segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Projeto de proteção e Recuperação de nascentes é realizado em Paraisópolis

Rodeado por montanhas a 1500 metros de altitude no município de Paraisópolis está localizada a reserva natural, Parque Ecológico do Brejo Grande, onde existe um lago artificial, considerado o mais alto do país.
A preocupação em preservar o local partiu do CODEMA (Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental) no segundo semestre de 2010.
A idéia tem como objetivo cercar, proteger e recuperar nascentes das propriedades localizadas no entorno do Parque.
O CODEMA conta com o apoio da prefeitura para execução do serviço e transporte de moirões, e também de voluntários, já os proprietários não são obrigados a cercar as nascentes e ficam a vontade para opinar sobre a os limites que serão cercados.
A verba gasta no projeto inicialmente era resultante de multas de crimes ambientais depositadas em um fundo. Hoje em dia o projeto ganhou a parceria do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que doou moirões e arame farpado para dar continuidade ao trabalho.
Pedro Sousa Silva de Paula Ribeiro, Diretor de Meio Ambiente do município, explica que as principais vantagens de proteger os mananciais é evitar o pisoteio do gado nos olhos d'água: “a cerca também favorece a regeneração natural da vegetação que serve para evitar erosão e proteger as nascentes”.
Ao todo já foram cercadas cinco nascentes e mais cinco voluntários já receberam os materiais e aguardam execução do serviço.
A meta do projeto é cercar 10 nascentes e continuar na busca por captação de recursos para continuar os trabalhos que foram iniciados no Brejo Grande por ser a área do manancial que abastece a cidade de Paraisópolis
É importante lembrar que recuperar ou proteger uma área de nascente, além de ser um ótimo investimento ambiental, ajuda a garantir o fornecimento de água no campo e a manter a biodiversidade local.

CARNAVAL 2011 EM CACHOEIRA DE MINAS – O MUNDO DO CIRCO

Passadas as festas do início do ano, é hora de pensar em carnaval. Em Cachoeira de Minas, já começaram os preparativos para a festa mais popular do país.
Com o tema ‘O maior circo do mundo’, Cachoeira se prepara para mais um ano de folia.
Uma das atrações é o tradicional desfile de blocos carnavalescos que acontece no município a aproximadamente 40 anos. Nesse novo formato com camisetas e adereços será a segunda edição.
No ano passado mais de 2.500 pessoas desfilaram, divididas em 25 blocos.
Os interessados em colocar o bloco na rua devem fazer as inscrições até o dia 25 de fevereiro, na prefeitura municipal.
O evento é uma realização da Prefeitura de Cachoeira de Minas em parceria com o COMCAR - Conselho Municipal do Carnaval Cachoeirense.
Os desfiles acontecerão nos dias cinco de março sábado e sete de março segunda-feira, na Praça da Bandeira. Saída em frente ao Banco do Brasil, dando a volta por trás da Igreja e entrando no calçadão, onde termina.
Para se inscrever, basta ter um bloco identificado com nome e um responsável. O grupo deve estar utilizando, pelo menos, uma camiseta personalizada, com o nome do bloco.
Blocos de outras cidades também podem participar da festa desde que o representante resida em Cachoeira de Minas.
Maiores informações poderão ser obtidas na Prefeitura Municipal, ou através do telefone (35) 3472-1333 - com Expedito ou Fabio.

PMMA realiza blitz educativa em Paraisópolis

No dia 25 de janeiro em Paraisópolis, a Polícia Militar de Meio Ambiente realizou a Operação Meio Ambiente Setor Flora.

Nas blitz educativas foram doadas e distribuídas diversas mudas de árvores nativas e frutíferas, em diversos bairros rurais do município, como Bela Vista, Uruguai, Fidelis e outros.

Com apoio dos membros da ONG Mãe-Terra do município de Conceição dos foram distribuídas um total de 700 mudas.

A iniciativa resultará na preservação de nascentes, formação de mata ciliar e corredor ecológico, sendo as mudas conhecidas popularmente como: Aroeirinha, Quaresmeira, Goiabeira do Mato, Pitanga, Paineira Rosa, Jequitibá, Ypê, Ameixa, Graviola, Cereja entre outras.










Ultramaratona fecha calendário comemorativo em Paraisópolis

O município de Paraisópolis comemorou 138 anos de emancipação política no último dia 25; E para festejar essa data, foi realizada a 6° edição da tradicional Ultramaratona BR 135.

A Ultra Maratona faz parte da copa do mundo das corridas, e é dividida em três modalidades: Badwater Ultramarathon, corrida no Deserto do Vale da Morte na Califórnia, Arrowhead Ultramarathon, corrida no Gelo em Minesotta no norte dos EUA e mais recentemente BR 135 Ultramarathon, corrida nas Montanhas.

A corrida está oficialmente integrada às comemorações do aniversário da cidade desde 2009.

O percurso é considerado um dos mais difíceis do Brasil, tendo apenas 20 dos seus 217 km percorridos em superfície plana. O local escolhido foi a Serra da Mantiqueira, e o desafio é percorrer os terrenos íngremes passando pelo trecho de maior dificuldade do Caminho da Fé. São 135 Milhas, o equivalente a 217 km a serem percorridos em até 60 horas.
Os vencedores dessa edição foram: na categoria solo, em 1° lugar Lindermueller Kurt, completando a prova em 28h19min, em 2° Ariovaldo Trindade Branco com o tempo de 31h24min e em 3° lugar Adilson Ligeirinho fechando a corrida em 31h31min.

Na categoria revezamento de duplas, o 1° lugar ficou com Peter Vaz/Reinaldo Tubarão, em 2° Henrique Lopes/Eber Valentim e em 3° Gustavo/Foronda.

E revezamento de trio, 1° lugar Eduardo Rodrigues/Samuel Toledo/Vilmar, 2° Etelvino Machado/Mauri Pereira e 3° Fabrizio Rubinstein/João Marinho.