terça-feira, 13 de abril de 2010

Entrevisa com Luis Rosa: Prefeito de Gonçalves


G.V -Que avaliação faz do seu mandato de 2009?
L.R -Foi um bom ano. Claro que tivemos dificuldades, mas conseguimos realizar obras e iniciar novos convênios.

G.V -No seu entendimento, Gonçalves avançou mais em qual área?
L.R -No Turismo, mas também nos preocupamos muito em manter a qualidade da nossa saúde, educação e agricultura, sem nos esquecer das demais áreas.

G.V -O que o senhor pretendia realizar em 2009, mas que, por um motivo qualquer, não se tornou possível?
L.R -As vezes, por burocracias ou outros impedimentos, não conseguimos viabilizar certos projetos, mas no geral, recebemos grande apoio do governo estadual e federal e conseguimos realizar obras e melhorias para o município.

G.V -Quais as prioridades de 2010?
L.R -2010 é um ano de grandes desafios. Com as oficinas no Plano Diretor, a partir de agosto iremos rever boa parte da nossa estrutura e iremos nos planejar para investimentos que comecem a atender ao Plano. Também temos projetos para a compra de equipamentos para a melhoria das estradas e uma preocupação com a agricultura, queremos oferecer mais recursos para essas áreas.

G.V -O que a prefeitura tem feito para atender os turistas que Gonçalves recebe, sem deixar de lado a população local?
L.R -Gonçalves é uma cidade que encanta pelas belas paisagens e pela hospitalidade dos moradores. O turismo é muito importante para movimentar a economia do município, mas temos uma grande preocupação com o bem estar da população. O departamento de turismo foi reestruturado e está funcionando ativamente, o Plano Municipal de Turismo já está sendo finalizado e o Plano Diretor deve ser finalizado até o final de agosto. Todas essas medidas visam a preservação da cidade e da cultura local, fazendo do Turismo um gerador de renda e uma oportunidade para a população.

G.V -No plano econômico, como o Senhor vê o futuro do município?
L.R -Acredito na prosperidade. Embora esteja sendo um ano com verbas restritas, com um orçamento apertado, acredito que ainda realizaremos grandes projetos e agora com a elaboração do Plano Diretor vamos crescer de forma planejada e ordenada.

G.V -O turismo tem sido um problema ou uma solução?
L.R -O Turismo não é um problema! Ele só precisa ser encarado com seriedade, Gonçalves cresceu muito nos últimos anos e é hora de supervisionar esse crescimento para que ele se transforme cada dia mais em desenvolvimento, mantendo as características que a população considera importantes.

G.V -Existe algum projeto de transformar turismo em emprego? Visto que a população de Gonçalves sofre com isso. Donos de pousadas costumam trazer sua própria mão de obra.
l.R -A maioria da mão de obra das pousadas, lojas, bares e restaurantes é de pessoas da cidade. O turismo tem gerado empregos, tem dado uma nova opção de trabalho. Nos preocupamos com a qualificação das pessoas, principalmente dos jovens, por isso disponibilizamos transporte gratuito para cidades que possuem cursos técnicos e universitários, além de possuirmos parcerias com segmentos como o SEBRAE e o Circuito Serras Verdes que sempre disponibilizam cursos e consultorias para a população.

G.V -Quais as principais dificuldades encontram na conciliação de turismo e população? Se é que há uma dificuldade.
L.R -Turismo é sinônimo de pessoas. Uma cidade turística é composta por diversos elementos, e o principal são as pessoas que nela moram ou que ela visitam. O Turismo tem que vir como uma opção para os moradores e não como uma obrigação. Cada um pode aproveitar as oportunidades nesse mercado. Mas também não nos esquecemos que inúmeras pessoas ainda não são envolvidas nessa área nem se beneficiam desse segmento, então tentamos pesar sempre todos os lados, fazendo com que as escolhas não sejam limitadas.

0 comentários:

Postar um comentário