segunda-feira, 25 de julho de 2011

Tudo pronto para a festa do polvilho em Conceição dos Ouros

A tradicional festa do Polvilho está em sua 15° edição, e acontece junto com as comemorações do 63° aniversário do município entre os dias três e sete de agosto.

Todo ano, milhares de pessoas visitam a capital do polvilho nessa época e movimentam a pacata cidade do sul de minas.

No dia três a partir das 19:00h abertura oficial da festa e 9º festival de pratos típicos de mandioca e polvilho no ginásio poliesportivo.

Dia quatro sessão solene na Câmara Municipal para entrega dos Títulos Honoríficos no Clube Recreativo.

Dia cinco, coroação da rainha do polvilho ás 21:30h, homenagem aos produtores rurais ás 22:00h seguida de queima de fogos e ás 23:00h o show mais esperado do ano com a jovem dupla sertaneja João Neto e Frederico.

Sábado dia seis, a festa começa cedo. Á partir das 09:00h cerimônia cívica, inaugurações, arriamento das bandeira e missa na Igreja Matriz. Á noite quem comanda a festa a partir das 23:00h é o cantor sertanejo Daniel cantando seus novos sucessos e relembrando suas melhores canções.

Domingo dia sete, último dia de comemorações e shows a partir das 21:00h com a dupla Carlos Viola e Zé Airton e ás 22:00h Dani e Danilo fecham a programação festiva.

O evento é realizado através da parceria entre a prefeitura e a Associação de produtores rurais da cidade e os shows gratuitos acontecem na Praça José Maria de Sousa. Todos os dias barracas montadas no local vendem comidas típicas do município.

Começou a 13° OPIS em Paraisópolis

O maior evento beneficente da região teve início no dia 13 de julho no Poliesportivo professor Helcias Rocha e terminam no dia 20. A OPIS (Olimpíada Paraisopolense de Inverno e Solidariedade) reúne as quatro entidades filantrópicas do município em uma competição solidária. Asilo São Vicente de Paulo, Casa da Criança (Instituto das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora de Fátima), APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e Hospital Frei Caetano e Maternidade Santa Tereza, disputam ponto a ponto e a campeã será conhecida no dia 24 de julho.

Nessa olimpíada a rivalidade não entra em campo, e a solidariedade vence todas as disputas.

A comissão voluntária, membros das instituições e Prefeitura Municipal organizaram uma programação diversificada para cada dia de festa. Na quinta-feira 21, abertura com desfile das entidades e show com a revelação do Bloco do Urso, Ediana Mascaro cantando Axé e Sertanejo.

Sexta-feira 22, show com Cesar e Alessandro e no sábado 23, show com Fundo de Quintal e com a banda Crime Forjado. No domingo 24, encerramento das festividades com almoço beneficente e apresentação do grupo Simplicidade.

Todos os shows acontecem em frente a Igreja Matriz, onde estarão montadas barracas com comidas típicas todos os dias.

Ganhadores do selo: O que eu mais gosto em minha cidade

A prefeitura Municipal de Paraisópolis em parceria com a Agência dos Correios entregou no dia 15 de julho, os prêmios para os três melhores colocados no concurso cultural de desenho da 3º Semana Amílcar de castro com o tema ‘ o que eu mais gosto em minha cidade’. Foi realizada uma cerimônia de lançamentos dos selos na agencia da cidade e aberta ao público a 1° Mostra filatélica de Paraisópolis.

Estiveram presentes os gerentes Roney Marinho Lima de Paraisópolis, e a regional de Pouso Alegre Clarice Mara Sousa e Silva, o prefeito Sérgio Bizarria, o coordenador da secretaria de turismo e cultura Alfredo Paiva, a secretária de Educação Regina Barbosa, e o 1º Tenente Diego Marchena Valote, além de amigos e parentes que foram prestigiar os ganhadores: Isabela Oliveira Nepomuceno que desenhou a Igreja Matriz, Wesley B. de Souza Junior que desenhou a praça Cel. José Vieira e Amanda Cristina Afonso que desenhou o museu e Centro Cultural Amílcar de Castro.

Um destaque especial para os filatelistas: Milton Mujano; Renato Provenzano; Silvio Reis que também abrilhantaram o evento.

Inverno saudável em Gonçalves

Nesse primeiro mês de inverno, umas das cidades mais fria da região tem um atrativo a mais. O Inverno Orgânico de Gonçalves está em sua 7º edição e atrai visitantes entre os dias 02 e 30 de julho. Restaurantes, pousadas e cafés associados ao evento entram no clima e servem pratos com ingredientes orgânicos.

O evento realizado pelos pela distribuidora ‘Orgânicos da Mantiqueira’, conta com programações especiais sempre com muita música, gastronomia e oficinas. As atrações estão disponíveis no site: www.invernoorganico.com.br e as empresas associadas são identificadas por uma joaninha, que segundo os organizadores representa o equilíbrio da natureza já que o animal não sobrevive ao uso de agrotóxicos.

Além da alimentação saudável, diversas atividades voltadas à integração com o meio ambiente são realizadas durante esse mês.

Troco solidário

A Agência dos Correios de Paraisópolis oferece um serviço de Mala Direta Postal Domiciliária em benefício da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) do município. A iniciativa é chamada de TROCO SOLIDÁRIO e consiste na doação do troco do cliente para uma conta da instituição.

O gerente da unidade de Paraisópolis Roney Marinho explica que não há nenhuma parceria social com a APAE devido á dificuldades técnicas, mas se anima com os resultados: “minha gerente repassou isso pra os demais gerentes regionais e grande parte de Minas vão "copiar" a ideia”.

A entrega dos panfletos pode ser feitas pelos carteiros ou pelos atendentes no balcão de atendimento e o troco doado será revertido em investimentos na estrutura da APAE, tecnologia e saúde dos alunos.

II Festival de Inverno esquenta Gonçalves

O inverno chegou e com ele também todas as atrações que o município de Gonçalves oferece nessa época do ano. As baixas temperaturas fazem dos meses que seguem a alta temporada de Gonçalves. E para aquecer esse inverno o Departamento de Turismo, o COMTUR e a Prefeitura Municipal preparam o 2° Festival de Inverno.

Desde o dia dois de julho a população e os turistas de todas as partes apreciam: artesanato, literatura, pratos típicos, música e teatro até o dia 10 de julho. Tudo isso acompanhado de baixas temperaturas, aumentando ainda mais o charme da cidade.

Nesse sábado a agenda de eventos é aberta pela Orquestrina de Violas de São Francisco Xavier no clube Recreativo á partir das 15:00h. Logo após, ás 19:00h O Grupo de Teatro Experimental de Pouso Alegre apresenta a peça ‘Show Brega’ também no clube. A noite a festa continua com a voz e o violão de Lula Ribeiro ás 21:00h seguido do show com Tião e Paulinho ás 23:00h.

No domingo a agenda começa mais cedo. Às 10:00h já estarão expostos no Clube recreativo vários artesanatos e a feira de produtos da agricultura familiar. Às 13:00h o Estádio Municipal recebe o torneio com tiros de Carabina de pressão. E para fechar com chave de ouro, uma roda de bandas que se reúnem no Clube.

Proerd realiza formatura em Paraisópolis

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), desde 2003 forma alunos das redes de ensino pública e privada no município. O 56º batalhão é responsável por 14 municípios esse semestre e através desse projeto formou 432 crianças no último dia 22, totalizando 4.802 alunos desde a sua criação.

Além de crianças, o programa de combate às drogas já ministrou palestras e formou 60 pais na cidade.

O projeto independente visa principalmente envolver a policia militar, escola, família e comunidade, conscientizando para problemas sociais. O foco principal é a violência e as drogas.

A última formatura contou com o sorteio de quatro bicicletas e várias apresentações dos alunos.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Prefeitura de Gonçalves recorre à decisão da justiça

No dia 22 de junho foi publicada no Diário Oficial da União a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais de condenar a Prefeitura de Gonçalves ao pagamento de R$46,4 mil de indenizações por danos materiais e morais acarretados por crime ambiental no ano de 2004. O pagamento seria feito às vítimas José Caetano de Moraes 91 e sua esposa Maria Cândida Bueno de Moraes 68.

O crime consiste na desapropriação de um terreno bem como a utilização do mesmo para a construção de um aterro sanitário. Foi realizado um serviço de terraplanagem no topo do morro de forma ilegal e irregular segundo as vítimas, já que o terreno trata-se de uma área de preservação permanente. Os danos alegados proveem da movimentação de terra acarretada pela terraplanagem, o que resultou no carregamento de lama e assoreamento das nascentes hídricas localizadas a 130mt da obra. As nascentes referidas abastecem as residências das vítimas citadas, bem como os mesmos mantinham uma lavoura de subsistência no local.

Na ocasião o Laudo Técnico Ambiental realizado para a possível implantação de uma Estação de Resíduos Sólidos urbanos ou ‘Usina de Lixo’ concluiu que: ''a instalação do empreendimento em se tratando de um topo de morro, suas nascentes seriam diretamente prejudicadas devido a provável contaminação do lençol freático e consequente dos cursos d'água (...) a referida área apresenta-se inviável para a implantação do empreendimento pretendido, bem como de qualquer outro de natureza semelhante''.

Da mesma forma o laudo de vistoria do IEF (Instituto Estadual de Florestas) concluiu que o empreendimento é de alto impacto ambiental, tendo ainda a FEAM (Fundação Estadual do Meio Ambiente) indeferido a licença para a instalação do aterro sanitário em área de preservação permanente APA Fernão Dias. O Decreto n° 1.850/05 revogou a desapropriação da área e inviabilizou este e qualquer outro empreendimento.

As obras foram paralisadas após o município ser intimado da liminar em ação popular após o dia 22 de janeiro de 2004. No dia 03 de fevereiro de 2004 foi registrado um boletim de ocorrência. E no dia 19 de fevereiro foram inclusas fotografias e um documento do Ministério Público atestando o dano ambiental.

A prefeitura por sua vez alega que a prova testemunhal produzida é altamente tendenciosa e não serviria para dar suporte ao pedido de dano moral já que não foi baseado em prova pericial médica. Outro questionamento é que o dano moral deve ser fixado para marido e mulher, e não para cada um separadamente como foi solicitado. Além disso, alegam que o valor é três vezes maior que o do dano material o que não pode prevalecer devendo este ser equiparado e a correção e juros devem ser aplicados nos termos do artigo 1°-F da lei 9494/97.

O ocorrido foi na gestão anterior a do prefeito Luiz Rosa, mas como o processo se estende desde 2004 a atual gestão responderá ou não pelos danos. O advogado da prefeitura Cid Barros já requereu um embargo declaratório, ou seja, aplicou um recurso para esclarecer a decisão judicial. Esse tipo de recurso é cabível quando há contradição, omissão ou obscuridade na sentença.

Ele explica ainda que não há nada definitivo com relação a sentença e caso a justiça não acate seu pedido, entrará com um recurso especial em Belo Horizonte.

Arte na sucata: perfil de um artesão paraisopolense

Aos 40 anos de idade, Dimas Candido Ferreira ou apenas Dimas Tatoo, coleciona dons e divide seu tempo como tatuador, pintor, escultor e por aí vai. O mundo das artes o encanta desde criança, antes mesmo de ingressar na escola já desenhava histórias em quadrinhos sem nenhuma dificuldade. Aos 14 anos perdeu seu pai que era tapeceiro em São Bento do Sapucaí. Movido pela paixão e pela necessidade, o garoto fez de seu hobby também seu meio de sustento. Terminou os serviços deixados pelo pai “eu só sabia costurar em linha reta, o resto aprendi na marra”, conta. Com sua força de vontade pagava as contas da família enquanto sua mãe cuidava de suas irmãs menores.



Hoje em dia se diz maduro e denomina sua arte como ‘arte de sucata’, contra o consumismo desenfreado. Criar imagens bonitas com ferro e sucata é apenas uma forma de chamar a atenção “sempre que posso crio peças utilitárias para mostrar que é possível mudar, transformar tudo a nossa volta”.



Em sua oficina, de um lado uma maquina de solda, maquinas de costura, ferramentas de alvenaria, do outro furadeiras, esmerilhadeira e compressores. Tudo devidamente posicionado para dar asas a sua imaginação. É nesse ambiente que correntes de moto e coroas ganham vida e utilidade “pois as engrenagens que movem o mundo podem facilmente girar a nosso favor".



Inspirado no conterrâneo Amílcar de Castro, Dimas segue seus instintos, na vida e na arte "busque sua fonte, seja original". Assim dizia o mestre da arte.



Dificuldades existem sempre, “é necessário jogo de cintura, sempre tento fazer aquilo que eu gosto, ou gostar do que faço”, e assim o artista sobrevive entre uma venda e outra.



A falta de apoio é o que mais o incomoda “não podemos viver no futuro, o presente é o único momento que podemos fazer a diferença”. Para ele a desvalorização da arte em nossa região é fruto da falta de turismo, planejamento e estrutura social. Criar um departamento que auxilie os artistas a elaborar seus projetos independentes e viabilizar a captação de recursos para a criação de cooperativas de artesãos, para ele é única maneira de mudar o conceito de arte implantado no município.



O artista plástico, desenvolve trabalhos como tatuador, pinta letreiros, placas, muros, faz esculturas de cimento, personalização de motos e capacetes, tanques, capôs de carro, trabalhos com ferro e sucata. Arruma tempo para seu projeto de reciclagem e ministra oficina de arte nas escolas.



Buscou alavancar seu sustento fora da cidade por várias vezes, mas retornou para sua cidade natal “minha a terra amada”. E mesmo em meio a tantas dificuldades, se ele pudesse fazer um apelo, apenas diria: “vá hoje mesmo e compre um trabalho do artista mais próximo”.



“A revolução verdadeiramente revolucionária realizar-se-á não no mundo exterior, mas na alma e na carne dos seres humanos”.



A frase do escritor inglês, Aldous Huxley está no prefácio do livro Admirável Mundo Novo e é com ela que se encerra uma breve história de mais uma artista de Paraisópolis.

Arma de fogo é apreendida em Conceição dos Ouros

A Polícia Ambiental apreendeu uma espingarda ‘Polveira’, calibre 32 com marca e numero de registro raspado e oxidado. O objeto foi encontrado em um bambuzal no bairro Fazendinha, enrolada em um plástico branco no último dia 25, durante patrulhamento Ambiental da Fauna. Ninguém foi encontrado nas imediações, mas segundo informações o local é frequentado por caçadores de animais silvestres.

Depois de registrado o Boletim de Ocorrência, a arma foi apreendida e encaminhada para a Delegacia de Policia do município.

A Lei Federal de Crimes Ambientais - 9.605/1998 Art. 29 diz que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida tem como pena, detenção de seis meses a um ano, e multa.

28 Municípios mineiros são investigados pelo TRE

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) através do desembargador Brandão Teixeira determinou a correição eleitoral em 11 municípios do Sul de Minas no período de 27 de junho a 27 de julho. Outras 17 cidades do Estado também serão alvo dos trabalhos

A conferência de eleitorado é feita por amostragem. De um a cinco por cento dos cadastrados são escolhidos aleatoriamente.

Depois das investigações, o juiz deve elaborar um relatório do trabalho em até 10 dias, apresentando os números e percentuais de eleitores investigados. Se houver indícios de irregularidades comprometedoras, o tribunal determina a revisão geral do eleitorado. Nesse caso, todos seriam chamados para comprovarem seu vínculo com o município.

Somente esse ano outros 19 municípios passaram por investigação e os relatórios estão sendo elaborados.

Municípios investigados:

Serranos; Ibitiúra de Minas; Carvalhópolis; Conceição das Pedras; Fama; Senador José Bento; Cordislândia; São Bento Abade; São Tomé das Letras e Conceição dos Ouros.

Atleta mineiro tenta vaga em campeonato nacional de Taekwondo.

O atleta Stheffano Silva de Paraisópolis atua pela Sociedade Esportiva Palmeiras. O jovem está na Seleção Paulista de Taekwondo e conseguiu uma vaga para o Campeonato Brasileiro, que acontecerá em Rondônia no dia nove de outubro.

O objetivo de Stheffano é chegar à Seleção Olímpica e segundo ele o primeiro passo já foi dado.

Decoração da fé

Centenas de fiéis se reuniram em frente à Igreja Matriz de Paraisópolis no dia 23 de julho para a celebração de Corpus Christi. A missa campal começou por volta das 15:00h e foi seguida da procissão pelos tapetes confeccionados nas principais ruas do centro.

A elaboração de tapetes nas ruas é considerada uma das mais antigas tradições da Igreja Católica, consiste na montagem de mosaicos com dizeres bíblicos e figuras religiosas.

O objetivo de resgatar essa tradição da Igreja e também da cultura, José Carlos Faria, um dos membros da Coordenação da Pastoral da Crisma, tomou a iniciativa e mobilizou a população para reviver esta prática cultural.

Ele conta que ficava fascinado com a movimentação de pessoas se confraternizando em torno do trabalho. “É um gesto de se ofertar para Jesus e preparar o caminho para ele passar.”

A ideia esse ano foi refletir através dos tapetes, Jesus Eucarístico e também o tema da Campanha da Fraternidade "Fraternidade e Vida no Planeta", para isso estão sendo arrecadados materiais recicláveis.

Foram confeccionados 1.000 metros de tapete, com 1,40 m de largura dividido em 12 setores, sendo que 8 serão feitos de produtos orgânicos como: pó de serra, borra de café, pipoca, cal de pintura, cascas de ovos e flores e 4 de materiais recicláveis como plásticos, tampinhas metálicas, isopores e lacres de latinhas.

Nos setores recicláveis os cerca de 350 metros serão confeccionados sobre tecido TNT, para facilitar a limpeza e a coleta seletiva e não serão misturados materiais orgânicos com materiais recicláveis.