quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Chuva causa estragos e prejuízos em Paraisópolis


[Matéria Publicada Pelo Jornal - Tribuna em Minas]

Uma tempestade de aproximadamente 30 minutos, que caiu na tarde de terça-feira (08), causou estragos e assustou os moradores de Paraisópolis.
Com ventos de aproximadamente 100 km por hora, comerciantes foram obrigados a fecharem seus estabelecimentos, dezenas de casas tiveram os seus telhados danificados, algumas árvores caíram e a fiação elétrica chegou a ser danificada causando oscilações na energia elétrica.
As empresas Delphi e Excel foram as mais afetadas pela força dos ventos. Segundo a Delphi algumas áreas da empresa foram atingidas pelo vendaval causando prejuízos. Parte de um telhado de zinco foi arrancado e arremessado para o estacionamento da empresa danificando alguns carros. Vidros da portaria, do caixa eletrônico e da academia de ginástica, que fica no clube da ADC Delphi, também não suportaram a forte rajada de vento e quebraram.
Na Excel os vidros também não suportaram a ventania e arrebentaram. Parte do forro da empresa foi danificada. Segundo as empresas nenhum dos seus funcionários ficaram feridos.
Duas moradoras da Rua Santos Dumont sofreram com os prejuízos. Uma dela teve o muro e parte de sua casa atingida por um barranco que despencou com a força da água.
A outra moradora teve sua antena parabólica arrancada e jogada no quintal, além do telhado que ficou bastante danificado.
Marilza Ribeiro, que mora em frente a casa atingida pelo barranco, disse que ficou com medo da chuva. “O vento parecia que ia arrancar a porta, fiquei com muito medo”, afirmou.
Na Rua Congonhas, no bairro Jardim Aeroporto, o vendaval deixou dois postes de alta tensão tombados. Vizinhos temem que com um novo vendaval os postes venham a cair.
No parque municipal “Pernelongão” postes foram arrancados. Na quadra de esportes, que também fica à Rua Santos Dumont, o vento derrubou uma árvore em cima do alambrado que cerca a quadra. Com o peso, parte da estrutura caiu atingindo um poste de iluminação que ficava dentro da quadra. Uma semana após o temporal, o parque municipal e a quadra ainda continuam danificados. Segundo a Prefeitura, as obras de recuperação deverão ser iniciadas nesta quarta-feira (16). Após a tempestade os estragos e prejuízos foram contabilizados pelos moradores que consideraram a pior chuva dos últimos tempos, não pela duração e sim pela intensidade. Por sorte, não houve vítimas.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

APAE de Paraisópolis comemora a 41ª Semana Nacional do Excepcional


[Matéria Publicada Pelo Jornal - Tribuna em Minas]

O evento que aconteceu de 24 a 31 de agosto contou com a participação de pais, alunos, funcionários e colaboradores da Instituição Filantrópica.

Com o tema “Quebre a resistência e tome uma atitude: construa acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual”, a Semana do Excepcional é um movimento que busca a conscientização e o exercício pleno dos direitos das pessoas com deficiência.

Para a diretora da APAE (Associação de Pais e Amigos do Excepcional), Janete Aparecida Domingos da Silva, a Semana Nacional do Excepcional realizada em Paraisópolis é fundamental para apresentar à sociedade a capacidade real e o potencial da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. E principalmente introduzir uma postura positiva e indutora de desenvolvimento e promoção humana. Janete ressalta ainda que “a semana é importante, pois é uma forma de chamar a atenção da sociedade para que esta perceba como é gratificante o trabalho com estas crianças.

As atividades, entretanto, não se restringem a APAE, crianças em geral e alunos que freqüentam a Casa da Criança, também integraram a grade de atividades propostas ao longo do evento.

No dia 25 foi realizada uma Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz. No dia 26 aconteceu o torneio de Pipas. Na quinta-feira 27 aconteceu o desfile de abertura, que seria no dia 24, mas foi remanejado devido à chuva, e contou com a participação de algumas pessoas da Saúde Mental, além da presença dos bonecos gigantes de Brasópolis.

No dia 31 de agosto, dia oficial de encerramento da 41ª Semana Nacional do Excepcional, as crianças da APAE ganharam uma festa, animada pelo DJ Tuco.

Hoje (01/09), as crianças se divertem com o parque Inflável, montado em frente à APAE. Amanhã (02), acontece a Oficina Pedagógica com materiais recicláveis.

Jacqueline Andrade, mãe do pequeno Joaquim de três anos, ressalta a importância do evento na comunidade. Para ela a população passa a conhecer, apoiar e principalmente interagir com o movimento.

A principal lição que fica é a de que desenvolver a igualdade é um constante exercício de reflexão e cidadania. Apenas rompendo nossas resistências e aceitando nossas diferenças, alcançaremos nossa própria paz de espírito. O seu pequeno gesto pode sim fazer toda a diferença.

Como já dizia o poeta Mário Quintana: Deficiente é aquele que não consegue modificar a vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.