para a formação da nossa sociedade atual e que foram esquecidas ou sequer reconhecidas por gerações.

Os 5 trabalhos que primaram pela regionalização foram: O livro-reportagem ‘A rainha operária e sua colméia negra resgata a vida da líder negra santa-ritense Maria Idalina de Jesus (Maria Bonita) e da evolução histórica da comunidade negra de Santa Rita do Sapucaí. Jonas já havia estabelecido alguns critérios para a escolha do tema, que era pertencer a um grupo social historicamente discriminado e Maria bonita era mulher em uma sociedade machista, era negra em um país que havia abolido a escravidão pouco antes de seu nascimento, era analfabeta e pobre.

A revista iguaria mineira é uma revista gastronômica que resgata a historia dos pratos típicos de Cambuí, Gonçalves, Paraisópolis, Pouso Alegre, Córrego do Bom Jesus e Piranguinho, resgatando as histórias, assim como a cultura, costumes, receitas e as tradições escondidas nos pratos típicos de seis cidades do Sul de Minas Gerais.

A publicação de ‘Iguarias mineiras veio para preencher uma lacuna no mercado editorial, com textos humanizados, dinâmicos e fotos de dar água na boca.

O livro reportagem "Estradas da Mantiqueira Caminhos das Gentes", relata nove histórias de moradores de bairros rurais de Córrego do Bom Jesus que se localizam na Serra da Mantiqueira. O objetivo do livro é relatar as histórias de vida dos moradores, costumes, culturas e tradições e com isso mostrar as vantagens e desvantagens de morar na serra, longe dos centros urbanos. A dupla decidiu abordar o tema pelo fato de não existir nenhum produto jornalístico semelhante na região, o que caracteriza o ineditismo da obra.

A revista eletrônica ‘Culturuai’ é um projeto cultural segmentado que abrange as manifestações culturais populares de Pouso Alegre e região e sua principal proposta é proporcionar é proporcionai um espaço de registro, conhecimento e divulgação da cultura regional aos artistas populares que em sua maioria não possuem espaço na mídia.

A idéia central do livro-reportagem fotográfico foi registrar a caminhada de 429 km dos peregrinos de Tambaú à Aparecida. Esse percurso abrange 24 cidades e durou 13 dias. O livro contém 131 fotos das 2181 que foram tiradas.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Entra em vigor lei que proíbe a venda de antibióticos sem receita

Começou a valer no último domingo (28) a nova lei determinada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que proíbe a venda de antibióticos sem prescrição médica.
As receitas emitidas terão validade de 10 dias a contar da data de sua emissão.
A fiscalização do cumprimento da lei é de responsabilidade da Vigilância Sanitária Municipal, Estadual e Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Em Paraisópolis esse trabalho é realizado por quatro técnicos que atuam em âmbito municipal.

Caso seja constatada a venda dos referidos medicamentos sem orientação médica, o estabelecimento será notificado, sequenciado de auto de infração e enquadramento nas penalidades da legislação sanitária em vigor, que vão desde advertência ao cancelamento do alvará de licenciamento de estabelecimento.

Todos os estabelecimentos deverão manter à disposição das autoridades sanitárias a documentação fiscal referente à compra, venda, transferência ou devolução das substâncias antimicrobianas bem como dos medicamentos que a contenham. Essa documentação deverá permanecer arquivada por um período mínimo de 5 anos após o sua dispensa ou aviamento.

O farmacêutico José Francisley Mateus responsável pela Vigilância Sanitária e SUS de Paraisópolis, considera essa uma medida importante e destaca que além do risco a saúde do usuário, pode levar ao crescimento da resistência bacteriana, bem como enfraquecer as defesas do organismo.

Ele acredita que a VISA não encontrará problemas em Paraisópolis, pois a primeira medida tomada foi levar ao conhecimento de todos os estabelecimentos e profissionais ligados à saúde do município o que rege a lei instituída em 26 de outubro desse ano.