sábado, 30 de janeiro de 2010

Casa incendiada oferece riscos a moradores e comerciantes


Na madrugada do dia 19, terça-feira, um incêndio destruiu uma casa e um ponto comercial, na Rua 7 de Setembro em Paraisópolis.
O local foi parcialmente interditado com uma fita de isolamento.
A preocupação dos moradores e comerciantes do local, é que após 3 dias, nada foi feito.
A casa ameaça cair, podendo comprometer a estrutura das casas vizinhas, e puxando com ela a fiação da rua.
Antônio Carlos Barbosa, é dono de uma borracharia que fica ao lado do imóvel. Preocupado ligou inúmeras vezes tanto para a Prefeitura como também para a própria Polícia Militar, pedindo providências.

Segundo ele, o local está perigoso, tanto pela estrutura da casa, que ameaça cair, quanto pela rua de mão dupla, em que apenas uma via está sendo utilizada.

Antonio conta que ele mesmo já presenciounos últimos dias situações que poderiam provocar um acidente: " os carros vem em alta velocidade, alguns sobem até na calçada para desviar um do outro".
Antonio comenta também que apesar do medo da construção desabar a qualquer momento, precisa continuar trabalhando: " trabalho com um olho aqui dentro e outra lá fora".
Funcionários da Prefeitura garantem que estão avaliando a situação, e tomarão uma providência o mais rápido possível.
A perícia já esteve no local examinando e fotografando o imóvel.
Mas até o momento nada além do isolamento foi feito.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Arrecadação de donativos: S.O. S São Luiz do Paraitinga


[Matéria Publicada Pelo Jornal - Gazeta do Vale]


Centenas de pessoas em todo o país se organizam em multirões para arrecadar donativos, que serão entregues aos moradores de São Luiz do Paraitinga, no interior de SP.

A cidade foi uma das mais castigadas pelas chuvas que atingiram a região do Vale do Paraíba no início desse ano. Segundo a Prefeitura do município, os prejuízos já somam mais de 100 milhões de reais, que englobam casas, edifícios históricos, estradas entre outros. Em virtude da precariedade em que a cidade se encontra, a defesa civil decretou estado de calamidade publica.

Paraisópolis está entre as cidades mobilizadas na arrecadação de donativos. Alguns moradores voluntários abraçaram o Projeto S.O. S São Luiz do Paraitinga. A divulgação está sendo feito principalmente pela rádio Paraisópolis, que é comunitária.

A primeira parte dos produtos arrecadados foi levada à São Luiz no dia 9 de janeiro por um caminhão cedido pela Prefeitura, e o próximo sairá no sábado, dia 16.

José A. Braga Barros, é um dos moradores voluntários, que além de receber os donativos em sua residência, também colabora divulgando a iniciativa diariamente na Rádio. Ele conta que devido ao bloqueio das estradas, a entrega está sendo feita no endereço da Lucila, fisioterapeuta da APAE de Paraisópolis, que tem família e amigos em S.L Paraitinga. Ela é quem recebe, e distribui os produtos na cidade.

Braga Barros finaliza com o que pra ele foi o mais importante de tudo: “a Satisfação e alegria de ajudar das pessoas, de querer reconstruir a cidade, isso tudo foi espontâneo”. Ele cita o caso de Dona Marli, que ao contribuir com sua sacola de donativos agradeceu a ele: “Obrigada por me dar a oportunidade de ajudar àquelas pessoas”.

A casa de Braga Barros fica à Rua Santos Dumont n°38. Além dos demais pontos de arrecadação. São eles: Rua Simões de Almeida – 202, casa da Maritza. Rua Simões de Almeida – 221, casa da Adriane. Av. Guarda-mor Carneiro – 208, casa da Ana Maria.

As solicitações são de roupas de cama, cobertores, material de limpeza, pratos, talheres, louças, panelas. E a prioridade no momento é de alimentos não perecíveis.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Departamento de Cultura promove Folia de Reis em Paraisópolis


[Matéria Publica pelo Jornal - Gazeta do Vale]

A Folia de Reis é uma festa religiosa, que simboliza a viagem dos três Reis Magos para visitar e adorar o menino Jesus em seu nascimento. A comemoração é uma das mais antigas manifestações de Cultura popular do Brasil.
A festa tem início na véspera do Natal, e se estende até 6 de janeiro, data em que é oficialmente comemorado o dia de Reis.

A Prefeitura Municipal através do Departamento de Cultura, Lazer e Turismo, vem desde o ano passado resgatando e valorizando a cultura do evento. No primeiro ano de festa foi criado grupo “Foliões de Reis de Paraíso”, que se apresenta para a população no Natal e no dia de Reis, em frente ao presépio na Praça da Matriz.
Além disso, o grupo lidera uma procissão que sai da igreja do Bairro Serra dos Pereiras e percorre algumas casas escolhidas pelo festeiro do ano para homenagear o presépio. A última casa é a do festeiro que oferecem doces e salgados a vontade para todos que acompanham a procissão de Reis.

A festa não era mais celebrada em Paraisópolis há muitos anos, e o resgate do evento foi feito pelo próprio secretário de Cultura, Lazer e Turismo, Getúlio Dorneles Castro, ele conta que a idéia de trazer a Folia de Reis novamente para Paraisópolis surgiu no final de 2008, quando foi apresentado a um grupo de Foliões de São Tomé das Letras.

A apresentação do grupo no dia 6 fechou as festividades de Natal na cidade.
Segundo Getúlio a festa vem ganhando força, e cada vez mais pessoas estão participando: “centenas de pessoas estiveram na Praça da Matriz e nos aplaudiram bastante”. Conta ele, bastante feliz com o resultado do evento.
Ainda de acordo com o Secretário, devem ser acrescentados em algumas festas da cidade ainda esse ano, grupos de Congada, Moçambique e Maracatu, com objetivo de resgatar e divulgar ainda mais a cultura de nosso país.