sábado, 6 de março de 2010

Após reclamação popular, Prefeitura retira entulho




[Matéria publicada pelo Jornal - Gazeta do Vale]

A Rua Francisco Pinto de Carvalho apenas retrata o problema de muitas outras no bairro Lavapés.
O principal problema e mais urgente é o de escoamento da água.

Em um determinado local da rua, existe uma encosta de onde a prefeitura retira terra, e utilizada para o aterro do lixão, que é feito quinzenalmente. O problema é que por não possuir escoamento de água apropriado, quando chove, ou mesmo quando a água é utilizada para finalidades domésticas, escorre pela rua se misturando com a terra vermelha da encosta.

A reclamação oficial partiu de um morador do bairro, David Aparecido Santos. Sua mobilização uniu moradores, e juntos fizeram um abaixo assinado, pedindo providências da prefeitura.
Ele conta que esse problema é antigo, mas se agravou nos últimos dias, explica: “o local passou a ser utilizado também como depósito de entulho. Demoliram uma casa no centro da cidade e o entulho de lá está sendo todo despejado nesse terreno”.
E David não está sozinho, outra moradora do bairro, Edilene do Altíssimo Dias, conta que não se importa de retirarem terra da encosta: “até acho bom, deixa a vista mais limpa, mas agora está uma poluição visual, eu saio na porta de casa e dou de cara com esse entulho. No dia em que trouxeram estava chovendo quando saí de casa já estava tudo aí”.

Após inúmeros pedidos de providencias, principalmente para os vereadores, no dia 20 de fevereiro um caminhão Pipa passou pelo local amenizando o problema, como conta David: “o caminhão passou jogando água na rua, o barro que estava até metade do calçamento foi parar na outra metade e também sobre as calçadas”. “Os próprios moradores tiveram de jogar água no passeio”.
O Prefeito Sérgio Wagner Bizarria (PR), confirma a versão dos moradores de que o entulho não deveria estar na encosta.
Ele explica que o entulho foi depositado no local devido ao transtorno causado pela chuva, quando o caminhão carregado não pôde chegar ao destino, que seria o terreno do trevo da cidade. Sendo assim o único local viável era o lote da Rua Francisco Pinto de Carvalho.
Durante a entrevista do dia 24 de fevereiro, Bizarria acionou imediatamente o departamento de obras, solicitando que encaminhassem ao local dois caminhões para fazer a remoção do entulho.
No início dessa semana finalmente a remoção foi feita.
Depois de solucionado o problema do entulho Bizzaria aproveita para adianta alguns projetos futuros para a encosta: “A idéia é preparar o local para a construção de quatro prédios populares, dentro do Projeto: “Minha casa, minha vida”, contendo cada um deles 16 apartamentos, distribuídos de acordo com um cadastramento, atendendo pelo menos 90 famílias”. “O projeto já foi cadastrado no Governo Federal, e conta com o apoio do Deputado Odair Cunha”.




4 comentários:

bruno nobru disse...

Carla, muito bom publicar matérias que ressaltam a importância de um melhor desempenho dos órgãos públicos para com a sociedade, bem como as intervenções entre a sociedade e as autoridades municipais, parabéns!

Carla Barbosa disse...

Obrigada Bruno, o melhor de tudo é que fez diferença, a prefeitura retirou o entulho assim que fui fazer a entrevista! Isso é muito satisfatório! =) Obrigada mesmo...

Carla Barbosa disse...

???????

bruno nobru disse...

que boa notícia! muito bom mesmo isso, parabéns!
só pra avisar, o blog 'trocar letras' será desativado, agora será http://brunonobru.blogspot.com

Postar um comentário